Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2014 - 08:46

Xilogravura Contemporânea do Peru

Albuquerque/Bernasconi/Moratillo/Ramos/Rebolledo/Tolentino/Torres, de 15 de março a 19 de maio de 20.14.

Para a Casa da Xilogravura está mostra é uma referência marcante. Pela primeira vez abrem as portas para xilógrafos do Peru. De acordo com a nota, uma vontade de muito tempo que somente agora as circunstâncias permitiram.

A oportunidade de realizarmos esta exposição teve início com um e-mail que nos foi remetido, em outubro de 2012, pelo Consulado Geral do Peru em São Paulo. Nele, o Consulado enviava informações e imagens a respeito da arte xilográfica no Peru e consultava-nos sobre a possibilidade de realizar-se uma mostra na Casa da Xilogravura.

Agora, após quase dois anos de preparação, com o decidido e valioso apoio do Consulado do Peru em São Paulo e em parceria com a companhia de aviação comercial Avianca Taca, que garantiu o transporte aéreo, temos o prazer de apresentar esta exposição de xilogravura contemporânea do Peru.

O curador da mostra é o Prof. Manuel Munive Maco, promotor cultural independente e crítico de arte. Nascido em Lima, Peru, em 1971, Munive estudou na Escola de Arte da Universidade San Marco e na Escola de Periodismo Bausate y Meza. Publicou artigos, ensaios e livros sobre artes visuais. Ministrou cursos e seminários em diversas instituições prestigiosas do Peru. O tema de seus trabalhos é, predominantemente, a arte peruana contemporânea, em especial gravura, fotografia, pintura, escultura e novas mídias.

Para esta exposição, Munive selecionou xilogravuras de sete artistas do Peru, fotografou-os e preparou suas biografias, que podem ser lidas junto às obras. As datas de nascimento dos artistas nos permitem observar que eles têm ou tiveram (um deles é falecido) atuação recente na arte gráfica do País vizinho. São eles: Marco Albuquerque (Lima, 1968), Carlos Bernasconi (Lima, 1924), Martin Moratillo (Callao, 1968), Alberto Ramos (Tacna, 1953), Felix Rebolledo (Catacoos, 1944 – Lima, 1986), Israel Tolentino (Huanuco, 1975) e Luis Torres (Lima, 1984).

Palestra de Manuel Munive - Em 15 de março de 2014, às 16 horas, o público visitante da Casa da terá a oportunidade de assistir a uma palestra do curador da exposição de artistas peruanos, Manuel Munive Maco.

Curador independente e crítico de arte, nascido em Lima, Peru, em 1971, Manuel Munive estudou na Escola de Arte da Universidade San Marco e na Escola de Periodismo Bausate y Meza. Publicou artigos, ensaios e livros sobre artes visuais. Ministrou cursos e seminários em diversas instituições prestigiosas do Peru. O tema de seus trabalhos é, predominantemente, a arte peruana contemporânea, em especial gravura, fotografia, pintura, escultura e novas mídias.

A iniciativa das mostra e palestra foi do Consulado Geral do Peru em São Paulo e o transporte aéreo do palestrante realizou-se por apoio da Avianca/Taca. A palestra terá entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira