Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2014 - 07:56

Dados apontam que câncer de colorretal é o quarto mais frequente na população

Pouco conhecida, a doença é curável se descoberta no início.

Mudança no hábito intestinal, sangramento nas fezes e desconforto abdominal – como cólicas e gases – nem sempre são sinais de uma doença benigna. Seguido de outras complicações, os sintomas, infelizmente, podem significar câncer de colorretal. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva(INCA), os tumores localizados no intestino grosso (colón) e reto são mais comuns do que imaginamos e, para 2014, estimam-se 32.600 novos casos da doença, sendo 15 mil em homens e 17.500 em mulheres.

A patologia, que é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, é tratável e, segundo o oncologista Marcelo Cruz, do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, se descoberta a tempo as chances de cura são altas. Atualmente, as formas de diagnostico são bastante simples e o tumor pode ser identificado pela colonoscopia. “Para as pessoas que não tem histórico de câncer na família ou que não apresentem sintomas sugestivos do câncer de intestino, recomenda-se que o exame de rastreamento seja realizado a partir dos 50 anos de idade”, explica o especialista.

Entre os principais fatores de risco dos tumores colorretais estão os hábitos de vida inadequados, como: . dieta baseada em consumo excessivo de carne vermelha |.rica em gorduras e pobre em fontes de fibras (frutas e verduras) |.falta de exercícios físicos regulares (sedentarismo) |.tabagismo |.consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira