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15/03/2014 - 09:10

Vendas do comércio sobem 17,4% em fevereiro, aponta Cielo

O bom desempenho pode ser explicado porque, neste ano, o Carnaval ocorreu em março, diferentemente de 2013; historicamente, o feriado enfraquece o desempenho das vendas.

Barueri – O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado no dia 14 de março (sexta-feira), pela companhia, aponta crescimento de 17,4% na receita nominal de vendas em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado. Descontada a inflação, a alta foi de 11,4%. Em janeiro, o ICVA havia apurado o crescimento de 15,9% na comparação ano a ano.

Um dos motivos que explicam o bom desempenho do setor no mês é o impacto do Carnaval, que neste ano ocorreu em março, diferentemente de 2013, em que ocorreu em fevereiro. “Nossos dados permitem observar que as vendas no comércio são mais fracas durante o Carnaval. O impacto das vendas menores neste período deverá ser sentido somente no indicador de março”, analisa Gabriel Mariotto, gerente da área de Inteligência da Cielo. A estimativa é que, descontado esse efeito, o crescimento de fevereiro seria aproximadamente três pontos percentuais menor – o que indicaria uma desaceleração da atividade do comércio varejista na comparação com o mês de janeiro.

Entre os setores que impulsionaram o crescimento da atividade varejista no mês estão drogarias e farmácias, materiais de construção e postos de gasolina. O segmento de vestuário, que teve desempenho mais fraco no final de 2013, mostrou recuperação no ritmo de crescimento da receita nominal das vendas. Já o setor de Supermercados e Hipermercados, um dos destaques positivos de janeiro, apresentou desaceleração no último mês.

Considerando o impacto da inflação, os setores de drogarias e farmácias e postos de gasolina mantiveram o bom desempenho. Já o segmento de materiais de construção sofreu maior impacto de preços e registrou alta menor pelo ICVA deflacionado.

No recorte regional, a região Nordeste liderou o crescimento, com 18,8% de aumento na receita nominal de vendas, seguida de Norte (17,8%) e Centro-Oeste (17,7%). A região Sudeste teve crescimento de 17,3%, ligeiramente inferior ao da média nacional do ICVA. Já a região Sul, ao contrário do desempenho de janeiro, apresentou alta inferior à média brasileira, com crescimento do varejo em 16,5% em fevereiro.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado – ICVA acompanhará mensalmente a evolução do varejo de acordo com a receita nominal de vendas, com base em um grupo de 24 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas.

Como é calculado o ICVA -O ICVA não tem correlação com o desempenho financeiro da Cielo. Para criar um indicador neutro que refletisse puramente a atividade econômica e o apetite de consumo no comércio, sem qualquer inferência a seus resultados, a companhia desenvolveu modelos matemáticos para isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share, por exemplo. Também foram isolados os efeitos da maior participação de cartões na economia pela substituição de cheque e dinheiro.

Os dados que compõem o Índice são capturados, de forma agregada, da base de 1,4 milhão de pontos de venda ativos credenciados à Cielo em todo o Brasil, tanto nas lojas físicas como nos canais mobile e e-commerce.

A Cielo S.A. (Bovespa: CIEL3 | OTC: CIOXY) é a empresa líder em soluções de pagamentos eletrônicos na América Latina e uma das maiores do mundo em seu segmento. Responsável por credenciar os estabelecimentos comerciais a aceitarem pagamentos com cartões, além das outras etapas da cadeia - captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações -, a Cielo captura as principais bandeiras do Brasil e do mundo. Em 2013, 5 bilhões de transações passaram pelas máquinas da companhia.

Com um posicionamento multisserviço, multibandeira e multiplataforma, presente em qualquer canal que o cliente escolha - seja no ponto de venda, no mobile ou no e-commerce -, a Cielo tem como missão ser referência internacional no que ela faz. Uma empresa de serviços que tem a inovação em seu DNA, orientada para resultados, a Cielo entrega um portfólio de produtos e soluções que agregam valor ao negócio dos lojistas, microempreendedores e profissionais liberais - além da maior força comercial do mercado, atendimento de qualidade e logística eficiente, premissas da excelência para o cliente. A companhia investe continuamente em tecnologia e conta com o parque de equipamentos mais moderno do mercado, distribuído em 1,4 milhão de pontos de venda ativos em todos os seus canais - comércio físico ou virtual, pela máquina, pelo celular ou pela internet, presente de ponta a ponta em toda a cadeia de pagamentos eletrônicos, em 99% do território nacional.

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