Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2007 - 09:48

Revitalização do aeroporto do Galeão começa ainda este ano, garante presidente da Infraero

Brasília - A reforma do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, vai começar ainda este ano. Após participar de uma reunião no Ministério da Defesa, no dia 6 de dezembro, em Brasília, o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sergio Gaudenzi, garantiu à Agência Brasil que funcionários da estatal vão começar a vistoriar o local a partir da próxima segunda-feira (10).

“Começaremos a reforma ainda este ano, pelas partes mais simples. Depois, entraremos no trabalho mais complexo.” Gaudenzi afirmou que o terminal será “todo refeito”. A previsão é que toda a obra dure cerca de um ano. “Mas iremos liberando os pontos que forem sendo concluídos a fim de não causar transtornos”, garantiu.

Além de trocar piso, cadeiras e reformar sanitários, todo o cabeamento terá de ser substituído. “O terminal ficou muito abandonado. Será necessária uma reforma ampla. Ao término, teremos um aeroporto funcionando com toda sua capacidade.”

Gaudenzi disse que apesar de a obra já estar prevista há tempos, faltava a decisão política de iniciar o serviço de revitalização. “Isso é recente e foi decidido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim”. Agora, diz o presidente da estatal, a obra receberá recursos oriundos de emendas parlamentares. “Todos os partidos, toda a bancada fluminense se juntou para ajudar nesta reforma. Junta, a bancada deverá apresentar um projeto de aproximadamente R$ 100 milhões”, afirmou.

A intenção, segundo Gaudenzi, é concluir o que falta do Terminal 2 tão logo a obra do Terminal 1 fique pronta.

De acordo com a Infraero, desde 2004, quando recebeu parte dos vôos do Aeroporto Santos Dumont, o Galeão se tornou o principal aeroporto fluminense. Segundo dados da Embratur, cerca de 40% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil escolhem o Rio como porta de entrada e, conseqüentemente, o aeroporto do Galeão.

Além de fazer a ligação de todo o Brasil por vôos domésticos, o Galeão ainda recebe vôos internacionais de 18 países e tem capacidade para atender a até 15 milhões de usuários por ano em dois terminais de passageiros.

Ainda de acordo com a Infraero, o complexo aeroportuário conta, também, com a maior pista de pouso do Brasil, com 4.240 metros de extensão, e com um dos maiores, mais modernos e bem equipados terminais de logística de carga do continente. | Por: Alex Rodrigues /ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira