Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2014 - 10:06

Fábrica de cimento é inaugurada em Santa Cruz


Unidade, líder mundial em materiais de construção, vai gerar 50 empregos diretos e mais de 170 indiretos.

A Lafarge, líder mundial em materiais de construção e uma das maiores indústrias de cimento do país, inaugurou no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), sua unidade de Cimento Rio, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A instalação, resultado de um investimento de R$ 70 milhões, vai gerar 220 empregos diretos e indiretos. A unidade está enquadrada no Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundes), que prevê incentivos durante o investimento. A empresa poderá abater um crédito de até 70% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a ser pago ao Estado durante até cinco anos, no valor total de R$ 40 milhões.

A Lafarge também inaugurará este ano, no bairro do Rio Comprido, um laboratório de soluções construtivas. A empresa francesa possui cerca de 1,8 mil empregados no país e um parque industrial distribuído pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco.

“A França tem sido uma grande investidora no Brasil. A empresa, em breve, vai inaugurar um centro de pesquisa no Rio Comprido”, disse o governador Sérgio Cabral.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, ter a empresa investindo no Rio de Janeiro demonstra a credibilidade que o Estado do Rio vem construindo no setor empresarial.

“Precisávamos adensar a base industrial do Rio de Janeiro, o estado tem déficit em cimento. Ter esta empresa investindo no país demonstra a credibilidade que temos no estado, no ambiente de negócios e também mostra que o mercado fluminense é absolutamente promissor. Outro ponto é que estamos investindo na Zona Oeste com esta fábrica. Quanto mais emprego na região, melhor para a cidade”, explicou o secretário.

A localização da unidade, às margens da Avenida Brasil e com área ocupada de mais de 57 mil metros quadrados, é considerada estratégica.

“Escolhemos Santa Cruz por razões de otimização de logística e para minimizar os fluxos de transporte e também por ficar perto de uma área de crescimento importante na área da construção civil. A produção de cimento desta unidade servirá principalmente ao Estado do Rio de Janeiro e, talvez, regiões vizinhas. O Rio é o terceiro ou quarto consumidor de cimento e é também um estado que passa por um grande desenvolvimento em sua estrutura”, afirmou o presidente da Lafarge Brasil, Alexis Langlois.

Geração de emprego e qualidade de vida para quem mora na região-Morador de Santa Cruz, o controlador de manutenção Flávio Sales, 38 anos, comemorou o emprego na nova fábrica.

“ Investimentos como este ajudam Santa Cruz e o entorno a se desenvolver cada vez mais. A população que mora na região também fica mais incentivada a se capacitar para tentar um emprego”, disse Flávio.

Também morador de Santa Cruz, Bruno da Silva Monteiro, de 32 anos, foi contratado como técnico em manutenção mecânica.

“Soube da vaga pela internet, e me inscrevi. É um grande benefício para os moradores da área. Trabalhar na empresa vai agregar muita coisa na minha experiência profissional. E ainda tenho a chance de trabalhar bem perto de casa. A instalação de empresas aqui gera mais empregos e mais renda para a localidade”, explicou Bruno. | Julia de Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira