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12/03/2014 - 07:28

Scoop&Co inova mercado de pesquisa no Brasil

Empresa especializada em pesquisa de mercado e co-criação conquista grandes clientes como Ambev, Nestlé, PepsiCo, Unilever e Whirlpool.

Depois de alguns anos trabalhando nas áreas de marketing e pesquisa de grande empresas globais de bens de consumo, Alessandra Baronni Garrido, Daniela Baronni e Caio Casseb enxergaram uma oportunidade de negócio em um segmento muito importante e que pouco se atualizou nos últimos anos no Brasil: pesquisa de mercado. Eles se questionavam: como, nos dias de hoje, podemos falar com o consumidor utilizando uma só metodologia qualitativa desenvolvida há várias décadas? Foi então que começaram a desenvolver um novo modelo de pesquisa que acabou gerando a Scoop&Co Inspiring Research em setembro de 2011. Logo no primeiro ano, a demanda surpreendeu os três sócios, que conquistaram clientes como Ambev, Danone, Modelez, Nestlé, Pernod Ricard, PepsiCo, Samsumg, Unilever e Whirlpool, entre outras, alcançado um faturamento de quase R$ 3 milhões.

Jeito novo de fazer – Até hoje, a maior parte das pesquisas qualitativas de mercado realizadas no Brasil é realizada com a metodologia “Focus Group”, em que um grupo de consumidores responde uma série de perguntas e avalia um produto enquanto é observado por pesquisadores atrás de um espelho falso. “O consumidor ganhou voz através da internet, está super conectado, tem contato com muito mais pessoas e as informações estão cada vez mais baratas e disponíveis. O cenário mudou e com isso o jeito de fazer pesquisa também tem espaço para evoluir” explica Alessandra Garrido Baronni, uma das Scoopers, como eles se autodenominam. Partindo dessa premissa, os empreendedores desenvolveram novos processos de trabalho que encontram o consumidor em seus novos momentos “on e off-line”, respeitando seus novos hábitos e conectam seus insights com informações inspiradoras de fontes secundárias”

“O sufixo ´co´ presente no nome da nossa empresa vem de conexão, colaboração e co-criação. Atualmente, o desafio não é encontrar informação, pois isso é o que mais temos. A questão é delimitar as fronteiras do que buscar, fazer uma curadoria e conectar as informações para que o resultado da pesquisa seja robusto”, explica Daniela Baronni. De acordo com a sócia, a colaboração é outro grande diferencial, já que todos os envolvidos podem e devem participar do processo de pesquisa de forma ativa. “Os consumidores nos ajudam a entender seus novos desejos e hábitos de consumo. Já os clientes, nos ajudam com as suas experiências anteriores. Nosso trabalho é criar um ambiente inspirador de discussão e transformar a contribuição de todos em entendimento, ideias a ações relevantes para as marcas.

Co-criação - O maior diferencial da Scoop&Co é a sua metodologia de co-criação, através da qual obtiveram excelentes resultados para seus clientes. “Acreditamos que os consumidores também podem ser criativos e que tudo que é preciso é uma boa dose de inspiração, um direcionamento claro e um assunto interessante que as faça contribuir e se engajar. Tudo para entregar aos nossos clientes pesquisas relevantes e inspiradoras, que possam gerar ações práticas e resultado, ou seja, fazer diferença para o negócio”, diz Caio Casseb.

Nestlé, PepsiCo e Unilever – O sucesso da empresa pode ser medido pela opinião de alguns de seus clientes. “A Scoop tem uma maneira única de trazer o consumidor para o coração das dinâmicas de inovação, o que garante frescor e relevância sem enrolação”, atesta Tatiana Lemos, gerente executiva de comunicação da Nestlé. Já para Ana Alvarez, diretora senior de pesquisa da PepsiCo, a Scoop é uma agência que trouxe novos ares e um novo jeito de fazer as coisas no mundo das pesquisas, que tanto eram necessários no Brasil. “Tudo com muita profundidade analítica e metodológica e ao mesmo tempo com uma leveza incrível. O mais bacana é que tudo isso é regado com muito positivismo e profissionalismo.

Candice Pomi, diretora de pesquisas da Unilever, conta que a Scoop&Co trouxe uma combinação inusitada para o mercado de pesquisa: arrojo, visão de negócio e um olhar curioso sobre o consumo. “Foi o primeiro parceiro a encarar metodologia como meio e não como fim, afinal o que importa é o impacto de cada descoberta. Em um mundo onde acessar informação se tornou tarefa fácil e sistematizar a busca por idéias também não separa mais o joio do trigo, eles conseguiram ressignificar o papel do pesquisador. Eles são verdadeiros curadores de oportunidades de negócio”, analisa.

Futuro – A empresa, que acaba de inaugurar um novo espaço na Vila Madalena, pretende fazer a diferença na área de pesquisa de mercado com foco em co-criação. “O povo brasileiro é considerado um dos mais criativos do mundo e precisamos aproveitar todo esse potencial para criar novas soluções para marcas e para a sociedade. Por isso, ainda este ano, lançaremos projetos relacionados à co-criação de saídas para alguns problemas sociais da cidade de São Paulo”, revela Casseb.

Perfil - A Scoop&Co Inspiring Research é uma empresa que faz pesquisa de mercado, com o mercado e para o mercado, fundada em setembro de 2011, em São Paulo por três empreendedores que sonhavam em reinventar uma área que não se renovou no Brasil nos últimos anos. Os Scoopers empregam processos de trabalho inovadores (on e off-line) para tornar a pesquisa qualitativa mais inspiradora para todos que participam do processo e para geração de respostas assertivas. Uma das principais metodologias utilizadas é a de “co-creation”, em que consumidores e clientes (marcas) trabalham juntos na criação de novas ideias e produtos. Estas crenças e a capacidade técnica de fazer pesquisa de um jeito diferente explicam o sucesso instantâneo da Scoop&Co, nos primeiros dois anos de existência realizaram diversas pesquisas para empresas como: Unilever, Ambev, Samsung, Whirlpool e Pernod Ricard, entre outras, alcançado um faturamento de quase R$ 3 milhões logo nos primeiros 15 meses de operação. Site:[ www.scoopandco.com.br].

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