Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2014 - 07:07

“Una Vita” – livro relata a trajetória de sucesso do Grupo Açotubo

Companhia comemora 40 anos com a publicação de obra que apresenta a história da família Bassi e o surgimento de uma das maiores distribuidoras de aços do Brasil.

A história da família italiana, a chegada ao Brasil, e o surgimento do Grupo Açotubo, que completa 40 anos de fundação em 2014, são os principais temas relatados no livro “Una Vita”, escrito pelo jornalista Pyr Marcondes, autor renomado de obras corporativas e publicitárias. “Tivemos a ideia de idealizar esta obra para homenagear não só a história da empresa, mas, também, de uma família. Organizamos esta surpresa para dividi-la com clientes e fornecedores”, afirma Fernando Del Roy, gerente corporativo de marketing do Grupo Açotubo.

Os executivos à frente da Açotubo, os irmãos Bassi – Luiz Eugênio, presidente do Grupo; José Antonio Ribamar, diretor comercial, e Wilson Donizetti, diretor financeiro -, são a terceira geração da família. Tudo começou com o desembarque dos bisavôs em 1897, no mês de setembro, no porto de Santos. A família deixou Vêneto (Itália) para tentar a sorte no Brasil. Primeiro, trabalharam com a cultura do café, em Florestópolis (Paraná), mas, alguns anos depois, por conta das geadas e pragas, a lavoura foi devastada.

Assim, termina a fase agrícola da família Bassi, que decidiu mudar para a capital de São Paulo. Na cidade, foram trabalhar de empregados no varejo. Atuaram em diversos comércios, com a área de vendas, até ingressarem na siderurgia e, desta forma, em 1974 fundaram a Açotubo.

Com 116 páginas, o livro foi produzido a partir de pesquisas minuciosas, das histórias relatadas pelos irmãos, do levantamento de informações com parentes, amigos, fornecedores e locais por onde a família Bassi passou. “Este processo durou em torno de sete meses”, declara Del Roy.

A obra também é composta por várias ilustrações. “Entre as diversas fotos, destacamos o registro da chegada dos Bassi, realizada no Museu da Imigração do Estado de São Paulo”, ressalta o executivo.

Para o escritor Pyr Marcondes, um dos principais desafios para a realização da obra foi capturar as informações e organizá-las em ordem cronológica. “Tudo tinha que ser coerente para transmitir a história verdadeira. Foram muitas conversas e pesquisas para chegarmos ao produto final. Tudo em sigilo para os irmãos não descobrirem. Sobretudo, foi um trabalho muito gratificante”, revela o autor.

Marcondes ainda acrescenta que “a história dos pioneiros da Açotubo, a garra, o respeito aos seus valores, além da incrível trajetória de sucesso que construíram, são aspectos emocionantes, um exemplo a ser seguido”.

Grupo Açotubo: a Açotubo completa 40 anos de atividades em 2014 como a empresa de melhor estrutura técnica e operacional do setor, além de tradicional empreendedora no ramo. A companhia alia avançados princípios de administração e estratégias – o que a tornou referência empresarial e de liderança em seu segmento, o Grupo tem seis divisões que são Tubos e Aços, Conexões, Trefilados e Peças, Aços Inoxidáveis, Serviços e Sistemas de Ancoragem (Incotep). A Açotubo atua com soluções completas ao disponibilizar barras de aço para construção mecânica e tubos de aço carbono, conexões e flanges, chapas e tubos de aço inoxidável, trefilação, aços ressulfurados, produção de peças e sistemas de ancoragem, além de possuir um exclusivo centro de serviços industriais. Conta ainda com sua sede no estado de São Paulo e suas filiais localizadas na BA, Caxias do Sul – RS, ES, MG, PR, RJ, RS e Sertãozinho – SP. [www.acotubo.com.br].

Perfil de Pyr Marcondes: jornalista e escritor, já realizou diversas obras corporativas e publicitárias, entre elas, os destaques são: 200 Anos de Propaganda no Brasil; Uma História da Propaganda Brasileira; Empreender Não é Brincadeira (coautoria com Bob Wollheim); Marcas: Um Caso de Amor Mercadológico; História Oficial da Propaganda Brasileira (livro oficial de comemoração dos 60 anos da Associação Brasileira das Agências de Propaganda – ABAP); livro oficial de comemoração dos 70 anos da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP); Edições anuais dos livros Superbrands Brasil 2005, 2006 e 2007, o livro das grandes marcas do Brasil; entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira