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11/12/2007 - 09:40

Escolas campeãs do Prêmio Embraco de Ecologia 2007 são anunciadas em Joinville

Joinville(SC) - A Embraco acaba de anunciar o resultado do Prêmio Embraco de Ecologia durante o evento de encerramento da edição 2007, na Associação Desportiva Embraco (ADE). Captação de água da chuva, preservação de manguezal e Agenda 21 são algumas das temáticas escolhidas.

Durante o evento, a Embraco também lançou o livro “Idéias para um planeta melhor”, em comemoração aos 15 anos do programa de educação ambiental. A obra será distribuída para toda a rede de ensino.

O Prêmio Embraco de Ecologia nasceu com o objetivo de despertar junto às novas gerações o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela preservação dos recursos naturais, e já beneficiou 70 mil alunos.

PEE 2007 – Escolas vencedoras.: Instituição: . E.M. Profª Elizabeth Von Dreifuss Diretora : Raquel Noely Baumgarten Coordenadora do projeto: Silvia Alexandra Zanotti Corá (auxiliar de direção). Na fase projetos, já venceu o PEE em 2003, na Categoria Semente.

Projeto.:Captando a água e recriando a vida: uma perspectiva de desenvolvimento sustentável - Despertar nos alunos a responsabilidade de serem, eles próprios, os gestores do meio ambiente, por meio da gestão adequada da água no ambiente escolar; escola se propõe a construir um sistema de captação de água de chuva e a adotar outros mecanismos para economizar esse recurso natural, além de levar aos estudantes informações sobre a Lei das Águas, a Gestão de Bacias Hidrográficas (escola localizada na Bacia Hidrográfica do Cubatão Norte) e a fazê-los compreender a relação existente entre mata ciliar preservada e conservação dos mananciais.

. E.M. Profª Maria Regina Leal Diretor: Manoel Lasta | Coordenadora do projeto: Eliane Bastos Drevek (supervisora escolar). Na fase projetos, já venceu o PEE em 1997 e, em 2004, na categoria Raiz.

Projeto.:Na Rota do Manguezal – Sensibilizar alunos e comunidade sobre a importância da preservação do ecossistema manguezal para a manutenção da vida marinha e levá-los a compreender a origem dos impactos humanos sobre esse ecossistema; evidenciar as belezas naturais existentes na Ilha dos Espinheiros como forma de elevar a auto-estima da comunidade (escola dá continuidade ao projeto, por reconhecer que embora tenha avançado no tema, este exige um esforço contínuo para chegar a resultados efetivos).

. E.M. Zulmira do Rosário Miranda Diretora: Elizete Maria de Souza da Rosa | Coordenadora do projeto: Marilaine Rocha Elling (supervisora escolar). Na fase projetos, já venceu o PEE em 1997, 1998 e, em 2004, na categoria Raiz.

Projeto.: Núcleo de Pesquisa para a Qualidade Ambiental – Jovens Cientistas – Estudar, por meio de pesquisas de campo, parâmetros relacionados à qualidade do ambiente e à qualidade de vida no lar, associando-os às mudanças climáticas globais; escola se propõe a criar um núcleo de pesquisa multidisciplinar (Jovens Cientistas), que terá o apoio dos grupos já existentes (Jovens Radialistas, Jornalistas, Fotógrafos, Cineastas e Contadores de História), criados em 2005 com a implantação do Projeto Jovens Protagonistas.

Categoria Semente.: E.E.B. Dom Pio de Freitas Diretora: Iria Éclair Stoeberl da Silva | Coordenadora do projeto: Mary Elisabeth de Paino Mello (assistente técnica pedagógica). Vencedora em 2006 na categoria Semente.

Projeto.: Escola Referência – Consolidando a Agenda 21 na Escola – Escola dá continuidade ao projeto iniciado este ano, por reconhecer que a implantação da Agenda 21 é um processo de longo prazo; horta orgânica, arborização e ajardinamento do ambiente escolar, coleta seletiva de lixo, redução do consumo de água, incentivo à alimentação saudável, estímulo à leitura, ateliê de arte e estimulo à geração de renda são algumas das ações já realizadas, que terão continuidade ou serão aperfeiçoadas.

E.E.B. Plácido Xavier Vieira Diretora: Brunilde Mertz da Costa | Coordenadoras do projeto: Eliane Verônica Siewerdt, Gisele Silveira e Samanta Vieira (assistentes técnicas pedagógicas).

Projeto.: Permacultura: um caminho para semear a consciência ambiental – A partir de uma visão holística, a escola se propõe a trabalhar a relação homem e ambiente, evidenciando a interdependência entre todos os seres do planeta; planeja também capacitar os professores para que insiram a educação ambiental em todas as disciplinas e melhorar o ambiente físico da escola, praticando a permacultura – cultura permanente de manejo sustentável do planeta Terra.

E.M. Valentim João da Rocha Diretora: Luci Leila da Cunha Nunes | Cordenadora do projeto: Maria de Fátima Belmiro (professora). |

Projeto.: A interação do aluno pesquisador e multiplicador do conhecimento no processo de higiene individual, coletiva e ambiental relacionada ao caramujo africano – Com base em pesquisa de campo já realizada, que aponta a existência dessa espécie “exótica e invasora” na região onde a escola está localizada, a instituição planeja que seus alunos recebam informações e se sensibilizem para a importância do equilíbrio ambiental e a dependência deste das ações do homem, estimulando a eliminação da espécie na região.

Colégio Santo Antônio Diretor: Tarcísio Bratti | Coordenador do projeto: Darci dos Santos Filho (professor).

Projeto: Sacola Permanente: uma alternativa de proteção ao meio ambiente – Já trabalhando em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Iririú e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Joinville, entre outros, na implantação da Sacola Permanente para compra de pão, com vistas a eliminar a sacola plástica, o colégio deseja ampliar seu envolvimento na causa, a partir da sensibilização de todos os seus alunos e da transformação destes em multiplicadores da necessária mudança de hábitos.

Colégio Santo Antônio Diretor: Tarcísio Bratti | Coordenador do projeto: Darci dos Santos Filho (professor).

Projeto: Entre flores, plantas, borboletas e leitura: a formação ambiental na infância – Estimular nas crianças princípios éticos fundamentais na formação da cidadania, como o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e a sensibilidade no que concerne a todas as manifestações de vida que integram o ambiente escolar; entre as ações a serem colocadas em prática, está o ajardinamento do espaço escolar e a instituição da “Ecomala”, uma velha mala a ser adaptada para que se transforme em biblioteca móvel, com acervo próprio à idade dos alunos.

Categoria Sementinha.:Diretora: Nilda Teresinha dos Santos Lencina | Coordenadora do projeto: Krista Liliane Engel.

Projeto: Projeto: Entre flores, plantas, borboletas e leitura: a formação ambiental na infância – Estimular nas crianças princípios éticos fundamentais na formação da cidadania, como o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e a sensibilidade no que concerne a todas as manifestações de vida que integram o ambiente escolar; entre as ações a serem colocadas em prática, está o ajardinamento do espaço escolar e a instituição da “Ecomala”, uma velha mala a ser adaptada para que se transforme em biblioteca móvel, com acervo próprio à idade dos alunos.

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