Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/02/2014 - 10:27

Embraer atinge lucro líquido de R$ 607,2 milhões no 4T13


Gerando um lucro por ação de R$ 0,8329.

A Companhia atingiu todas suas principais estimativas para 2013, como entregas de aeronaves, receita líquida, Margens operacionais (EBIT1) e Ebitda², mesmo excluindo-se alguns itens não recorrentes que impactaram positivamente o quarto trimestre de 2013 (4T13). No quarto trimestre de 2013, a Embraer entregou 32 aeronaves comerciais e 53 aeronaves executivas (38 jatos leves e 15 jatos grandes), encerrando o ano com um total de 90 aeronaves comerciais e 119 executivas (90 jatos leves e 29 jatos grandes) entregues. Como resultado das entregas de aeronaves e do crescimento do negócio de Defesa & Segurança, a receita líquida atingiu R$ 5.295,7 milhões no quarto trimestre de 2013 e R$ 13.635,8 milhões no ano, atingindo as estimativas da Companhia para o ano. As margens EBIT e Ebitda atingiram 20,2% e 23,7%, respectivamente, no quarto trimestre de 2013, e no ano ficaram em 11,8% e 16,4% respectivamente, considerando alguns itens não recorrentes do 4T13. Como resultado, a Companhia superou suas estimativas anuais de margens operacional e Ebitda, de 9,0% a 9,5% e de 13,0% a 14,0% respectivamente. O forte fluxo de caixa operacional de R$ 1.354,5 milhões durante 2013 aumentou a posição de caixa líquido da Companhia, que atingiu R$ 1.005,5 milhões ao final do ano. No 4T13 a Embraer apresentou Lucro líquido de R$ 607,2 milhões e lucro por ação de R$ 0,8329. No ano, lucro líquido total foi de R$ 777,7 milhões e o lucro por ação ficou em R$ 1,0668. Em 2014, a estimativa da Companhia é de atingir Receita líquida de US$ 6,0 a US$ 6,5 bilhões, impulsionada pelo crescimento no segmento de Defesa & Segurança e pelas entregas estimadas de 92 a 97 jatos na Aviação Comercial, de 25 a 30 jatos grandes e de 80 a 90 jatos leves na Aviação Executiva.A carteira de pedidos firmes (backlog) aumentou para US$ 18,2 bilhões, atingindo 46% de crescimento se comparada aos US$ 12,5 bilhões ao final de 2012.

.Principais indicadores financeiros

Receita líquida e margem bruta – De acordo com o comunicado da Embraer, no quarto trimestre de 2013 a Embraer entregou 32 aeronaves comerciais e 53 executivas (38 jatos leves e 15 jatos grandes), alcançando em 2013 um total acumulado de 90 aeronaves comerciais e 119 executivas (90 jatos leves e 29 jatos grandes). Comparando-se ao ano anterior, no 4T12 foram entregues 23 aeronaves comerciais e 53 executivas (37 jatos leves e 16 jatos grandes), totalizando 106 aeronaves comerciais e 99 executivas (77 jatos leves e 22 jatos grandes) entregues em 2012. Como resultado do elevado número de entregas no 4T13, a Receita líquida foi de R$ 5.295,7 milhões no trimestre, 35% maior que no 4T12. Apesar da diminuição no número de entregas na Aviação Comercial, de 2012 para 2013 a Receita líquida total cresceu 12% para R$ 13.635,8 milhões, principalmente devido ao aumento nas entregas de jatos executivos e ao crescimento de dois dígitos nas receitas do segmento de Defesa & Segurança, bem como pela valorização do Dólar de aproximadamente 11% nesse período.

A Margem bruta consolidada aumentou de 24,5% no 4T12 para 24,6% no 4T13, devido ao maior número de entregas no período, aliado a um câmbio mais favorável. Em 2013, a Margem bruta caiu para 22,7%, em relação aos 24,2% alcançados em 2012, principalmente devido à mudança no mix de produtos entregues no segmento de Aviação Comercial, com uma maior participação das aeronaves E170 e E175.

Resultado operacional e margem operacional -O Resultado operacional e a margem operacional no 4T13 foram de R$ 1.068,1 milhões e 20,2% respectivamente, representando um crescimento significativo em relação ao 3T13 e ao 4T12, considerando itens não recorrentes que impactaram esse trimestre. Em 2013, o Resultado operacional foi de R$ 1.605,8 milhões, resultando em uma Margem operacional de 11,8%, superando as estimativas anuais da Companhia de 9,0% a 9,5%. O aumento da receita, conforme mencionado, resultou em uma maior alavancagem operacional no trimestre, aliada a itens não recorrentes, principalmente relacionados à reversão de provisões após a conclusão do processo de concordata da American Airlines (AMR), conforme detalhado a seguir.

As Despesas administrativas no 4T13 atingiram R$ 119,9 milhões registrando queda quando comparadas às do 4T12, de R$ 154,0 milhões, e em linha com os valores do 3T13. Em 2013, as Despesas administrativas foram de R$ 453,7 milhões, reduzindo R$ 91,7 milhões em relação ao ano anterior devido principalmente às ações de controle de custos em andamento na Empresa, bem como pelo pacote de estímulos implementados no Brasil. As Despesas comerciais no 4T13 atingiram R$ 258,0 milhões, representando queda em relação aos R$ 295,2 milhões no mesmo período do ano anterior e em linha com os valores do 3T13, apesar do aumento significativo das entregas e receitas no 4T13. Em 2013, as Despesas comerciais foram de R$ 978,8 milhões e tiveram pequeno crescimento em relação aos R$ 943,7 milhões de 2012, impactadas principalmente pela valorização de 11% do Dólar no período.

As despesas com Pesquisa totalizaram R$ 31,9 milhões no 4T13, queda de R$ 20,3 milhões em comparação aos R$ 52,2 milhões do 4T12, principalmente devido ao lançamento do programa E-Jets E2, cujas despesas desde então, estão sendo capitalizadas no ativo intangível como Desenvolvimento. Dessa forma, as despesas com Pesquisa no ano totalizaram R$ 158,1 milhões (US$ 74,7 milhões) e ficaram abaixo da estimativa anual da Companhia de US$ 100 milhões, divulgada ao mercado. Outras receitas (despesas) operacionais, líquidas foram impactadas no 4T13 por alguns itens não recorrentes, conforme detalhado no quadro abaixo. No trimestre, essa conta teve receita de R$ 174,5 milhões comparada a uma receita de R$ 12,2 milhões no 4T12. Essa diferença se deu principalmente devido à reversão de provisões relacionadas a obrigações de garantias financeiras com a AMR Corp. que impactaram positivamente essa linha em R$ 344,8 milhões (US$ 147 milhões) no trimestre. No ano, Outras receitas (despesas) operacionais, líquidas totalizaram R$ 100,6 milhões, comparadas à despesa de R$ 88,2 milhões em 2012.

Resultado líquido -No 4T13 a Embraer apresentou lucro líquido de R$ 607,2 milhões, gerando um Lucro por ação de R$ 0,8329. No ano, o lucro líquido e o Lucro por ação foram de R$ 777,7 milhões e R$ 1,0668, respectivamente.

Pedidos firmes em carteira - Durante o quarto trimestre de 2013, a Embraer entregou um total de 32 aeronaves comerciais e 53 aeronaves executivas. Considerando-se todas as entregas, bem como os pedidos firmes obtidos durante o período, principalmente a ordem de 60 jatos E175 da American Airlines Group e a assinatura do contrato para o satélite no segmento de Defesa & Segurança, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) da Companhia aumentou para US$ 18,2 bilhões no final de 2013. O gráfico a seguir apresenta a evolução do backlog (em US$ bilhões) da Empresa nos últimos trimestres.

Receita por segmento - No 4T13, o mix de Receita líquida por segmento ficou similar àquele reportado no 4T12, com um pequeno aumento da participação do segmento de Aviação Comercial, que representou 48,4% ante os 45,5% no ano anterior. Esse aumento foi compensado pela menor participação no total das receitas do segmento de Aviação Executiva, que representou 34,3% no 4T13, comparado aos 37,5% do 4T12. Em 2013, o segmento de Aviação Comercial representou 52,7% do total de receitas da Companhia, a Aviação Executiva representou 26,8%, Defesa & Segurança atingiu 19,1% e Outros negócios ficaram em 1,4%. A divisão da Receita líquida anual por segmento ficou em linha com as estimativas da Empresa, porém com uma participação um pouco abaixo do segmento de Defesa & Segurança, devido ao efeito da desvalorização do Real e seu impacto nos resultados, já que metade da receita desse segmento é denominada em Reais. Consistente com a estratégia de diversificação da Companhia, em 2013 os segmentos de Aviação Executiva e Defesa & Segurança apresentaram crescimento relevante de receita anual de 40,6% e 26,3%, respectivamente.

Aviação comercial-No 4T13 a Embraer entregou 32 aeronaves comerciais, conforme quadro abaixo:

A Embraer Aviação Comercial assinou um pedido firme com a American Airlines, Inc. para 60 jatos E175. O contrato inclui opções de compra para 90 jatos E175 adicionais, tendo a encomenda um potencial total para até 150 aeronaves. Os pedidos firmes, têm valor de USD 2,5 bilhões a preço de lista.

A BA CityFlyer, subsidiária integral da British Airways que realiza voos regionais, assinou com a Embraer contrato para a compra de um jato E190 adicional. O E-Jet vai ser utilizado a partir do Aeroporto London City (LCY), principal base operacional da companhia aérea.

A Belavia, de Minsk, na Bielorrússia, assinou um contrato para a compra de dois jatos E195. Essas aeronaves vão se juntar a dois jatos E175 já em operação. A aquisição faz parte da iniciativa da empresa aérea de renovação da frota em substituição a aeronaves mais antigas. O primeiro E195 será entregue no primeiro semestre de 2014.

A Aurigny Air Services, companhia aérea regional com base na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, assinou um contrato com a Embraer para a compra de um jato E195, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2014. O E195 é o primeiro jato a ser adicionado à frota da Aurigny Air Services. A companhia aérea voa atualmente turboélices com seis frequências diárias na principal rota entre o Aeroporto Londres Gatwick e Guernsey. Com 122 assentos em classe única, o E195 permitirá à companhia área oferecer a capacidade adicional necessária.

No final de 2013, a Embraer Aviação Comercial anunciou a Saratov Airlines (Saravia), baseada na cidade de Saratov, como primeira operadora dos E-Jets na Rússia. A companhia aérea arrendou dois jatos E195. Assim, a Saratov Airlines se junta a uma lista crescente de clientes no Leste Europeu e na Ásia Central que já contam com os E-Jets em suas frotas: Air Astana, Air Lituanica, Air Moldova, Azerbaijan Airlines, Belavia, Bulgaria Air, Estonian Air, LOT Polish, Montenegro Airlines e Ukraine International Airlines. Juntas, essas empresas aéreas operam uma frota de 66 E-Jets.

No segmento de jatos comerciais de 70 a 130 assentos, a Embraer aumentou a sua liderança com mais de 50% das vendas e 60% das entregas do mercado mundial. Em 2013, somadas as vendas tanto da geração atual quanto dos E-Jets E2, a Embraer recebeu cerca de 350 pedidos firmes.

No quarto trimestre de 2013, a carteira de pedidos (backlog) e entregas da Aviação Comercial era composta da seguinte forma:

Aviação executiva -As entregas da Aviação Executiva no 4T13 foram de 38 jatos leves e 15 jatos grandes, totalizando 53 aeronaves. Este número foi igual ao mesmo período de 2012. No acumulado do ano houve aumento de 20% nas entregas de 2013.

A Embraer continuou a ter um sólido progresso no 4º trimestre de 2013, avançando no desenvolvimento integrado de soluções para o mercado de aviação executiva. Em outubro, durante a Convenção da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA, na sigla em inglês), a Empresa expôs pela primeira vez toda a linha de produtos, incluindo o novo mockup do jato Legacy 450.

Durante a coletiva de imprensa, a Embraer Aviação Executiva apresentou as novas características e uma série de melhorias no portfólio de jatos executivos, incluindo a edição 2014 do Phenom 100 (nomeado agora como Phenom 100E), que possui spoiler multifuncional, novas coleções de interior e novos itens opcionais. Para o Legacy 450, a Embraer anunciou o aumento de alcance (2500 mn) e aumento de espaço de cabine, entre outras melhorias. Foram apresentados novos interiores para os jatos Legacy 450 e Legacy 500. Foi anunciado também o Lineage 1000E, que possui um alcance maior, de 4.600 mn, novo interior, novas funcionalidades e design externo diferenciado.

O primeiro protótipo do jato midlight Legacy 450 teve seu primeiro voo no final de Dezembro, confirmando o compromisso da Embraer de entrada em serviço desse produto em 2015.

A qualidade e diferenciação de nossos produtos foram confirmadas em Outubro de 2013 quando o Legacy 500 foi selecionado pelo renomado artista e filantropo Jackie Chan, que se tornou o cliente lançador do modelo na China.

Na busca contínua por oferecer relevantes benefícios para seus clientes, a Embraer anunciou em Outubro a expansão da sua planta em Melbourne, na Florida, por meio da adição da linha de produção para os modelos Legacy 450 e Legacy 500. As primeiras entregas dos aviões fabricados em Melbourne estão previstas para ocorrer a partir de 2016.

Com o compromisso de prover o melhor nível de suporte e serviços aos clientes, a Embraer iniciou a operação de MRO (Manutenção, Reparo e Operação) do seu o Centro de Serviços de São Paulo em Novembro de 2013. A operação de FBO (Fixed-Based Operator) neste novo Centro de Serviço está prevista para iniciar em 2014.

Defesa & Segurança -O mercado de defesa e segurança continua a apresentar um cenário favorável para o crescimento, com uma série de campanhas em curso para várias aplicações, incluindo o transporte de autoridades, treinamento e ataque leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, sensoriamento remoto e monitoramento, modernização de aeronaves, transporte militar, sistemas de comando e controle, e serviços. A Embraer lidera projetos importantes no Brasil, tais como o desenvolvimento do jato de transporte militar tático KC-390 e o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

A Embraer Defesa & Segurança finalizou a adequação do hangar da planta de Jacksonville e os materiais para a montagem da primeira aeronave Super Tucano para o programa LAS (Light Air Support, ou Apoio Aéreo Leve), da Força Aérea dos Estados Unidos, começaram a chegar para início das atividades produtivas em fevereiro de 2014. A fábrica já conta com efetivo necessário para o início da produção de acordo com o cronograma previsto originalmente, com início das primeiras entregas em meados de 2014. Em dezembro foi realizado o translado para Angola das últimas três aeronaves Super Tucano. O processo produtivo das próximas entregas está dentro do cronograma contratado.

Com relação aos programas de modernização de aeronaves, a Embraer Defesa & Segurança concluiu, em dezembro, a modernização da segunda aeronave de série do programa A-1M, da Força Aérea Brasileira (FAB), e realizou o primeiro voo do protótipo biposto, que inicia a campanha de ensaios em 2014. O programa A-1M prevê a revitalização e a modernização de 43 jatos subsônicos AMX, 23 dos quais já se encontram nas instalações da Empresa. Quanto ao programa de modernização de 11 caças F-5, também da FAB, a Embraer já conta com sete aeronaves recebidas.

O Programa AF-1M, de modernização de 12 caças AF-1 (A-4 Skyhawk) para a Marinha do Brasil, continua sua execução conforme previsto. Seis aeronaves já se encontram nas dependências da Embraer, em Gavião Peixoto e, ao final do quarto trimestre, teve início a campanha de ensaios em voo do primeiro protótipo. As primeiras aeronaves modernizadas serão entregues em 2014.

No segmento de Tráfego Aéreo, a Atech realizou a aceitação em campo (SAT) de sistemas estratégicos como o SIGMA e versões do Sagitario em diversas regiões do país e assinou um novo contrato para implantação do sistema Sagitario em 19 APPs, cujo valor contratual adicionou um montante de R$ 83,4 milhões à sua carteira de pedidos (backlog).

A Bradar Indústria S/A fechou 2013 com um resultado significativo, apresentando lucro operacional relevante e uma valorização do negócio acima do esperado. Na área de defesa, a Bradar entregou mais 4 radares de vigilância a baixa altura Saber M60 para a FAB e, com isso, possui hoje 22 radares operacionais nas Forças Armadas brasileiras. Também fechou contrato de fornecimento de uma unidade do radar Sentir M20 para o Exército Brasileiro. Na área de Sensoriamento Remoto, a Bradar concluiu, no mês de dezembro, o mapeamento cartográfico de todo o Panamá e também do departamento de Cundinamarca, na Colômbia. A Bradar também renovou o contrato de monitoramento da Usina Hidroelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira em Porto Velho (RO), e foi contratada pela Mineradora Rio do Norte S.A. para novo mapeamento cartográfico.

A Visiona Tecnologia Espacial S.A. – uma joint-venture entre a Embraer S.A. e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) – assinou em novembro de 2013 o contrato para desenvolvimento e integração do sistema SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações estratégicas) com a Telebras, com valor total aproximado de 1,3 bilhão de Reais. Em dezembro de 2013, foram assinados os contratos com os fornecedores do satélite e do lançamento.

Estimativas 2014: receita líquida, margens e investimentos -Durante 2013, o mercado de aviação comercial mostrou sinais contínuos de recuperação, especialmente no mercado norte-americano, permitindo que a Companhia aproveitasse o aumento de demanda por jatos regionais de 76 assentos e acumulasse parte significativa destes novos pedidos. No mercado de jatos executivos, apesar dos níveis recordes de lucros das empresas e do número de indivíduos com alto patrimônio líquido, o estoque e os preços de aeronaves usadas ainda pressionam a demanda por aeronaves novas, impactando uma recuperação que ainda não se concretizou plenamente. Diante disso, a Embraer espera que as receitas e entregas de 2014 dos segmentos de Aviação Comercial e Executiva permaneçam estáveis quando comparadas a 2013. Com relação ao segmento de Defesa & Segurança, a Companhia espera crescimento contínuo de dois dígitos na receita de 2014, na medida em que a Empresa avança na execução dos programas existentes, incluindo o KC-390, o sistema de monitoramento de fronteiras (SISFRON) e o programa Super Tucano LAS, bem como o programa do satélite.

Tendo em vista o cenário descrito acima, em 2014 a Embraer espera entregar 92 a 97 jatos comerciais, 80 a 90 jatos executivos leves e 25 a 30 jatos executivos grandes. A Receita líquida total deverá ficar entre US$ 6,0 e US$ 6,5 bilhões, com a seguinte contribuição aproximada de cada segmento de negócio: 53% da Aviação Comercial; 26% da Aviação Executiva; 20% da Defesa & Segurança e 1% de Outros negócios.

Em 2014, a Companhia espera entregar uma quantidade maior de E-Jets E175 no segmento de Aviação Comercial, o que resultará em um mix de produtos menos favorável no que se refere às margens que, no entanto, serão parcialmente compensadas pelas iniciativas de produtividade em curso, bem como por uma taxa de câmbio esperada mais favorável em relação a 2013. Além disso, o aumento de participação da receita do segmento de Defesa & Segurança, juntamente com uma melhoria da margem prevista para o segmento de Aviação Executiva, devem também compensar em parte o declínio da margem esperada no segmento de Aviação Comercial. Como resultado, em 2014 a Empresa espera alcançar uma Margem EBIT consolidada de 9,0% a 9,5% (de US$ 540 milhões a US$ 620 milhões) e uma Margem Ebitda de 13,0% a 14,0% (de US$ 780 milhões a US$ 910 milhões).

Com o aumento das atividades relacionadas ao desenvolvimento do programa E-Jets E2, finalização do desenvolvimento do jato executivo Legacy 500 e a aproximação da conclusão do desenvolvimento do jato executivo Legacy 450, a Embraer espera que os investimentos totais alcancem US$ 650 milhões em 2014. Desse total, Pesquisa representará US$ 80 milhões, Desenvolvimento de produto representará US$ 320 milhões e CAPEX será de US$ 250 milhões.

Como resultado das estimativas de receita, lucro operacional e investimentos, assim como outros fatores, a Companhia espera que em 2014 seu Fluxo de Caixa livre seja levemente positivo em dois dígitos.

Perfil - A Embraer S.A. (BM&FBovespa: EMBR3; NYSE: ERJ) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. | www.embraer.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira