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15/03/2014 - 09:10

Confecção do futuro: ABDI projetará planta industrial têxtil de última geração

A iniciativa vai traçar a viabilidade de um modelo de negócio inovador e selecionar interessados na sua implementação.

Brasília– Elaborar um estudo de viabilidade técnica e econômica da "empresa de confecção do futuro", com modelo de negócio baseado em conceitos inovadores, para servir de referência aos empresários do setor no Brasil. Esse é o objetivo de um dos principais projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a cadeia produtiva de têxteis e confecções em 2014. A iniciativa envolve a contratação de uma consultoria especializada em projetos de manufatura e instalação de unidades produtivas, que ficará responsável pelo estudo do negócio e pela seleção de um empreendedor interessado em implementá-lo.

De acordo com o especialista da ABDI Caetano Ulharuzo, a execução da iniciativa será dividia em quatro etapas principais. “Num primeiro momento, uma equipe formada por consultores e representantes da ABDI e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) vai debater e definir os conceitos básicos que serão adotados no pré-projeto da empresa, sempre levando em consideração a viabilidade técnica e econômica de implementação. Essas escolhas iniciais permitirão projetarmos uma empresa que provoque verdadeiras rupturas inovativas”, detalha.

A segunda etapa do projeto envolve a apresentação dos conceitos a empresários do setor, durante um workshop que será promovido em São Paulo. Já a terceira fase será pautada pelo processo de escolha de um realizador para o empreendimento. Esse processo inclui o preenchimento de fichas de interesse e a aplicação de questionários durante entrevistas com empresários interessados. “A seleção do empresário que melhor se encaixa no perfil esperado será feita por uma comissão de cinco pessoas, a partir de critérios objetivos previamente elaborados pela consultoria. Participarão dessa comissão, além de um consultor, um representante da ABDI, um da Abit, um do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Senai Cetiqt) e mais um representante escolhido por estas entidades”, conta Ulharuzo.

O empresário escolhido assinará um termo de compromisso para passar à próxima etapa do projeto, demonstrando o interesse em fazer os investimentos necessários. Nessa última fase, a iniciativa prevê a elaboração de um estudo de viabilidade definitivo, com conceitos sobre o empreendimento e os produtos a serem realizados, um estudo de mercado, funções mercadológicas, localização, além de aspectos básicos de engenharia, ambientais e financeiros. As quatro etapas ocorrerão em um horizonte de 12 meses, com recursos da ABDI. A expectativa da Agência é de que a “empresa de confecção do futuro” seja diferenciada da confecção tradicional tanto em modelo de negócio quanto em gestão, processo e produto.

“As modernizações que pretendemos alcançar vão desde vendas pela internet até integração mercadológica apoiada em tecnologias da informação e comunicação, conexão com redes de inovação industrial e institucional, postura mercadológica ofensiva, atuação global, responsabilidade social e ambiental, estrutura administrativa horizontal, gestão profissionalizada, produção em células, customização em massa, tecnologia embarcada na roupa, qualidade certificada e design incorporado ao modelo de negócio”, elenca o especialista da ABDI.

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