Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2014 - 09:54

AES Eletropaulo encerra 2013 com lucro líquido de R$ 198,2 milhões

DEC e FEC reduziram 4,4% e 6%, respectivamente, meta com redução de despesas gerenciáveis foi superada e chegou a R$ 178 milhões no ano, e mais de R$ 40 milhões foram destinados para o novo Centro de Operações.

Em 2013, a AES Eletropaulo totalizou R$ 198,2 milhões de lucro líquido, crescimento de 260,2% em comparação com o ano anterior. Esse aumento foi impulsionado, principalmente, em R$ 158,4 milhões, devido ao efeito combinado do crescimento do mercado, tarifa e eficiência no combate a perdas. Já o Ebitda de 2013 registrou aumento de 26,7% em relação a 2012, fechando o período com R$ 729,2 milhões.

Um dos principais desafios da Companhia foi melhorar o desempenho operacional, associando à redução de custo. No quarto trimestre, buscando ganhos sucessivos de eficiência, a distribuidora registrou 12,2% a menos na despesa com PMSO (Pessoal, Material, Serviços e Outros) gerenciável, em comparação com mesmo período do ano anterior. Se corrigido o PMSO de 2012 pelo IGP-M, essa redução é ainda maior, saltando para 16,8%. No acumulado do ano, a redução foi de R$ 178,1 milhões. Com isso, a distribuidora atingiu 178,1% da meta anual de redução de custos, que era de R$ 100 milhões.

A melhora no desempenho operacional da AES Eletropaulo foi um dos destaques da concessionária em 2013. O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) foi de 7,99 horas, redução de 4,4% em relação a 2012. Já o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) encerrou o período em 4,37 vezes, 6% menor em comparação com o ano anterior. Os índices da distribuidora estão abaixo das metas estipuladas pela ANEEL.

A evolução nos indicadores da AES Eletropaulo demonstra uma redução de 32,9% no DEC, desde 2009. Já o FEC registra 29,2% a menos, nos últimos quatro anos.

A eficiência operacional está atrelada aos investimentos realizados nos últimos anos e foco em inovação. No quarto trimestre, a Companhia fechou com aporte de R$ 276 milhões. No total, em 2013, os investimentos foram de R$ 809,1 milhões. Já para 2014, a AES Eletropaulo planeja investir mais de R$ 600 milhões.

Confira abaixo quais foram as principais iniciativas da empresa no ano: .R$ 208 milhões para atender 172 mil novos clientes. Destes, 75,8 mil são resultado do programa de regularização de energia;

. R$ 193 milhões em manutenção de 4.792 km de rede e modernização da subtransmissão e redes subterrâneas;

. 236 Megawatts adicionados em capacidade instalada, beneficiando uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes;

. R$ 70,9 milhões para serviço ao cliente e à expansão do sistema.

Ainda em atendimento ao cliente, em 2013, o tempo médio de espera no call center da AES Eletropaulo ficou em 14 segundos. A empresa também expandiu o serviço eletrônico, 24 horas por dia, para a Ouvidoria. Outra facilidade disponível são as Unidades Móveis de Atendimento (UMAs). No acumulado do ano, mais de 14 mil clientes foram beneficiados por essas agências itinerantes.

Inovação: em 2013, a AES Eletropaulo anunciou um dos mais modernos Centros de Operação da Distribuição (COD) do país. A concessionária investiu cerca de R$ 40 milhões nessa central, que possui tecnologias de ponta e sistemas integrados capazes de monitorar, gerenciar o atendimento às ocorrências e agilizar o deslocamento de equipes. Mais de 140 colaboradores trabalham 24 horas por dia, monitorando as 152 subestações digitalizadas da distribuidora, as 54 linhas de transmissão e os 1.750 circuitos de distribuição de energia elétrica.

Outro passo importante foi o lançamento do maior projeto de Smart Grid do Brasil. A AES Eletropaulo escolheu o município de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, para implantar o projeto. A concessionária está levando para um município inteiro, com 250 mil habitantes, uma nova forma de operar a distribuição de energia.

Consumo de energia -O último trimestre fechou com volume de 11.836,5 GWh, crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período de 2012, devido, principalmente, a: classes residencial e comercial total, com 4,1% e 4% de incremento, respectivamente. A classe industrial registrou aumento de 0,3%.

No acumulado de 2013, o mercado da Companhia cresceu 1,4%, se comparado com o ano anterior, totalizando 46.215,8 GWh. Esse resultado se deve, principalmente, aos 3,7% de aumento da classe comercial.

Perdas de energia -Entre outubro e dezembro, a concessionária registrou redução de 0,3 ponto percentual em perdas totais. No ano, esse índice ficou em 9,9%. Em 2012, o valor foi de 10,2%. Esse resultado foi por conta das ações da empresa, especialmente no segmento de baixa renda, com a regularização de 75,8 mil ligações e substituição de 105,8 mil medidores.

Ambiental -Em 2013, a AES Eletropaulo conseguiu reciclar ou reaproveitar 63% dos resíduos gerados pela Companhia. Esse índice está acima dos 54,6% registrados no ano anterior.

Social -Nenhum acidente fatal com colaboradores foi registrado, resultado das intensas ações de segurança da Companhia, valor número 1 do Grupo. Essas campanhas também são direcionadas à população. Em 2013, 51 bairros da cidade de São Paulo e mais de 6.500 pessoas receberam dicas repassadas por meio das Blitze de Segurança da empresa.

Para cumprir com um dos compromissos socioambientais da concessionária, o Desenvolvimento e Valorização de Comunidades, a AES Eletropaulo investiu cerca de R$

105 milhões. Com a Casa de Cultura e Cidadania, por exemplo, mais de 46 mil pessoas foram beneficiadas com os cursos e palestras da entidade.

No ano, o projeto de destaque ficou por conta do “Recicle mais, pague menos”, que oferece desconto na conta de energia para os clientes que entregarem materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e embalagens TetraPak) nos pontos de coleta espalhados pela área de concessão da AES Eletropaulo.

Em 2013, foram investidos R$ 1 milhão, coletadas 42.265,85 Kg de material reciclado, o que se refletiu em R$ 7.700 mil de desconto na fatura de energia. Para o próximo ano, está prevista a instalação de mais cinco pontos de coleta, totalizando dez unidades.

Reconhecimento -No último ano, a AES Eletropaulo recebeu o “Troféu Transparência 2013”, prêmio concedido pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na categoria Empresas de Capital Aberto com faturamento acima de R$ 5 bilhões. O reconhecimento foi por conta da adoção de melhores práticas contábeis na elaboração das demonstrações financeiras.

Também venceu a categoria “Qualidade de Gestão”, da Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica). Além disso, por mais um ano, manteve as certificações ISO 14001 e OHSAS 18001, ambas garantem a excelência no cumprimento de normais internacionais de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira