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01/03/2014 - 07:12

Colombo Advogados: Cresce a demanda por consultoria jurídica preventiva entre os pequenos e médios empresários

São Paulo -Assim como uma empresa de pequeno ou médio porte precisa contar com a assessoria técnica de um profissional de contabilidade, algumas companhias estão percebendo a vantagem de ter também um assessor jurídico, mais ou menos nos mesmos moldes. Ou seja, na figura de um prestador de serviços, pessoa jurídica e com valor mensal fixo pela assessoria.

"Temos constatado uma crescente necessidade, por parte de empresas de pequeno e médio porte, de uma assessoria preventiva. As pessoas estão cada vez mais conscientes de que brigar na Justiça, depois que o problema já surgiu, é muito mais caro e demorado, por isso estão querendo se prevenir", disse Elio Colombo Junior, advogado especializado em Direito Privado. Segundo ele, a consultoria jurídica ajuda a analisar contratos, definir regras, parcerias e ajudar nas decisões relativas ao time de colaboradores ou nos casos de formatação de produtos e serviços para consumo. "Não é o advogado quem vai dizer o que deve ser feito, mas a consultoria vai ajudar a ponderar prós e contras e escolher a melhor decisão, aquela que tem menor impacto sobre os custos ou até sobre a sobrevivência do negócio".

Até bem pouco tempo, este tipo de suporte era visto apenas como despesa e a saída era consultar um amigo advogado ou confiar na própria experiência. "Uma empresa fechava um acordo de milhões, mas não queria desembolsar nem um centavo com uma análise jurídica do documento. Depois, mais adiante, descobria que, por um descuido, estava frente a um problema que seguramente iria sair mais caro do que qualquer consulta prévia a um advogado", relata Colombo Junior.

Para ele, ainda falta muito para o empresariado brasileiro mudar a maneira de olhar para o negócio e passar a agir mais preventivamente do que sempre remediar os problemas posteriormente. Mas, nos últimos cinco anos, já é possível encontrar pessoas com esta visão mais cuidadosa, especialmente entre os empresários mais jovens, franqueados, por exemplo. "Percebemos que estamos diante de um nicho e o segredo do sucesso por parte do escritório de advocacia está no conceito full service, com grande parte das áreas de atuação, mas em um modelo de médio porte com atendimento personalizado e, acima de tudo, custo acessível", define. | PR Newswire.

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