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28/02/2014 - 07:21

Grupo Segurador BB e Mapfre cresce 24,2% em 2013


Marcos Ferreira, presidente do Grupo BB E MAPFRE nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities

Prêmios emitidos ultrapassam R$ 14 bilhões. Lucro líquido cresce 58,5%.

O ano de 2013 confirmou, nos principais indicadores do balanço do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, a trajetória de crescimento consistente da empresa desde a sua criação, em junho de 2011. Os números fechados em dezembro colocam o GRUPO – resultado da união das operações de seguros do BB com as da Mapfre – como um dos mais eficientes do setor.

Com prêmios emitidos superiores a R$ 14 bilhões em 2013, o BB e Mapfre alcançou um crescimento de 24,2% em relação a 2012, quando apurou R$ 11,3 bilhões. O mercado de seguros, nas áreas em que o Grupo atua, cresceu 18,2% até novembro de 2013 (dados SUSEP). O lucro líquido teve avanço significativo – atingiu R$ 1,4 bilhão, 58,5% a mais que no ano anterior.

O Grupo também registrou redução nos índices de sinistralidade, que ficou em 46,9% (51,1% em 2012); de comissionamento, que foi de 23,0% (25,1% em 2012); e nas despesas administrativas, que representaram 9,3% sobre os prêmios ganhos no ano (9,8% em 2012). Juntos, esses indicadores, aliados a tributos, resseguros e outras receitas e despesas, formam o índice combinado, um dos principais medidores de eficiência operacional, que ficou em 89,7% em 2013, uma redução 2,7 pontos percentuais com relação ao de 2012. O índice foi beneficiado, segundo o Relatório de Administração do GRUPO, por uma política eficiente de subscrição de riscos e por um constante aprimoramento no processo de gestão de sinistros.

“Nosso crescimento é orgânico, consistente e vem em um ritmo acelerado desde a constituição do Grupo BB e Mapfre, em 2011. Esses números refletem o acerto da estratégia multicanal e multiprodutos, a melhoria constante dos processos, o trabalho de uma equipe capacitada e comprometida e o nosso constante foco em melhor atender aos nossos consumidores”, explica o presidente do Grupo BB e Mapfre nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities, Marcos Ferreira.

“Durante o ano de 2013, ampliamos e fortalecemos nossa relação com todos os nossos canais: mantivemos o foco na distribuição por meio da Rede BB, com incrementos expressivos de produção; aumentamos a nossa base de Corretores de Seguros em todo o território nacional, também com ótimo desempenho de vendas, e fechamos importantes acordos comerciais no segmento Affinities”, complementa Ferreira.

“Crescemos em todas as linhas de negócios. Vale ressaltar o desempenho expressivo da carteira de Vida, que cresceu 22,2% impulsionada pelo seguro prestamista, que evoluiu 27,6%; a carteira de Danos, que evoluiu 33%, as carteiras de Rural e Habitacional, que cresceram 63,4% e 92,6% respectivamente, e o segmento Auto, que evoluiu 17,8%, em linha com o crescimento do mercado. O lucro líquido do ano atingiu R$ 1,4 bilhão, crescendo 58,5% em relação ao exercício de 2012, o melhor desempenho desde a formação do Grupo BB e Mapfre”, comenta Carlos Alberto Landim, diretor-geral de Controladoria e Planejamento do Grupo.

Maior participação de mercado - Em 2013, o Grupo BB e Mapfre também conquistou maior participação de mercado, atingindo 17,0% até novembro de 2013, contra 16,2% em 2012. O Grupo mantém a liderança na área de Vida, com 20,1% de participação (0,6% a mais que em 2012).

A segunda posição no segmento de seguros de Automóveis também foi mantida em 2013, com um crescimento de 17,8% nos prêmios emitidos. O incremento foi conquistado graças à capilaridade na distribuição, tanto no canal bancário como na rede de corretores. Além disso, para aprimorar a gestão dos negócios o Grupo adotou novas ferramentas que trouxeram mais eficiência ao atendimento de sinistros.

No segmento de Danos, o Grupo aumentou sua participação de mercado de 15,2% em 2012 para 17,2% em 2013. Dentro do segmento, os seguros rurais tiveram crescimento de 63,4% em 2013, devido a um trabalho de disseminação dessa modalidade no agronegócio brasileiro.

Já os seguros Massificados, que tiveram um desempenho 28,5% superior ao de 2012, foram beneficiados por um maior volume de vendas de seguros para smartphones e seguros residenciais, aperfeiçoados no ano passado com o lançamento de assistências orientadas pelo conceito de sustentabilidade. Na área de Grandes Riscos, a posição do GRUPO foi mantida a partir de um incremento de 40% nos negócios internacionais,

Além disso, nas diversas carteiras foram desenvolvidos produtos específicos para democratizar o acesso a seguros, atingindo 3,5 milhões de pessoas no ano.

2014 - Neste ano, como pontos relevantes da agenda, o Grupo prevê expansão em todas as áreas de negócios e nos canais de distribuição. De forma geral, o Grupo prevê lançar no mínimo 10 novos produtos em 2014, e os serviços a clientes serão aperfeiçoados com um novo processo e sistemas de atendimento das Centrais de Relacionamento (SIM 24h) que têm por objetivo melhorar a experiência do cliente, com atendimento muito mais ágil, simples e próximo. O projeto começa a ser implementado em abril.

Para suportar o crescimento previsto, o Grupo estrutura uma nova sede, na zona Sul de São Paulo, que abrigará, a partir do início de 2015, a quase totalidade das suas operações na capital.

“Nosso objetivo é crescer novamente a uma taxa de dois dígitos este ano, com melhor desempenho em todos os diversos canais de distribuição, aderente ao nosso modelo de negócios baseado em eficiência operacional. O mercado de seguros como um todo tem espaço para crescimento e, internamente, ainda temos sinergias a serem capturadas”, finaliza Marcos Ferreira.

Perfil do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre -Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a Mapfre Seguros, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre é o maior nos ramos em que atua, com 5 mil colaboradores, mais de 100 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias, e 25 milhões de clientes. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente (presença em 95% do território nacional) e distribuição multicanal.

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