Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Amor e ética

Textos poéticos, prosas e histórias bem contadas, combinadas com ensaios sobre psicologia. Esse é o resumo do livro do psicólogo e professor Paulo Barros. A obra é uma grata surpresa não só para os profissionais e estudantes de psicologia como para os apreciadores da boa literatura.

A sutileza é a marca dos contos, poemas, ensaios e relatos de experiências que compõem a obra Amor e ética, do psicólogo e professor Paulo Barros, lançado pela Summus Editorial. Com seu estilo inconfundível, ele oferece ao leitor uma obra ao mesmo tempo poética e analítica. Moldado pela psicologia, o livro traz diversas situações que mostram, na prática, as ligações entre o amor e a ética, dois elementos de grande importância nas relações humanas.

O livro está dividido em duas partes. A primeira é “Poesia e prosa”, com um desfile de composições e histórias que remetem à identificação plena com os sentimentos descritos. As sensações provocadas pelos textos podem apropriar-se do corpo, da mente e da memória sem que se perceba. Um conjunto de ensaios forma a segunda parte, fundamentados em citações de pensadores.

Em “Consulta a Vinicius”, Barros descreve um encontro com o poeta Vinicius de Moraes, numa situação pitoresca, contada em detalhes. Nesse diálogo, muito próprio do estilo que se conhece de Vinicius, Barros pede um poema "emprestado" durante uma conversa de bar e recebe um relato muito bem humorado, comparando a atividade do poeta à do palhaço.

No mais denso dos ensaios, o que dá título ao livro, o autor faz citações de Freud, Kant, Jung e outros, e vai desenvolvendo suas reflexões. Ele fundamenta seus argumentos explicando como os valores estão ligados. “A sanidade psíquica e social pode muito bem ser redefinida como a busca da diminuição dos sofrimentos desnecessários que ocasionamos aos outros e a nós mesmos, por inconsciência amorosa”, afirma Barros.

Outros artigos falam da contribuição da informática aos procedimentos terapêuticos e da relação entre a psicoterapia e a internet, otimizando pesquisas e fornecendo incalculáveis possibilidades de exploração. Um verdadeiro universo a ser desvendado pela psicologia.

No prefácio, a psicoterapeuta Lidia R. Aratangy endossa a obra: “Meu amigo é poeta inspirado, prosador divertido, pensador coeren

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira