Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2014 - 07:05

Presidente do FIDA encontra-se com altos dirigentes e com pequenos agricultores em Angola

Investir na população rural é imprescindivel para que possam permanecer nas zonas rurais e contribuir para o seu proprio desenvolvimento.

Roma/Luanda – Na sua visita oficial ao País, de 05 a 07 de março de 2014, Kanayo F. Nwanze, presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), vai encontrar-se com altos dirigentes da República de Angola.

Apesar do crescimento econômico em Angola, a desigualdade persiste, bem como a pobreza, particularmente nas zonas rurais. Não obstante ser um país de renda média, parte significativa do País mantém-se numa situação precária, o que justifica um apoio continuado e progressivo no desenvolvimento rural. Além disso, à medida que o Governo tem mais recursos públicos à sua disposição, será necessário usar esses recursos para alavancar financiamentos ao sector privado, e apoio de outros parceiros, para aumentar a escala de iniciativas bem sucedidas, por exemplo nos projectos apoiados pelo FIDA. Aumentar o escala dessas boas iniciativas é a principal missão do FIDA em Angola.

Na véspera da sua partida para Luanda, Nwanze declarou: “A agricultura é um negócio e uma profissão digna que produz alimentos, cria empregos, gera riqueza e dá mais poder à população”. Continuou, dizendo que “o FIDA compromete-se a trabalhar com o Governo de Angola para investir na população rural do país, particularmente jovens mulheres e homens, para que possam permanecer nas zonas rurais e contruibuir para o seu próprio desenvolvimento.”

Em Angola, Nwanze tem agendado encontros com o Presidente José Eduardo dos Santos, o vice-presidente Manuel Domingos Vicente, o Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural Afonso Pedro Canga, a ministra das Pescas Victoria de Barros Neto, o Ministro de Relações Externas Georges Rebelo Chicoti, o Ministro das Finanças Armando Manuel e a Ministra do Ambiente Maria de Fátima Jardim. As reuniões vão insidir no papel dos pequenos agricultores na segurança alimentar de Angola, nas mudanças climáticas, e nas oportunidades que a agricultura pode trazer aos jovens nas zonas rurais.

O Presidente Nwanze irá visitar o Projecto de Agricultura Familiar Orientada para o Mercado, apoiado pelo FIDA, para ver em primeira mão a forma como o projecto tem melhorado as vidas dos pequenos agricultores. O projecto tem como objectivo aumentar a produção agrícola de pequenos agricultores nas provincias do Bié, Huambo e Malanje.

Um novo projecto, de pesca artesanal e aquicultura, está em fase de elaboração. O seu objectivo é a redução da pobreza através da pesca continental artesanal, e o apoio a famílias que investem na piscicultura de pequena escala.

Até à data, o FIDA financiou quarto projectos em Angola, com um investimento total de US$36.1 milhões, beneficiando 185 800 famílias. | www.ifad.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira