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27/02/2014 - 08:53

ALL: queda de volume compensada por ajuste de tarifas, aponta BB Investimentos

A ALL apresentou o resultado consolidado de 2014, com queda de 1,2% no volume da operação principal da companhia, compensada por ajuste de preço das tarifas. A Brado continua apresentando expressivo crescimento de volume e margens.

Queda de volume – Segundo o analista do BB Investimentos, Renato Hallgren, o ano de 2013 foi marcado por uma série de fatores negativos para a condução das operações da ALL.

“Acidentes nos terminais de descarga de grãos, obras de expansão no Porto de Santos e o acidente na cidade de São José do Rio Preto penalizaram o volume transportado, com queda de 1,2%, em um ano que a safra agrícola brasileira apresentou crescimento de 17% em comparação a 2012”, destacou Hallgren .

Yield Médio - Ainda de acordo com o analista, aqueda de volume foi compensada pelo ajuste das tarifas de frete, em função de repasses de inflação e de aumentos do preço do diesel tanto para os contratos take-or-pay quanto para o mercado spot. A receita líquida em 2013 foi de R$3.104,7 milhões, 8,9% superior aos R$2.850,5 milhões de 2012.

Brado -”A Brado vem cumprindo seu papel de entregar crescimento e margem, no segmento de contêineres, dado que a companhia se encontra em processo de rampup, recebeu aporte de R$400 milhões do FI-FGTS, e possui plano de investir R$200 milhões/ano, nos próximos cinco anos, a fim de conquistar 12% de market share, que atualmente é inferior a 2%”, lembra Renato.

Em relação a 2012, a Brado apresentou evolução em (a) Volume (23,7%); (b) Receita Líquida (18,8%); (c) Ebitda ajustado (30,8%) com 1,8% de incremento de margem, de 18,1% em 2012 para 19,9% em 2013. Mas, ainda sem relevante representatividade no balanço consolidado da ALL.

Ritmo - “A Ritmo, também em fase de rump-up, não tem conseguido apresentar um bom desempenho. Descontinuou algumas operações no segmento Automotivo e de Ativos Especializados, além de ter provisionado R$1,6 milhão em PDD. Operação também de pequena representatividade no consolidado”, analisa.

Rumo-ALL - “As noticias que envolvem as duas Companhias alternam-se entre possível criação de um gigante em logística de transporte e disputas judiciais bilionárias entre as partes, o que tem trazido forte volatilidade ao papel da ALL. Revisão de Preço. A atual situação da ALL conduziu-nos a revisar as projeções para o crescimento da Cia”, destaca.

“Foram considerados: (a) descontinuação das operações na Argentina, (b) saída de executivos, (c) acidentes nas malhas ferroviárias e nos portos, (d) disputas judiciais com Rumo e outros clientes, (e) queda de volume apresentado em 2013. Em que pese os fatores elencados acima, ponderamos o potencial de ganho da ALL considerando: (i) conclusão do projeto Rondonópolis, (ii) solução de gargalos nos terminais de grãos de Santos, (iii) perspectiva de safra agrícola recorde em 2014. Assim, alteramos o rating de outperform para market perform com a redução do target price de R$11,00 para R$8,00 ao final de 2014”, conclui o executivo de análise.

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