Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2014 - 08:45

Camarbra e Log In promovem palestra e levantam expectativas entre os dois países.


Sr. Alberto Alzueta, presidente da Camarbra fala ao público na abertura do evento

Em meio a empresários e profissionais da área, brasileiros e argentinos discutem perspectivas para 2014.

A Câmara de Comércio Argentino Brasileira, em parceria com a Log In, realizou no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), a palestra “Brasil X Argentina 2014”. O evento contou com o palestrante Roberto Troster - doutor em economia, sócio da Troster & Associados. Foi economista chefe da Febraban, ABBC e professor da USP e PUC-SP, além de ser consultor de empresas e instituições financeiras, incluindo o FMI e o Banco Mundial – que destacou as perspectivas comerciais para ambos os países, individualmente e de forma bilateral.

Sr. Alberto Alzueta, presidente da Câmara, deu início ao evento por volta das 9h, e falou um pouco sobre o fortalecimento das relações bilaterais e da postura que os países devem adotar para conseguir bons resultados “Os rumores sobre a crise, indicam duas coisas segundo os japoneses - oportunidade ou perigo, cabe a nós sermos sábios e lidar com ela da melhor forma. Ambos os países devem exercer papel de liderança frente ao inédito acordo com a Europa. É a hora da globalização” concluiu Alzueta.

Sob Aplausos, o Sr. Roberto Troster abriu a palestra afirmando que Brasil e Argentina estão com “a faca e o queijo na mão”, pois tem a sua frente um cenário favorável, e que a política econômica é de grande importância neste panorama. Durante toda a palestra o professor traçou paralelos entre Brasil e Argentina x Chile e Perú. Um deles foi a filosofia tupiniquim e platina de que gastar mais, gera maior crescimento, entretanto o déficit é muito maior. O Chile por sua vez, mostrava um desfalque muito menor, enquanto o Perú, apresentava superávit.

Outro ponto considerado importante no desenvolvimento econômico dos países é o excesso de burocracia, tomando por base o tempo em que se demorava para abrir e fechar uma empresa em cada um dos países. Enquanto Brasil se contava em meses, no Chile, a média de 4 dias, ainda contava com números decimais. Fator este que além de ser desmotivador, gera um enorme desperdício de tempo hábil.

Ainda no cenário da política econômica e dos dados apresentados, Troster afirmava que mudanças eram necessárias e que ambos os países deveriam se adapatar “Se o mundo muda, você também tem de mudar, ou ficará para trás. Pode parecer simples, mais na prática isso não acontece” afirmou Roberto. Dessa forma, nos deparamos com riscos como a Bolha, o crescimento nos EUA, crise dos emergentes e até problemas com o EURO e Oriente Médio.

O palestrante ainda brincou dizendo que “Brasil e Argentina estão se afogando em um copo d’agua”, e trouxe o exemplo do futebol. “É necessário que ambos joguem juntos de forma integrada, como um time profissional, onde cada jogador se posta de maneira a cumprir seu papel em prol da equipe e não como um time infantil onde os 22 correm desenfreados atrás da bola”. Entre o assunto que envolvia os governos, o Economista cobrou também uma postura dos empresários “Vocês também não estão fazendo sua parte, não se pode jogar a culpa integralmente no governo”, completou, encerrando a palestra e abrindo então para os participantes esclarecerem suas dúvidas, principalmente sobre juros e reflexos econômicos.

Ao final, o presidente da Camarbra reforçou o discurso de união e da importância da economia complementar para ambos os países, além do papel de liderança junto ao Mercosul.

Camarbra - A Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de dezembro de 1943, tem como principal objetivo intermediar as relações bilaterais entre brasileiros e argentinos, oferecer estatísticas, pesquisas e informações relativas ao comércio exterior do Mercosul, prestar serviços de assessoria relativa ao segmento, além de organizar eventos técnicos e culturais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira