Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 09:40

FINEP premia a inovação

Em sua décima edição, Prêmio FINEP será entregue no dia 12 de dezembro, no Palácio do Planalto.

O encerramento da edição 2007 do Prêmio FINEP de Inovação será no dia 12 de dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. O julgamento das propostas finalistas nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Inovação Social, Instituição de C&T e Inventor Inovador, acontece no dia 11 de dezembro, no Hotel Mercure, na capital federal. Ao todo, 30 instituições concorrem à Etapa Nacional do Prêmio finep, "competição na qual todos ganham" segundo Luis Fernandes, presidente da agência de inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia. Cada uma das seis categorias foi disputada por representantes das cinco regiões do Brasil, vencedores nas etapas regionais.

Há ainda uma categoria especial para inventores, criada em 2005 a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao contrário das outras categorias, que recebem inscrições diretas, os concorrentes a Inventor Inovador são escolhidos a partir de uma lista elaborada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Prêmio FINEP de Inovação acaba de completar uma década. Criada em 1998, a premiação valoriza iniciativas empreendedoras em todo país e vem crescendo a cada ano, com novas categorias e mais participantes. Apóia todas as etapas do processo de inovação, desde a pesquisa em laboratório ao desenvolvimento de mercados para produtos e processos inovadores.

"O Prêmio é o Oscar da Inovação. Por meio deste troféu a agência reconhece as boas idéias que estruturam a sociedade do conhecimento", comenta Carlos Ganem, superintendente de Articulação Institucional da FINEP.

Na sua primeira edição, restrita à região Sul, foram 25 inscritos. Na edição deste ano, o número de participantes superou os 730. Desde 2000, com a expansão para todos os Estados brasileiros, verificou-se um aumento de quase 40% no número de inscrições. Ao todo, 3.029 projetos passaram pelo júri nas diferentes edições do Prêmio FINEP.

Além do troféu concedido a todos os vencedores, na categoria Pequena Empresa, o vencedor recebe, ainda, um lap top do Sebrae Nacional e uma bolsa de estudo integral do Instituto COPPEAD de Administração, da UFRJ, para um dos seus cursos (MBA em Marketing, Finanças, Saúde ou Logística). Todos os demais vencedores ganham bolsas de desenvolvimento científico e tecnológico do CNPq e participam de um workshop na sede do British Council no Rio de Janeiro com especialistas em inovação do Reino Unido, para troca de experiências com empresas do mesmo ramo.

Outra patrocinadora do Prêmio, a Petrobras concederá às empresas e instituições premiadas bolsas de estudo integral para um curso MBA, a ser realizado na cidade sede da empresa, além de visita às instalações operacionais na Unidade de Negócios da Bacia de Solimões, na Amazônia. A Tavares Propriedade Intelectual oferecerá subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca.

Os finalistas: Produto:Norte: Oxigênio da Amazônia / RO: Usina instalada em hospitais que produz oxigênio gasoso - pronto para o consumo.

Nordeste: Armtec Tecnologia em Robótica / CE: Aparelho simula condições do asfalto em rodovias depois de até 10 anos de uso.

Centro-Oeste: BTHEK Biotecnologia / DF: BT-HORUS SC - Bioinseticida Microbiano para combater a larva do mosquito Aedes Aegypti, da Febre Amarela, do Mosquito Borrachudo, da Malária e do Pernilongo comum.

Sudeste: Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) / SP: Phenon 100 - 1º jato executivo de pequeno porte, que combina requisitos arrojados de performance, conforto e design aliados a um baixo custo de operação e manutenção.

Sul: Fras-le / RS: Lonas de freio produzidas a partir de resíduos resultantes da fabricação de outros materiais.

Processo:Norte: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) / AM: Substância obtida a partir do gengibre inibe o crescimento de células cancerígenas.

Nordeste: Cerâmica Dantas (CEDAN) / CE: Queima não convencional que alia alto eficiência, baixo custo e pouco consumo de lenha, minimizando a poluição ambiental

Centro-Oeste: Hedesa Tecnologias / GO: Desenvolvimento de processos termo catalíticos para obtenção de combustíveis, a partir de resíduos como óleo vegetal.

Sudeste: Orbital Engenharia Ltda / SP: Execução de um processo de modo semi-automático, consistindo de uma estação de aplicação de adesivo e de uma estação de posicionamento e colagem da cobertura de proteção, também controlados por microcomputador.

Sul: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) / PR: Esgoto tratado é utilizado para enriquecer o solo e aumentar a produtividade do cultivo de milho, soja e trigo em municípios do Paraná.

Pequena Empresa:Norte: Central Laminações / RO: Presta assistência e manutenção que otimizam a performance de ferramentas utilizadas pela indústria moveleira.

Nordeste: Armtec Tecnologia em Robótica / CE: Incubada na Universidade de Fortaleza, a empresa criou o Saci, equipamento utilizado no combate a incêndios. Até o final do ano será lançado o Samba, submarino não-tripulável.

Centro-Oeste: Ecoban Agroindustrial / MT: Disponibilizar alimentos diferenciados, saborosos e saudáveis, oriundos da região amazônica, investindo em inovação com qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Sudeste: Nanox Tecnologia / SP: Utilizar nanotecnologia para produzir materiais com propriedades especiais e funções inovadoras, que possibilitem aplicações diferenciadas nos negócios e na qualidade de vida das pessoas.

Sul: Angelus Indústria de Produtos Odontológicos / PR: Obtenção de produtos e técnicas, na maioria das vezes exclusivas (patenteadas) que facilitem o acesso dos profissionais da área à prática odontológica inovadora.

Média/Grande Empresa:Norte: Gramazon - Granitos da Amazonia / RO: Extrai 210 mil m2 de granito de dez tonalidades exclusivas. Exporta para mais de 15 países e está presente no memorial às vítimas do atentado às Torres Gêmeas em Nova Iorque.

Nordeste: Fotosensores Tecnologia Eletrônica / CE: Soluções inovadoras de fabricação, instalação, gerenciamento, processamento, pós-entrega e operacionalização de sistemas de monitoramento eletrônico de infrações de trânsito.

Centro-Oeste: Dígitho Soluções em Software / MS: Desenvolver soluções em software de fácil utilização, design e domínio tecnológico, para clientes com mentalidade produtiva e inovadora.

Sudeste: Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos / SP: Pesquisar, desenvolver, produzir e comercializar moléculas e medicamentos, que contribuam para o avanço da saúde humana e seu bem estar.

Sul: Whirlpool S/A - Unidade de Eletrodomésticos / SC: Fabricar, com as marcas Brastemp e Consul, todos os produtos da linha branca (refrigeradores, freezers, fogões, etc.).

Inovação Social:Norte: Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais / AC: Os Encauchados de Vegetais eram fabricados antes da chegada do homem branco na Amazônia. O projeto é auto-sustentável, preserva a floresta e proporciona o sustento das famílias envolvidas. O nome "Encauchados" vem do termo indígena cauctchu, árvore que chora, alusivo ao látex que escorre da seringueira.

Nordeste: Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (COFEP) / PB: Ex-bóias-frias produzem crisântemos e garantem renda de até dois salários mínimos.

Centro-Oeste: Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado / GO: Desenvolver e adaptar soluções de tecnologias socioambientais, a partir dos princípios e métodos de permacultura - aproveitamento de dejetos para produção de húmus.

Sudeste: Embrapa - Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite / MG: Reduzir a contaminação microbiana do leite com tecnologia social (o "Kit Embrapa de Ordenha Manual® - KIT), a partir de parcerias com produtores de leite de base familiar, de diferentes comunidades e regiões do País.

Sul: Instituto Morro da Cutia de Agroecologia / RS: Fabricação de biocombustível a partir de óleo de cozinha.

Instituição de C&T:Norte: Genius Instituto de Tecnologia / AM: Desenvolve projetos e plataformas tecnológicas de acordo com as necessidades dos clientes.

Nordeste: Laboratório de Bio-Marinha e Biomonitoramento (LABIOMAR) / BA: Realiza pesquisa com microorganismos para estipular o nível de substâncias contaminantes presentes em rejeitos de fábricas.

Centro-Oeste: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / DF: Viabiliza soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural, com foco no agronegócio, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício dos diversos segmentos da sociedade brasileira.

Sudeste: Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) / ES: Contribui para o desenvolvimento rural sustentável com geração, inovação e adaptação de tecnologias, produtos, conhecimentos e processos, através de ações no âmbito da pesquisa, assistência técnica e extensão rural aos agricultores de base familiar e pescadores.

Sul: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Inovapuc / RS: Formada por oito unidades periféricas, a Inovapuc tem o objetivo de integrar as ações desenvolvidas na PUC.| Site: www.finep.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira