Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2014 - 06:49

Siemens investe em tecnologia para o diagnóstico precoce de doenças de alta complexidade

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o número de casos de câncer deve aumentar em 50% até 2030. Exames clínicos e diagnóstico precoce podem fazer a diferença no tratamento e combate à doença.

O mês de fevereiro é considerado um marco na luta contra o câncer. Criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), o dia Mundial de Combate à doença é celebrado em 4 de fevereiro e tem como objetivo principal reforçar a atenção e os cuidados necessários relacionados aos diversos tipos de câncer, que matam mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, o foco da campanha global é o combate e mitos sobre o câncer.

Dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que o número de casos da doença deve aumentar 50% nos próximos 16 anos. Só no Brasil, aproximadamente 576 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados até o fim de 2014, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde. Lideram a lista de tipos mais comuns os de pele, de próstata, de mama, de intestino e de pulmão.

Exames e testes laboratoriais e de imagem são fundamentais para detectar determinados tumores e podem fazer a diferença no tratamento. Neste sentido, a Siemens investe em pesquisa e tecnologia para desenvolver equipamentos de diagnóstico por imagem que ajudam a detectar precocemente determinados tipos de tumores, fator que pode auxiliar no tratamento e combate à doença e ainda, aumentar a sobrevida do paciente.

O mamógrafo MAMMOMAT Inspiration possui tecnologia inovadora que otimiza o fluxo de trabalho para todas aplicações adaptando-se de forma personalizada à anatomia da mama da paciente, produzindo imagens de alta definição e qualidade com dose de radiações reduzidas. Além disso, o MAMMOMAT Inspiration está preparado para Tomossíntese e é o único mamógrafo com varredura da mama de 50 graus (25 projeções). Esta nova tecnologia permite adquirir uma aquisição 3D da mama resultando em diagnósticos mais precisos. Também é possível navegar e analisar cortes de um milímetro de espessura, eliminando o maior problema do diagnóstico mamográfico: a sobreposição das diferentes estruturas.

Outros destaques em equipamentos da Siemens são o SOMATOM Perspective e o MAGNETOM ESSENZA. O primeiro, scanner de tomografia computadorizada disponível nas configurações de 64 e 128 cortes, apresenta inúmeras vantagens como a necessidade de pequena área útil de cobertura, instalação em um ou dois dias e baixo consumo de energia. Na configuração de 64 cortes, ideal para ambientes ambulatoriais e hospitais de pequeno e médio porte, é usado nas tarefas que focam nas aplicações de rotina. Na de 128, por exemplo, o diferencial é a otimização automática dos parâmetros de digitalização para operar o equipamento de forma mais eficiente.

Já o MAGNETOM ESSENZA, sistema de imagem de ressonância magnética de 1,5 Teslas, destaca-se pelo baixo investimento inicial e pela exclusiva plataforma Dot (Rendimento de otimização diário), que permite personalização, padronização e automatização de exames, com base na condição do paciente e sua indicação clínica.

Na área de medicina nuclear, a empresa apresenta a última geração em PET/CT, o Biograph mCT, equipamento que une recursos da medicina nuclear e da radiologia. Capaz de sobrepor as imagens obtidas pelo exame PET - tomografia por emissão de pósitrons - que mostra a função biológica e metabólica do corpo antes mesmo das mudanças anatômicas serem percebidas, com as informações obtidas pelo exame de tomografia computadorizada, o qual fornece a anatomia do corpo como a localização, tamanho e formato. O Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) adquiriu em exemplar em 2013 e já está em uso no atendimento médico à população e para pesquisa dos estudantes da universidade.

“Está no DNA da Siemens investir em pesquisas e nos desenvolvimentos de soluções e equipamentos inovadores capazes de oferecer diagnósticos e tratamentos cada vez mais precisos e eficazes”, afirma Armando Lopes, diretor da Siemens Healthcare no Brasil.

O Sector Healthcare da Siemens é líder global no setor saúde e em produção de imagens médicas, diagnósticos laboratoriais e tecnologia da informação médica. A Siemens oferece a seus clientes produtos e soluções para uma variedade completa de cuidados com o paciente a partir de uma única fonte/um único fornecedor – desde prevenção e detecção nos estágios iniciais até diagnostico, além de tratamento e cuidados posteriores. Ao otimizar os fluxos do trabalho clínico para as doenças mais comuns, a Siemens também torna o atendimento à saúde mais rápido, menor e com boa relação custo/benefício. O Setor Siemens Healthcare emprega cerca de 51.000 colaboradores no mundo e está presente ao redor do mundo. No exercício de 2011 (até 30 de setembro), o Setor apresentou receitas da ordem de 12,5 bilhões de euros e lucros de aproximadamente 1,3 bilhão de euros. [www.siemens.com/healthcare].

Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de 9 mil colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira