Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2014 - 08:32

Lojas Americanas atinge lucro líquido de R$ 273,2 milhões no 4T13, avanço de 10,1%

Crescimento de 18,2% na receita líquida consolidada e lucro líquido de R$ 452,2 milhões, um crescimento de 15,4% milhões em 2013, em comparação aos R$ 391,7 milhões reportados em 2012. “Sempre Mais Brasil: 80 anos em 4!” – 400 lojas inauguradas.

Rio de Janeiro – Lojas Americanas S.A. [Bovespa: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], empresa que ocupa posição destacada no ranking das maiores redes de varejo do Brasil, com 856 lojas e presença em 25 estados mais o Distrito Federal, anunciou no dia 13 de março (quinta-feira), os resultados do quarto trimestre de 2013 (4T13) e do ano de 2013.

Receita Bruta -Em 2013, a receita bruta controladora atingiu R$ 8,945 bilhões, um crescimento de 11,2% em relação a 2012. No consolidado, a receita bruta alcançou R$ 15,456 bilhões, acréscimo de 18,1% em relação à receita bruta registrada em 2012.

Receita líquida -Em 2013, a receita líquida controladora atingiu R$ 7,716 bilhões um avanço de 12,6% em relação a 2012. Na visão consolidada, a receita líquida cresceu 18,2%, atingindo R$ 13,401 bilhões.

Receita líquida “Mesmas Lojas” -O crescimento na receita líquida “mesmas lojas” foi de 10% no quarto trimestre e 9% em 2013.

Margem bruta -A margem bruta da controladora foi de 33,3% da receita líquida em 2013, um aumento de 0,5 p.p.. No consolidado, a margem bruta foi de 30,4% da receita líquida, uma evolução de 0,5 p.p..

Ebitda ajustado - O Ebitda ajustado na visão controladora totalizou R$ 1.415,4 milhões em 2013, um crescimento de 14,6% em relação a 2012. A margem Ebitda ajustada controladora foi de 18,3% da receita líquida em 2013, um crescimento de 0,3 p.p. em relação a 2012. O Ebitda ajustado consolidado atingiu R$ 1.846,0 milhões em 2013, uma margem Ebitda ajustada consolidada de 13,8% da receita líquida em 2013.

Resultado líquido -O lucro líquido da controladora atingiu R$ 452,2 milhões em 2013, um crescimento de 15,4%. No consolidado, o lucro líquido cresceu 12,8% em 2013, alcançando R$ 462,9 milhões.

B2W Digital - Em 2013, a receita bruta consolidada atingiu R$ 6,965 bilhões, um crescimento de 28,5% em relação a 2012. O Conselho de Administração da Companhia aprovou um aumento de capital no valor de R$ 2,380 bilhões. O objetivo é melhorar a estrutura de capital da Companhia e os recursos obtidos por meio de sua realização serão destinados à amortização de parte da dívida.

Expansão -No programa “Sempre Mais Brasil – 80 anos em 4!” inauguramos 400 novas lojas e o nosso quarto centro de distribuição em Uberlândia-MG.

“Em 2013, conquistamos grandes avanços em nossa estratégia multicanal. O desempenho dos nossos principais indicadores operacionais continuou em linha com a evolução observada nos últimos anos, aliando crescimento e rentabilidade. Na visão consolidada, alcançamos uma receita bruta de R$ 15,5 bilhões no ano de 2013. No mesmo período, a receita líquida foi de R$ 13,4 bilhões, um crescimento de 18,2%. A geração de caixa operacional consolidada, Ebitda*, totalizou R$ 1,8 bilhão, um crescimento de 17,4%, com uma margem Ebitda* de 13,8% e o lucro líquido do ano foi de R$ 462,9 milhões. Na controladora, destacamos o crescimento de 9% da receita líquida no conceito “mesmas lojas”, que considera apenas as lojas inauguradas há mais de um ano. No segmento de lojas físicas, continuamos com um desempenho sólido, alcançando presença em mais de 290 cidades do país e dando início às operações do nosso quarto centro de distribuição. O programa “Sempre Mais Brasil” foi concluído com êxito, aumentando consideravelmente o número de lojas da Companhia, praticamente dobrando o número de cidades atendidas pelas lojas físicas e marcando a nossa entrada em três novos estados: Acre, Amapá e Tocantins. O sucesso do programa de expansão orgânica, iniciado em 2010, é motivo de orgulho e estamos entusiasmados com a sua continuidade. Nos próximos anos, manteremos o ritmo de expansão orgânica com o objetivo de capturar as oportunidades do varejo brasileiro, seguindo a nossa visão de atender as necessidades dos nossos clientes superando as suas expectativas. Ao longo de 2014, continuaremos fortalecendo nossa estrutura multicanal com o objetivo de trazer mais conveniência para os nossos consumidores e oferecer a melhor experiência de compra.

Para B2W Digital, o ano de 2013 representou a primeira etapa do plano de investimentos de três anos (2013, 2014 e 2015), possibilitando que a Companhia avançasse em sua estratégia de estar mais próxima dos clientes. Dentre os investimentos realizados, destacam-se as quatro aquisições estratégicas, sendo três aquisições de empresas de tecnologia especializadas em desenvolvimento de sistemas – Uniconsult, Ideais e Tarkena – e a aquisição da Click – Rodo, transportadora especializada em operação para o comércio eletrônico. Além disso, foram abertos três novos centros de distribuição, aumentando em 60% a capacidade de armazenagem da B2W. Duas iniciativas muito importantes também realizadas em 2013 foram: o lançamento da categoria de Moda e o início da operação do Marketplace. Outros destaques foram a escolha da B2W Digital para operar toda a loja online da Ambev – incluindo as plataformas tecnológica e logística, e a loja online da FIFA, que possui produtos licenciados exclusivos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Em 2013, a Lojas Americanas foi eleita a grande vencedora do Prêmio Época Reclame Aqui – As Melhores Empresas para o Consumidor, na categoria Rede de Varejo. A premiação e o selo de qualidade RA 1000 mostram que estamos no caminho correto, buscando realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas. Também em 2013, a Companhia foi eleita como a melhor empresa da categoria de varejo do anuário Maiores e Melhores da revista Exame, pela sétima vez. Como recompensa da mobilização de toda a B2W em oferecer a melhor experiência digital aos clientes, ao longo do ano a Companhia conquistou os principais prêmios do mercado, tais como: Quatro Prêmios Época Reclame Aqui - As Melhores Empresas para o Consumidor e o Prêmio Top of Mind Internet, pelo sétimo ano consecutivo. Essas conquistas ratificam a posição da B2W como a número um em atendimento ao cliente na Internet.

Dentro de nossa visão de “ser a melhor empresa de varejo no Brasil”, é importante destacar os nossos esforços para sermos considerados pela sociedade como uma empresa social e ecologicamente responsável. Nesse sentido, aderimos no dia 1º de novembro ao Pacto Global da ONU, no qual nos comprometemos a adotar às melhores práticas corporativas de respeito aos direitos humanos, em relação às questões trabalhistas, bem como ao meio ambiente e à ética nos negócios.

A concretização de nossos objetivos depende da dedicação de nossos associados, que estão inseridos em uma cultura organizacional caracterizada pela meritocracia e voltada para resultados. Acreditamos no potencial do nosso time e, por isso, continuamos a intensificar os programas de treinamento, desenvolvendo internamente nossos profissionais para crescerem junto com a Companhia.

Reiteramos a confiança no desenvolvimento do país e para 2014, da mesma forma que nos anos anteriores, “continuaremos no nosso caminho de aprendizagem e superação, o que nos deixa naturalmente entusiasmados, pois alcançaremos novos patamares de resultados, sempre buscando um melhor atendimento das necessidades dos nossos clientes”.

Finalmente, gostaríamos de agradecer a dedicação e garra dos nossos associados, assim como o apoio e confiança que recebemos de nossos fornecedores, clientes e acionistas”, comenta a administração ,que diz “Queremos Sempre Mais”.

Perfil - A Lojas Americanas, uma das principais redes de varejo do Brasil, está presente em todo o território nacional por meio de sua rede multicanal composta por lojas físicas, comércio eletrônico, quiosques, televendas, canal de TV e operação de catálogos. A Companhia opera com dois formatos de loja: o Tradicional e o Express. O primeiro possui em média 1.400 metros quadrados de área de vendas, reposição diária de estoques e sortimento de 60 mil itens. Já o segundo tem em média 400 metros quadrados de área de vendas, logística just-in-time e sortimento de 15 mil itens, selecionados de acordo com as características de cada localidade. O sortimento da Lojas Americanas está em constante evolução, sempre com objetivo de atender às necessidades do cliente superando as suas expectativas. Atualmente, as 856 lojas – 548 no formato Tradicional e 308 no formato Express – equivalentes a 807 mil metros quadrados de área de vendas, estão presentes em 297 cidades de 25 estados mais o distrito federal e são abastecidas por quatro centros de distribuição localizados em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. No comércio eletrônico, a Companhia atua por meio da B2W Digital, resultado da fusão em 2006, entre Americanas.com e Submarino, atende todo o território nacional e detém as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, B2W Viagens, Ingresso.com, Submarino Finance, Blockbuster® Online e SouBarato. [http://ri.lasa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira