Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2014 - 09:37

Saúde bucal exige responsabilidade e compromisso

A saúde bucal está diretamente relacionada ao bem-estar do indivíduo, pois exerce grande influência na autoestima e mantém o organismo funcionando corretamente. No campo das políticas públicas, requer responsabilidade e compromisso. O acesso à assistência de qualidade, prestada por profissional formado para tanto – o cirurgião-dentista - é direito do cidadão e dever do Estado.

Nos últimos anos, o Programa Brasil Sorridente, direcionador da política nacional de saúde bucal, impulsionou o crescimento das equipes de odontologia na atenção básica, a criação dos centros de especialidades odontológicas e a habilitação de laboratórios de próteses dentárias, entre outras ações importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ainda assim, estamos distantes do atendimento ideal, que só será alcançado por meio de um esforço conjunto de todas as instâncias governamentais, lembrando que as prefeituras são as financiadoras da maior parte do custo do programa.

Para ter um quadro geral da saúde bucal no País, citarei alguns dados. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – 2010 (Projeto SBBrasil 2010), que teve como base uma amostra de 37.519 indivíduos residentes em 177 municípios, os índices de cárie no Brasil permanecem altos. A parcela da população livre do problema é menor que a metade em todas as faixas etárias: são 46,63%, aos cinco anos; 43,5% aos 12 anos; 23,09%, na faixa entre 15 e 19 anos; 0,9% de 35 a 44 anos; e 0,2% de 65 a 74 anos.

Vale ressaltar que, infelizmente, a redução das cáries no Brasil tem encontrado um obstáculo: a falta de fiscalização na fluoretação das águas. De acordo com a pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e o laboratório da Universidade de Campinas (UNICAMP), em 2013, em que foram coletadas amostras de 105 municípios paulistas, mais da metade das cidades analisadas estava com teor de flúor inadequado, colocando em risco a saúde da população e não atendendo ao propósito de contribuir para a erradicação da cárie.

Também há outras questões que merecem atenção, conforme dados do Projeto SBBrasil 2010, no que se refere às condições periodontais, que comprometem as gengivas, o percentual de indivíduos sem nenhum problema é de 63% para a idade de 12 anos, 50,9% para a faixa de 15 a 19 anos, 17,8% para os adultos de 35 a 44 anos e somente 1,8% nos idosos de 65 a 74 anos.

Entre os adolescentes brasileiros, 13,7% necessitam próteses parciais em um maxilar (10,3%) ou nos dois maxilares (3,4%). Para os adultos, a necessidade de algum tipo de prótese ocorre em 68,8% dos casos, sendo que a maioria (41,3%) é relativa à prótese parcial em um maxilar. Em 1,3% dos casos, há necessidade de prótese total em pelo menos um maxilar.

Além disso, estima-se que, no Brasil, 230 mil crianças de 12 anos e 1,7 milhões de adolescentes possuam algum problema de oclusão dentária, que deve ser tratado por meio do uso de aparelho ortodôntico. Sendo que, aos 12 anos, 38% das crianças brasileiras apresentam problemas de oclusão; destes, 11% têm comprometimento severo e 7% muito severo. Nos adolescentes, são 35% no total, destes, 10% possuem oclusopatias severas.

Tendo em vista que a procura por tratamento odontológico é grande, devido às dificuldades de acesso e à falta de orientação adequada, a população tem buscado atendimentos informais oferecidos por charlatões, que se passam por cirurgiões-dentistas, ou até aqueles que nem se classificam como profissionais, mas oferecem o serviço mesmo assim.

Para reverter esse quadro, é necessário compromisso dos gestores municipais, estaduais e federais para juntos fazermos a diferença. É de extrema importância investir mais na área, valorizar o profissional da odontologia e criar campanhas de conscientização, que podem ser os primeiros passos.

.Por: Cláudio Miyake , presidente do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira