Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2014 - 08:22

Walmart prevê crescimento de 15% na venda de bacalhau nesta Páscoa

São Paulo - O Walmart Brasil espera um crescimento duplo dígito na venda de peixes nesta Páscoa. O bacalhau seco importado é uma das grandes apostas com uma previsão de venda 15% maior do que o mesmo período do ano passado. O bacalhau dessalgado Bom Preço, marca própria da rede, é um dos produtos que promete acompanhar está curva de crescimento.

Para Semana Santa os outros pescados terão um desempenho de 11% de crescimento nas vendas, comparado a 2013. Os itens mais vendidos são a Polaca do Alasca e filé de Salmão congelado.

É neste período também que a procura pelo peixe fresco, não congelado, cresce em torno de 40%, principalmente na Sexta-Feira Santa. Porém o peixe congelado, ainda, ganha a preferência do consumidor pelo fato de poder armazená-lo por mais tempo e possuir um amplo sortimento disponível.

Você conhece os tipos de bacalhau? O almoço de Páscoa está chegando e o tradicional bacalhau já é aguardado em muitas casas. Apesar dessa popularidade, as pessoas realmente sabem o que é o bacalhau e quais os tipos que existem? Esse prato é originado de um tipo de preparo de peixe, mas pode ser feito com mais de uma espécie, ou seja, você não verá bacalhau no mar.O diretor de perecíveis do Walmart Brasil, Maurício Costa Almada, explica as diferenças entre cada tipo de bacalhau.

Tipos de bacalhau -Os tipos de bacalhau variam conforme peso, cor e textura da carne. O mais nobre é o Cod Gadus Morhua (Gadus morhua) , o verdadeiro bacalhau da Noruega, que vive nas águas geladas do Oceano atlântico, quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível. Depois vem o Ling (Molva molva) , é bem claro e mais estreito que os demais. Tem um bom corte e é muito apreciado no Brasil. Sua carne é clara, bonita e muito boa para grelhar. Em seguida, vem o Saithe (Gadus virens ou Pollachius virens). O quarto é o Zarbo (Brosmius brosme). É ideal para recheios, saladas e bolinhos. Por último, o Gadus macrocephalus. Lembra o Cod, mas apenas no formato. Como sua carne branquíssima e muito firme não se desfaz em lascas, ele pode ser usado em ensopados de cozimento prolongado, por isso o ideal é cozinhar o lombo e usá-lo desfiado também em recheios e bolinhos.

O tradicional: bacalhau salgado -Salgar artesanalmente o peixe e desidratá-lo era uma técnica de conservação para obter um alimento que resistisse ao tempo. Assim, tornou-se alimento de viajantes e de camponeses que moravam longe do mar e não tinham como conseguir pescados frescos. Eram dias sem refrigeradores. Esses produtos ajudavam a atravessar invernos rigorosos e tempos difíceis de guerra.

Introduzido no Brasil pelos portugueses, o bacalhau já era consumido pelos Vikings. Atualmente, o processo de secagem e salga começa ainda no navio pesqueiro, geralmente na Noruega. Os próprios pescadores abrem e limpam o peixe e, na sequência, mergulham-no em salmoura e penduram para secar.

O prático: bacalhau dessalgado -É vendido na peixaria e também já embalado de marca própria. É mais prático, pois vem pronto para o preparo. Não há necessidade de colocá-lo na água para retirada do excesso de sal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira