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14/03/2014 - 08:32

Índice FIPE/Buscapé em fevereiro de 2014”

Em fevereiro/2014 o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 0,14% - 9º mês em que houve aumento de preços em uma série de 37 meses. Neste período de acompanhamento dos preços no comércio eletrônico brasileiro, observa-se que em 76% dos meses houve queda de preços, conforme ilustra a figura 1. Observa-se, entretanto, que houve aumento médio de preço em 5 dos últimos 7 meses, ainda refletindo a desvalorização do real e seu impacto sobre os preços dos produtos importados, mas a variação acumulada neste período foi de apenas 0,07%, em função da expressiva queda de -2,44% em dezembro/13.

Neste mês de fevereiro houve grande predominância de grupos com queda de preços, com 7 dos 10 grupos enquadrando-se nesta situação: Moda e Acessórios (-2,61%), Eletrônicos (-0,94%), Brinquedos (-0,63%), Esportes e Lazer (-0,57%), Fotografia (-0,56%), Telefonia (-0,54%) e Cosméticos e Perfumaria (-0,36%). Entretanto, entre os 3 grupos que tiveram aumento de preços dois têm grande importância no volume de compras do e-commerce: Eletrodomésticos (1,53%) e Informática (0,77%), conforme a figura 2. Das 203 categorias pesquisadas, 113, ou 56%, tiveram queda média de preço de -0,90%, com destaque para: “malas” (-6,92%), “capa para tablet” (-5,36%), “tênis” (-3,72%), “secador de cabelos” (-2,44%), “tenda gazebo” (-2,42%), “bonecas” (-2,40%), “esteira” (-2,37%) e “chuteira” (-2,11%). Das 203 categorias de produtos pesquisadas no mês, 91, ou 44%, tiveram aumento médio de preço de 1,38%, com destaque para: “triturador de alimentos” (6,16%), “ar condicionado” (3,62%), “freezer” (2,99%), “processador” (2,90%), “memória para pc” (2,58%), “ventilador/circulador” (2,56%), “microondas” (2,46%), e “notebook” (1,80%). Observa-se entre os produtos com maiores aumentos mensais de preços em fevereiro/14 uma predominância de categorias de Eletrodomésticos e de Informática.

.Em um período de 12 meses (Fev14/Fev13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,22%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais do Índice Fipe Buscapé, mas de qualquer forma a série de 26 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 25 quedas de preços e apenas um aumento em novembro/13, conforme a figura 3.

A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 7,2% inferior à variação dos preços médios pelo IPCA em Jan14/Jan13, mas que esta tendência vem diminuindo desde novembro de 2012 – quando era 13% inferior - devido à desvalorização cambial que impacta diretamente os preços dos produtos importados, que por sua vez têm importante presença no e-commerce. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor.

No período anual Fev14/Fev13, dos 10 grupos pesquisados, 5 apresentaram aumento de preço, e 5 redução, havendo expressivas diferenças entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 5. Há uma predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 142 categorias de produtos pesquisadas, 91 (64% do total) tiveram aumento médio de preço de 2,88%, e 52 (36% do total) tiveram uma queda média de preço de -6,09%.

O grupo com a maior queda foi o de Moda e Acessórios (-8,84%), muito influenciado por “chuteira” (-18,18%) e “tênis” (-17,01%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-7,64%) – influenciado pela redução de -9,66% nos preços de “celulares e smartphones” – seguido por “Eletrônicos” (-5,43%), devido principalmente às quedas de “blue-ray player” (-6,65%), “TVs” (-6,07%) e “micro system/mini system” (-5,57%). O quarto grupo foi Fotografia (-5,08%) – influenciado pela queda de -6,71% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que tem expressivo peso no e-commerce - registrou significativo aumento anual de preço de 4,11% no período Fev14/Fev13, com destaque para: “lavadora de alta pressão” (7,02%), “ventilador” (6,83%), “microondas” (6,05%), “freezer” (5,56%), “ar condicionado” (5,51%) e “geladeira” (4,20%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Fev14/Fev13, além dos já citados, foram: “camisa de time de futebol” (-11,35%), “dock station” (-12,04%), “leitor de e-book” (-6,44%), “tablet” (-5,48%), “scanner” (-4,72%) e “home theater” (-4,42%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (36,32%), “míni veículo” (15,04%), “climatizador” (12,55%) e “processador” (9,10%).

A queda de -1,22% do Índice FIPE/Buscapé no período Fev14/Fev13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 5,9% e 3,66%, respectivamente, no período Jan14/Jan13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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