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11/12/2007 - 09:28

Okto fortalece uso de SMS no mercado de comunicação corporativa

A Unimed-Rio é caso de sucesso com o uso da ferramenta no relacionamento com clientes, aumentando a eficácia da comunicação

Brasil, dezembro de 2007 – O popular torpedo, também conhecido como Serviço de Mensagens Curtas no celular (SMS, na sigla em inglês), tem conquistado cada vez mais espaço na estratégia de marketing de relacionamento das empresas, acompanhando rota de crescimento do mobile marketing no Brasil. A Unimed-Rio, cooperativa de saúde com mais de 550 mil clientes no município do Rio de Janeiro, é um exemplo de sucesso e maturidade no uso do aplicativo de SMS com seus públicos estratégicos.

Desde 2006, a cooperativa utiliza o telefone celular como canal para envio de autorização de exames e procedimentos médicos para seus clientes, de informações para os médicos cooperados e como ferramenta de comunicação interna junto aos colaboradores. Os pedidos de autorização de procedimentos médicos, por exemplo, são diários, em grande volume e exigem retorno rápido.

Mensalmente, mais de quatro mil mensagens são enviadas para os clientes da Unimed, além daquelas direcionadas aos 1400 colaboradores, contendo informações sobre eventos, cursos e campanhas motivacionais. “Temos recebido feedback muito positivo dos clientes, médicos cooperados e colaboradores com dezenas de depoimentos favoráveis à ampliação do SMS como ferramenta de comunicação”, analisa o gerente executivo de Imprensa e Conteúdo da Unimed-Rio, Marcelo Kanhan.

A estratégia da Unimed-Rio é estabelecer uma comunicação direta, segmentada, em tempo real e mediante autorização do cliente. O modelo de relacionamento “one to one” interage e complementa o relacionamento feito por intermédio do site (www.unimedrio.com.br). “A Unimed-Rio encontrou no telefone celular o recurso necessário para reforçar a fidelização do seu público, com um custo muito competitivo e com a certeza de que a mensagem vai atingir o seu destinatário”, aponta a CEO da Okto, Ann Williams.

O futuro dessa iniciativa da Unimed-Rio será promissor, pelo menos, no que depender da base de celulares, no Brasil. A tendência é de que o crescimento da base telefonia móvel continue acelerado. O mercado brasileiro chegou a registrar 112,7 milhões de celulares, em setembro de 2007, sendo que 80,36% são pré-pagos, de acordo com o portal Teleco. Pesquisa sobre Tecnologia da Informação – Domicílio e Usuários, realizada pelo Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), também indica boas perspectiva para o uso do SMS. Segundo o levantamento, 49% dos usuários utilizam o telefone celular para mandar e/ou receber SMS.

Para 2008, a cooperativa de saúde tem como plano a ampliação no número de clientes atingidos pelo SMS e atingir outros stakeholders, como os mais de 2 mil corretores que comercializam os planos da Unimed-Rio.

Sobre a Okto - A Okto é líder na oferta de serviços de valor agregado e aplicativos de interatividade baseados em tecnologias móveis. Empresa 100% brasileira, a Okto posiciona-se como provedora de serviços móveis para grupos de comunicação, corporações e operadoras de telefonia móvel.

Responsável pela geração de soluções que movimentam um tráfego médio de 30 milhões de mensagens curtas (SMS) por mês, a Okto tem, entre seus clientes, emissoras de televisão como SBT e Band, grandes corporações de diversas verticais de mercado como Fleury - Medicina Diagnóstica, Sul América Seguros, Coca-Cola, e Submarino, entre outros, e todas as operadoras brasileiras de telefonia móvel.

Perfil da Unimed–Rio: Unimed-Rio é uma cooperativa de saúde com 35 anos de tradição que atende 550 mil clientes no município do Rio de Janeiro. Reunindo cerca de 4.500 médicos cooperados, em quase 50 especialidades, por todas as regiões do município, a cooperativa conta com 390 hospitais, clínicas, laboratórios e outros prestadores credenciados. Criada por médicos em 1971, é uma das 378 cooperativas do Sistema Unimed, a maior experiência do cooperativismo médico no mundo.

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