Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2014 - 09:33

Famílias de São José de Ubá e Campos dos Goytacazes (RJ) iniciam produção agroecológica

Antes de começar o cultivo de vegetais e a criação de animais nos assentamentos, os agricultores vão receber capacitação. Os municípios cariocas de São José de Ubá e Campos dos Goytacazes (RJ) recebem nos dias 26 e 27 de fevereiro (quarta e quinta-feira), da Fundação Banco do Brasil e parceiros 35 kits do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – Pais. O Objetivo é promover a segurança alimentar e a geração de renda para os pequenos agricultores familiares da região. Pelo projeto, os agricultores fazem capacitação para aprender a implantar e a estruturar os canteiros e também a comercializar os vegetais cultivados no espaço onde vive cada família. Eles vão receber também assessoria técnica e avaliação de todas as etapas do processo. A produção dispensa o emprego de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos.

Os agricultores de São José de Ubá receberam os 17 kits, no dia 26 (quarta-fira), no Centro Cultural de São José de Ubá. Quinta- feira (27), será a vez dos agricultores de Campos dos Goytacazes receber 18 kits. A Solenidade de entrega do material será às 9h30, na Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF. As famílias atendidas moram nos assentamentos rurais Che Guevara, Santo Amaro, Cruz da Moça e Panelão. Os kits são compostos por caixa d’água, sistema de irrigação, tela, estacas, esterco e barracas.

São parceiros do projeto a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Unicafes, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, a Rio Rural, a Fundação de Assistência Técnica Extensão Rural – Fundater, as Prefeituras de Campos dos Goytacazes e São José de Ubá, a Comissão Pastoral da Terra – CPT e a UENF.

“Os agricultores estão muito empolgados e motivados com essa alternativa que, além de permitir uma alimentação agroecológica, também traz junto a esperança de geração de renda”, disse Lilian Grace Aliprandini, secretária executiva a serviço da Fundação BB, no Rio de Janeiro.

De acordo com a integrante da direção nacional da Unicafes e coordenadora do Pais, Generosa de Oliveira, a parceria com a Fundação BB é uma grande oportunidade de difundir ainda mais a metodologia do Pais. “A Fundação BB já foi nosso parceiro em outros anos no apoio a eventos nacionais. A Unicafes presta assistência técnica para a agricultura familiar e o nosso objetivo é ampliar cada vez mais essa parceria e, com isso, reaplicar as tecnologias sociais”, afirmou.

Produção Agroecológica Integrada Sustentável – Pais: o Pais é uma técnica de agricultura ecológica com irrigação por gotejamento e adubação orgânica com dejetos de galinhas e tem foco na segurança alimentar das comunidades. Os agricultores são estimulados a comercializarem os alimentos produzidos, frutas e hortaliças, além de plantar árvores nativas de suas regiões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira