Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2014 - 09:04

Finep financia novas pesquisas da GEO Energética para biogás

R$ 160 milhões serão investidos em desenvolvimento de biotecnologia para a produção de biogás.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) acaba de liberar R$ 160 milhões para a GEO Energética ampliar suas pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias para a expansão do uso de materiais orgânicos na produção do biogás no Brasil. A GEO atua há 13 anos nesse setor, investindo recursos próprios em pesquisas e na produção de biogás a partir da reciclagem de resíduos orgânicos do setor sucroalcooleiro. Hoje, a empresa detém tecnologia inovadora e única no mundo para a produção do biogás em larga escala. Com as novas pesquisas financiadas pela Finep, a GEO quer contribuir com tecnologia nacional para que o biogás tenha uma participação efetiva e significativa na matriz energética brasileira.

"Para nós, esse financiamento representa o aval do Governo Federal ao avanço biotecnológico que a GEO já conquistou nos últimos dez anos e será essencial para iniciarmos uma nova fase no Programa de Inovação da empresa. Com esses recursos, vamos realizar um conjunto de novas pesquisas envolvendo os processos de limpeza e purificação do biogás. Isso é necessário para que o biogás brasileiro possa alcançar especificações técnicas que garantam seu uso como combustível veicular (biometano) e para a geração de energia elétrica. Isso será essencial para o futuro do Brasil", afirma Evaldo Fabian, diretor da GEO Energética.

O Brasil é um dos líderes mundiais na agroindústria, mas ainda não explora todo o potencial desse setor na geração energética. Por isso, a GEO iniciou pesquisas nessa área e agora ampliará seu trabalho com o apoio da Finep por mais dez anos. As novas pesquisas terão sete focos diferentes: uso de resíduos agroindustriais do setor de proteínas animais; desenvolvimento de sistemas de produção de biogás com culturas energéticas; aperfeiçoamento dos processos de biodigestão da biomassa; purificação do biogás com a remoção do H2S e a redução dos níveis de umidade; concentração do biogás e sua transformação em biometano; desenvolvimento de usos do biometano veicular, em substituição ao óleo diesel; biogás como fonte de energia alternativa para as usinas sucroalcooleiras; escalabilidade do sistema de biodigestão e o seu uso na geração de energia elétrica; e desenvolvimento dos resíduos da biodigestão como fonte de fertilizantes organominerais.

"Ao final dessas novas pesquisas, vamos consolidar tecnologia 100% nacional, desenvolvida por pesquisadores e cientistas brasileiros, que permitirão a formulação de sistemas de produção de energia a partir do biogás totalmente adaptado às necessidades e realidades do país. Não vamos mais ter que usar tecnologia importada para usufruir de todo o potencial energético da biomassa brasileira. A GEO se orgulha de estar à frente desse processo que certamente marcará nossa história e será deixado de herança para as futuras gerações", destaca Fabian.

Perfil - A GEO Energética é uma empresa 100% brasileira que, após 13 anos de pesquisas, desenvolveu um processo biotecnológico único e inovador para a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos da agroindústria.

Hoje, é líder nacional na produção de biogás obtido a partir dos resíduos da indústria sucroalcooleira, com operação em escala industrial no Paraná.

O biogás produzido pela GEO pode ser usado na geração de energia elétrica de fonte renovável ou na produção do Biometano, para a substituição de óleo diesel.

A GEO Energética desenvolve soluções customizadas e economicamente viáveis na implantação de projetos para o aproveitamento dos resíduos da agroindústria, com grandes benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira