Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2014 - 09:03

Capas TM 23 ajudam Raízen a melhorar a produtividade

Qualidade e maior durabilidade do material trouxeram para a companhia maior controle dos custos de manutenção e melhor planejamento das substituições das capas das moendas das unidades produtoras.

São Paulo– Aumentar a produtividade e competitividade, planejar melhor as substituições dos seus casquilhos e obter um controle total sobre os custos de manutenção. Esses foram os resultados alcançados pela Raízen desde que passou a utilizar as Capas de Bronze TM 23 para proteger de desgastes as moendas das suas 24 unidades produtoras.

A durabilidade das Capas TM 23, principalmente levando em consideração a severidade do trabalho, além da resistência aos esforços mecânicos, permitem que as moendas trabalhem de forma ininterrupta. Isso fez com que a Raízen obtivesse um ganho de produtividade, conquistando um maior tempo operacional disponível, já que uma substituição de capa em época inadequada, além de trabalhosa e demorada, pode refletir nos resultados finais. As Capas de Bronze TM 23 chegam a resistir a mais de uma safra, evitando assim substituições e paradas no auge da produção.

Por serem fabricadas com uma liga exclusiva da Termomecanica - o Bronze TM 23 - as Capas TM 23 apresentam boa resistência à corrosão, elevada qualidade antifricção, usinabilidade e conformabilidade. Instaladas nos ternos da moenda, as capas de bronze têm a função de um mancal que protege o eixo de desgaste, daí a necessidade de um produto de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Atualmente, em função da qualidade do material empregado e, principalmente, da preocupação no desenvolvimento dos melhores produtos para esta aplicação específica, a Raízen tem total controle dos custos de manutenção para esse item, ou seja, melhor planejamento de substituições. Outro ponto importante para a empresa foi o comprometimento da Termomecanica em auxiliar na maior padronização dos itens, uma vez que a Raízen tem uma grande diversidade de modelos de equipamentos.

A Termomecanica conta com equipe comercial, de engenharia e produção especialmente dedicadas ao setor sucroenergético, com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade e agilidade de acordo com as necessidades específicas de cada usina. Ou seja, as capas são padronizadas, com as medidas específicas das moendas para evitar desgastes desnecessários.

A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com mais de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).

A Termomecanica foi destaque da edição Exame Maiores e Melhores 2013 por estar no seleto grupo de empresas que se mantém no ranking desde a sua primeira publicação, em 1974.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira