Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2007 - 09:25

Panduit incentiva novas tecnologias para edifícios ecológicos

Infra-estrutura amigável ao meio-ambiente busca reduzir ao máximo os impactos ambientais.

São Paulo – As novas tendências na construção de edifícios “ecológicos” têm como uma das metas principais reduzir ao mínimo as emissões de carbono, utilizar ao máximo as fontes renováveis de energia e desenvolver práticas de trabalho ambientalmente amigáveis.

O desenvolvimento deste tipo de construções começou a tomar impulso há trinta anos. Na década atual, apareceram alguns critérios de classificação, como a certificação The Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que orienta proprietários e administradores de edifícios com relação às ferramentas requeridas para que atinjam um impacto mensurável e imediato no desempenho de seus edifícios.

Conforme declaração de Jorge da Fuente, gerente de produtos e mercados verticais da Panduit para América Latina, durante o último Congresso Global de Integradores de Sistemas, um exemplo claro do impacto dos edifícios ocorre nos Estados Unidos, em que são responsáveis por um terço de toda a energia e dois terços da eletricidade consumidas no país, além de 25% do uso de água potável, o que entre outros custos implica cerca de US$ 220 bilhões de dólares por ano.

Portanto, o conceito de “edifício ecológico” pode ser entendido como as práticas de projeto e construção que reduzem ou eliminam significativamente o impacto negativo dos edifícios no ambiente e nos inquilinos ao buscar obter a máxima eficiência e economia de recursos e materiais para uma maior qualidade ambiental no interior do edifício.

“Outra característica do conceito é que é fundamentado em normas internacionais, tratando-se assim de sistemas devidamente testados. Além disso, o esquema está projetado para empresas, ou seja, foi concebido para a proteção do ambiente como um meio, não como um fim em si mesmo”, afirma o executivo da Panduit.

Segundo a empresa, suas soluções tecnológicas se destacam com relação a preservação do meio ambiente porque utilizam materiais em harmonia com o ambiente, como cabos e conectores por onde fluem dados (informação) e energia elétrica para alimentar dispositivos como sensores de presença, de luminosidade e umidade, entre outros.

A proliferação de edifícios verdes pode facilitar o caminho da ecologia, já que as reduções poderiam chegar a 30% do uso de energia em geral, 35% da emissão de carbono, 30 a 50% do consumo de água e 50 a 90% dos custos.

Para os integradores de sistemas, os benefícios incluem uma capacidade ampliada para instalar todas as redes e serviços em todas as áreas do edifício, além de poder expandir a proposta de valor a sua base de clientes e aumentar seus lucros. Permite assim, irem ao mercado com uma oferta valiosa, com a qual podem obter mais negócios e clientes.

Sobre a Panduit -Fundada em 1955 em Tinley Park, Illinois (EUA), a Panduit é uma empresa que vem conquistando destacada participação nos vários segmentos em que atua, empregando mais de 3.500 pessoas nos 36 países onde possui subsidiárias. No Brasil há oito anos, conta com estrutura local altamente capacitada a oferecer suporte técnico ou orientação a projetos que os clientes necessitem.

A Panduit é a líder mundial em soluções para a administração de cabeamento estruturado de voz, dados e vídeo, suportando cabos UTP, FTP e fibra óptica. A grande variedade de produtos permite a Panduit oferecer a mais completa solução para cabeamento, que inclui sistemas de identificação, de canaletas não metálicas e administração de cabos, bem como os produtos da nova geração de redes TX6 10GIG, para velocidades de 10 Gigabit.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira