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13/03/2014 - 07:44

Arquiteto naval da Rolls-Royce recebe prêmio em Londres

Sigmund Borgundvaag foi responsável por grande mudança na indústria offshore mundial.

Sigmund Borgundvaag, arquiteto naval da Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos, recebeu o prêrmio Offshore Support Journal, concedido por sua contribuição para o desenvolvimento de projetos de embarcações de apoio offshore ao longo de mais 40 anos.

O arquiteto projetou o primeiro Rolls-Royce UT, em 1974. Desde então a embarcação passou a influenciar a indústria na construção de navios destinados à exploração de óleo e gás.

Durante a cerimônia de premiação, em Londres, Sigmund Borgundvaag sua felicidade pelo conhecimento e o orgulho de ter feito parte do desenvolvimento de um navio tão importante para a indústria de óleo e gás.

É emocionante ter participado de todo o projeto de desenvolvimento dos requisitos exigidos pela indústria, em que sempre que um desafio é alcançado há um novo e empolgante para enfrentar”, celebrou Borgundvaag.

Construído originalmente para e enfrentar as duras condições do Mar do Norte, o UT passou por uma série de adaptações para atender as mais variadas funções em que a segurança da tripulação, a estabilidade e a competência são mais importantes hoje do que há 40 anos.

Sigmund lembrou ainda que, no início das explorações no Mar do Norte, não havia navio resistente o suficiente para enfrentar as duras condições climáticas e as águas agitadas da região.

“Nós nos baseamos em gerações de experiência de pesca naquelas páguas e somamos a isso a tecnologia necessária para operar em um novo tipo de campo de águas, sempre pensando na segurança da tripulação e na demanda de serviço que o navio teria. O resultado foi a embarcação pioneira no desenvolvimento da exploração de óleo e gás”, explicou.

Hoje, existem cerca de 800 embarcações UT em serviço ou em construção. Elas operam em todos os principais campos de óleo e gás do mundo e realizam ampla gama de funções, incluindo e transporte de carga para plataformas, além do manuseio e posicionamento das âncoras que mantém as plataformas flutuantes na posição correta. O modelo UT também se estende aos navios de construção submarina, navios de pesquisa sísmica e rebocadores oceânicos, usados por guardas costeiros para reboque de emergência e proteção do litoral.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, ressalta que o trabalho de Borgundvaag tem uma grande importância para a indústria de óleo e gás na forma que a conhecemos hoje.

Quando olhamos para o mar de qualquer cidade petrolífera, como Niterói, Bergen, Aberdeen ou o Golfo do México, podemos perceber um traço familiar nas embarcações que avistamos. Isso nos traz de volta o trabalho de mais de 40 anos de Sigmund”, comentou o executivo.

Itzaina ressalta que Sigmund é um membro valioso na equipe da Rolls-Royce, que inspira a próxima geração de arquitetos navais. “Ficamos muito felizes pelo prêmio e agradecemos sua contribuição para o nosso Grupo”, celebrou Francisco.

O primeiro navio Rolls-Royce UT entrou em serviço em 1974 e continua em operação até hoje. Atualmente, o UT 704, originalmente chamado Stad Scostiman, é usado em campos de petróleo na costa da Nigéria, como o nome Reliance Star 1.

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