Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 09:36

A hora do descanso

Empresas também são beneficiadas com o período de férias dos trabalhadores.

A legislação trabalhista garante que, após um ano de trabalho, todo funcionário tem direito a férias, mesmo aqueles que não possuem registro em carteira. Apesar de ser permitido vender parte das férias à empresa, pelo menos 20 dias devem ser de descanso obrigatoriamente. “Esse período é de suma importância, pois promove a recuperação físico-mental, o descanso e dá ao trabalhador a oportunidade de participar de atividades sociais e familiares”, explica Evelyse Reis, psicóloga do Sefit Prevenção Laboral.

Até que as férias finalmente cheguem, os trabalhadores ficam bastante ansiosos. Esse sentimento soma-se à tensão do final do ano, quando acontecem os fechamentos de metas e balanços anuais, podendo prejudicar o rendimento pessoal e da empresa. “Para administrar melhor o cansaço físico-mental acumulado, as atividades corporais, como ginástica laboral e relaxamentos, podem ser intensificados, diminuindo a ansiedade de final de ano”, aconselha a psicóloga.

Quando o período de férias chega, é tempo de restauração e descanso para o corpo, inclusive, prevenindo doenças ocupacionais. “As férias contribuem para a recuperação dos tecidos corporais que estavam sendo prejudicados pelas longas jornadas de trabalho, postos de trabalho não-adequados e posturas erradas na realização de atividades”, esclarece o fisioterapeuta do trabalho, Rodrigo Azevedo. Como o trabalhador sai da sua rotina normal, ele deixa de sobrecarregar as estruturas que normalmente são exigidas na sua atividade profissional, evitando as lesões e doenças por esforços repetitivos.

Para que sejam, de fato, uma renovação para o corpo, deve-se deixar de lado a idéia de que férias são sinônimas de marasmo e ócio. “Os tecidos de nosso corpo precisam de estímulo para sua regeneração, por isso, a inatividade total está fora de cogitação”, ressalta o fisioterapeuta. As sugestões são fazer aquilo que se gosta, praticar atividades físicas, dormir e comer adequadamente.

De volta ao trabalho - Depois das férias, os trabalhadores estão muito mais motivados e animados para as tarefas e as empresas podem aproveitar esse momento para atividades que usem a criatividade. “Pode-se usar esse período para desenvolver planejamentos, estratégias e treinamentos”, observa a psicóloga Evelyse.

Desde o início do ano, as empresas podem trabalhar para evitar que essa motivação acabe ao longo do tempo. “É possível manter esse ânimo, proporcionando qualidade de vida, promovendo treinamento para desenvolver habilidades, reconhecendo e valorizando o potencial de cada trabalhador e oferecendo oportunidades de crescimento na empresa”, sugere a especialista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira