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11/03/2014 - 08:03

A OMT, UNODC e Unesco lançam a campanha contra o tráfico ilícito

A Organização Mundial de Turismo (OMT), o Escritório das Nações Unidas para combater Drogas e Crime (UNODC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) se uniram para divulgar uma campanha mundial em que os viajantes são convidados a apoiar a luta contra as várias formas de tráfico ilícito. A campanha foi apresentada para o setor de turismo na feira ITB de turismo internacional em Berlim. O Sabre, empresa global de tecnologia e a Marriott International são as primeiras empresas na indústria de viagens em apoiar o lançamento e divulgação por meio de seu alcance a milhões de viajantes.

"Suas ações importam: seja um viajante responsável" tem como objetivo aumentar a conscientização pública sobre os bens e serviços ilegais que os turistas possam ser expostos durante suas viagens. A campanha oferece orientação para identificar possíveis situações de tráfico humano, animais selvagens, artefatos culturais, drogas ilegais e falsificações, e também convida os viajantes a tomar medidas por meio de escolhas responsáveis.

Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, disse no lançamento da campanha: "Os turistas são cidadãos globais e com mais de um bilhão de pessoas que viajam ao redor do mundo a cada ano, eles devem tornar-se uma força benéfica. A tomada de decisões éticas e corretas como consumidores reduz a demanda de produtos ilegais e contribui para preservar os recursos naturais e culturais que formam uma parte importante do patrimônio das comunidades e populações que eles visitam."

O diretor-executivo da UNODC, Yury Fedotov, destacou a importância de informar os viajantes sobre o destino de seu dinheiro por cada compra de produtos ilegais. "Os viajantes têm a responsabilidade de não contribuir para os lucros gerados através do crime organizado. Seja pelo tráfico de pessoas, produtos de origem animal, drogas ou artefatos culturais falsificados, é importante que os viajantes entendam a natureza exploradora dessas atividades. As campanhas de conscientização como esta, são essenciais para que os consumidores sejam informados dos efeitos negativos de suas decisões de compra".

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, ressaltou que a proteção do patrimônio cultural é inseparável da proteção de pessoas. "Os turistas são alvos fáceis para os traficantes que vendem artefatos culturais de origem duvidosa", disse Bokova. "Eles geralmente não estão informados de que estes "souvenirs" podem ser um patrimônio roubado, tirado de seu ambiente original, ilegalmente retirado de um sítio arqueológico ou comprados por pessoas sem escrúpulos que oferecem um pagamento mínimo pelo artefato. Sua perda pode causar danos consideráveis ??e sofrimento aos seus legítimos proprietários, para os quais tais ítens, são uma parte intrínseca de suas identidades e valores culturais ".

A campanha foi lançada com o apoio da Marriott International e do Sabre, as primeiras empresas do setor de viagens e turismo associadas a campanha para divulgar esta importante mensagem a milhões de clientes. A Marriott irá compartilhar a mensagem contra o tráfico ilícito com seus hóspedes, funcionários e membros do Marriott Rewards, por meio de seus sites e boletins de notícias, e-mails de confirmação de reservas, revistas Marriott Rewards, blogs e redes sociais. O Sabre vai apoiar a campanha através de suas quatro empresas voltadas para consumidores: Travelocity, lastminute.com, TripCase e GetThere. Também vai divulgar a mensagem externamente entre os seus parceiros e internamente entre os 10.000 funcionários.

Além dos responsáveis pelas três organizações das Nações Unidas, participaram do evento o recém-nomeado presidente da Comissão Mundial de Ética do Turismo e ex Diretor Geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy; a Vice-Presidente Executiva e Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Marriott International, Kathleen Matthews, e o Presidente do Sabre Hospitality Solutions, Alex Alt.

Pascal Lamy ofereceu seu total apoio à iniciativa: "À luz do crescente número de turistas internacionais, precisamos promover um comportamento mais ético e responsável entre os viajantes. Portanto, tornou-se uma prioridade para a Comissão apoiar esta campanha de sensibilização liderada pela Organização das Nações Unidas, para informar os turistas como eles podem combater o tráfico ilícito. Um dos objetivos principais do Comitê será atingir os jovens e compartilhar a mensagem contra o tráfico ilícito entre as futuras gerações de viajantes".

Bruce Charendoff, vice-presidente de Relações Externas e de Governo para o Sabre, disse: "Combater o tráfico humano é a mais importante iniciativa de responsabilidade social do Sabre, por isso, é uma grande oportunidade de parceria com as Nações Unidas para sensibilizar os milhões de viajantes em todo o mundo em relação a este crime tão difundido. Vamos compartilhar amplamente a mensagem da campanha "Viajante Responsável", veiculadas em nossas plataformas de reserva on-line do Travelocity e lastminute.com, o aplicativo móvel TripCase, bem como através da nossa solução GetThere para reservas corporativas, convidando a participação das empresas que desejarem. Os traficantes usam geralmente inconscientes participantes da indústria de viagens em suas atividades. Juntos podemos educar os viajantes e as empresas do setor para começar a erradicar este crime vicioso. Nós também podemos dar esperança às vítimas".

"Sabemos que nosso setor pode desempenhar um papel importante para ajudar a combater o tráfico ilícito, divulgando a mensagem da campanha para o público viajante. A Marriott vai compartilhá-lo com mais de 80 milhões de clientes e cerca de 325.000 funcionários no mundo todo. Convidamos outros líderes do turismo para se juntar a nós e as agências das Nações Unidas neste esforço crítico", disse Kathleen Matthews.

"Suas ações importam: seja um viajante responsável" contribuirá para o objetivo de combate ao crime organizado das Nações Unidas, bem como defender o Código Mundial de Ética do Turismo da OMT.

[www.bearesponsibletraveller.org O Código Mundial de Ética do Turismo [ http://ethics.unwto.org/en/content/global-code-ethics-tourism].

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