Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2014 - 07:11

Emergentes representam 39% das vendas líquidas da DSM, em nível global

Empresa registra um crescimento de 5% nas vendas e de 18% no Ebitda, em relação a 2012.

A DSM, empresa holandesa com presença global e atividades em Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, divulga seu balanço anual de 2013. As vendas líquidas totalizaram € 9,618 milhões, um crescimento de 5% em relação aos € 8,588 milhões de 2012. Já o lucro Ebitda aumentou 18% e fechou em €1,314 milhão no ano passado, frente ao € 1,109 milhão do retrasado. Apenas no último quarter, o Ebitda foi 30% maior em comparação ao período anterior.

O desempenho das economias emergentes segue em alta. O Brasil, a Rússia, a Índia e a China representaram 60% do crescimento orgânico da DSM em 2013, e suas vendas líquidas 39%, 1% a mais do que em 2012. Até 2015, esse valor deve chegar a 45%.

No Brasil, a compra da Tortuga, líder no mercado brasileiro de minerais orgânicos para nutrição e saúde dos gados bovino de corte e leiteiro, criados em pastos, foi o motivo de o número de empregados da DSM ter dobrado na América Latina. Hoje, são mais de duas mil pessoas. A área de nutrição aumentou sua oferta de serviços, com a integração de consultoria para rótulos de embalagem e branding, e já há planos para a construção de um centro de inovação em 2015.

A unidade de materiais fechou duas parcerias importantes, uma com a Promat, líder no desenvolvimento de luvas de proteção, e outra com a Petropol Polímeros, indústria de polímeros de engenharia.

As parcerias ampliam a atuação da DSM no segmento de luvas para trabalhadores e de plásticos de engenharia para a indústria automotiva. Agora, a Promat pode comercializar seus produtos usando a marca comercial Dyneema®, da DSM Dyneema, fabricante da fibra UHMwPE (Ultra High Molecular Weight Polyethylene), líder mundial em materiais destinados a cuidados pessoais e fibras de alto desempenho. As luvas são comercializadas nos setores de construção civil, automotivo, metalúrgico, químico, de máquinas e equipamentos, alimentício e de ciências da vida.

O acordo com a Petropol Polímeros, empresa com sede em Mauá, permitirá a fabricação local de plásticos de engenharia, antes importados. O objetivo da empresa é criar soluções especificas para montadoras brasileiras e aproveitar o regime Inovar-Auto, que concede incentivos para carros com componentes nacionalizados.

Globalmente, no último quarter todas as unidades da DSM tiveram uma performance sólida, apesar dos efeitos negativos das taxas de câmbio. A divisão de nutrição foi impactada por turbulências, como o desempenho fraco dos segmentos de suplementos dietéticos e óleo de peixe de Omega 3 nos Estados Unidos, diminuição das compras dos mercados de comidas e bebidas do ocidente e pressão para aumentar o preço da vitamina E, seguida pela pouca demanda do mercado de alimentação animal. O cenário já era esperado, no entanto essas baixas foram mais acentuadas do que o previsto.

De acordo com o CEO e Presidente do Conselho Administrativo da DSM, Feike Sijbesma, “alcançamos um progresso estratégico significativo em 2013. Estamos satisfeitos com a solidez da performance em Ciências dos Materiais no último quarter e, apesar dos resultados moderados de nutrição, nossa posição no mercado continua forte. O negócio de nutrição tem alcance global e deve se beneficiar das macro tendências, uma vez que as pessoas vivem mais tempo em áreas urbanas e prestam atenção em sua saúde e bem-estar. Isso continuará a gerar uma alta demanda por ingredientes nutricionais”.

DSM – Bright Science. Brighter Living. ™ -A Royal DSM é uma empresa holandesa com presença global, de cunho científico. Atua nos mercados de saúde, nutrição e materiais. Ao aliar suas competências únicas em Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, a DSM contribui para a prosperidade econômica, progresso ambiental e avanços sociais, agregando valor sustentável para todos os seus públicos interessados. A DSM oferece soluções inovadoras que nutrem, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como os de alimentos e suplementos alimentares, cuidados pessoais, rações, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos, produtos automotivos, tintas, componentes eletroeletrônicos, energias alternativas e bioderivados. Os 23.500 colaboradores da DSM geram um faturamento líquido anual de cerca de €9 bilhões. As ações da companhia são negociadas na NYSE Euronext. | www.dsm.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira