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08/12/2007 - 10:14

Top Móbile ainda mais completo

Na terceira edição, prêmio do setor moveleiro faz análise mais profunda da cadeia produtiva.

Não há dúvidas sobre a importância da marca no mundo dos negócios. E essas marcas têm vidas, que são geradas por meio do contato com o público-alvo. Nesse sentido, o índice Top of Mind é um importante sinalizador desta “vida” para os empresários. Fato que não é diferente no setor moveleiro.

Para mensurar e reconhecer as empresas que melhor gerenciam suas marcas no setor moveleiro, entre lojistas e industriais, a Alternativa Editorial realiza o Top Móbile 2008. A terceira edição do prêmio será entregue no dia 24 de março de 2008, em evento paralelo à realização da Movelsul, em Bento Gonçalves (RS). Nesta premiação, os lojistas indicam as marcas mais lembradas entre os fabricantes e os industriais apontam os fornecedores.

Mas como são escolhidas as marcas mais lembradas? De acordo com Breno Ribeiro Grussner, diretor de planejamento da Segmento Pesquisa de Mercado, especializada em pesquisas do gênero e responsável pelo estudo Top Móbile, “ser uma marca top of mind significa que o público-alvo tem atitudes e conceitos formados frente a ela”.

E para descobrir informações valiosas sobre a dinâmica e a força das marcas lembradas pelos lojistas e fabricantes de móveis, a empresa aprofundou seu estudo, acrescentando novos indicadores para aumentar a consistência dos resultados. Nas duas primeiras edições, era analisado apenas o conhecimento da marca, com uma pergunta espontânea. Dessa vez, a novidade é que o entrevistado fornece informações mais completas, como qualidade percebida, consumo e nível de lealdade.

“A qualidade percebida é um atributo importante e mensurável de uma marca e influencia diretamente nas decisões de compra e lealdade”, explica Grussner. Já a lealdade é o único tópico que não pode ser mensurado sem o consumo prévio. “Desta forma, quando os entrevistados citam as marcas top of mind, também são questionados se alguma vez já venderam ou compraram tais marcas. Os índices de lealdade, portanto, representam exclusivamente os entrevistados que já tiveram alguma experiência de uso com as marcas lembradas”, diz.

A lealdade do público-alvo é um dos ativos mais desejados pelas marcas. “É mais dispendioso conquistar novos clientes e relativamente mais barato manter os existentes, principalmente quando existe alto grau de satisfação com a marca. A lealdade cria barreiras para a concorrência e resulta em negócios mais eficazes para as empresas”, afirma Nádia Freire, socióloga e diretora geral da Segmento.

Pesquisa – Foram definidos dois universos: indústrias moveleiras e lojistas, de todos os portes e que atuam no mercado brasileiro. A Segmento Pesquisas fez então uma busca para conhecer o número de empresas por Estados, e determinou o tamanho da amostra: 520 lojistas de móveis, 280 lojistas de móveis de decoração e 400 fabricantes. A pesquisa iniciou no dia 22 de outubro e tem previsão de encerrar até o final de dezembro. Os entrevistados são os responsáveis pela área de compras, gerente ou diretor da empresa, e os finalistas do Top Móbile 2008 serão conhecidos em janeiro próximo.

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