Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2014 - 09:18

RJ: Catador carioca transforma lixo em música e ganha Prêmio Betinho

A Rede Nacional de Mobilização Social no Rio de Janeiro (COEP/RJ) realiza no dia 18 de março (terça-feira), a entrega do Prêmio Betinho 2013 para o catador de materiais recicláveis e reutilizáveis, Rafael Ramos da Silva, vencedor da edição estadual e da regional Sudeste. A cerimônia acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, as 14h.

Rafael da Silva transforma resíduos sólidos em instrumentos musicais de percussão. O catador cresceu participando de mutirões de limpeza, construção de casas e tudo que envolvia a melhoria da qualidade de vida e hoje é uma liderança na comunidade do Querosene, que integra o Complexo do São Carlos.

Inspirado no grupo britânico de percussão Stomp, famoso por utilizar em seus espetáculos diversos materiais alternativos para produzir música, como caixas de lixo e canos, Rafael da Silva criou o projeto “Responsa Amigos do Morro”, que promove oficinas voltadas a crianças e adolescentes.

O catador ensina como construir e tocar os instrumentos feitos a partir de computadores antigos, caixas de descarga, tonéis de água, latas de óleo. O projeto, que se desdobrou em uma biblioteca comunitária e em diversas ações na comunidade, como a produção de artigos de moda e design, contribui para melhorar a qualidade de vida local, usando como ferramenta a cultura e a sustentabilidade.

Rafael da Silva concorreu com Zilda Barreto da Silva e Luiz Carlos Fernandes (clique aqui e conheça a história destes e dos demais indicados ao Prêmio). A lista de vencedores foi divulgada pelo Coep Nacional em 17 de dezembro.

No Rio de Janeiro, são apoiadores desta iniciativa a Associação Beneficente Ser Cidadão, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Correios, Dataprev, Embrapa, Fundação Banco do Brasil, Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Eletrobras-Furnas, Serpro, Sesc-RJ e Rio Voluntário.

Assista ao vídeo Responsa: um projeto que faz a diferença

Prêmio Betinho – Iniciativa da Rede Nacional de Mobilização Social – Coep Nacional, a 6ª edição do Prêmio Betinho Atitude Cidadã teve o objetivo de fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida para os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis para além da perspectiva restrita da sobrevivência.

Dos 72 concorrentes em 24 municípios brasileiros – 3 indicados por município – foram eleitos um vencedor por município e 5 vencedores regionais, um por região.

A escolha foi feita pela internet e recebeu 6.548 votos. O público também foi convidado a apoiar a causa dos catadores por meio de assinatura eletrônica ao manifesto público que solicita ao governo, nas instâncias federal, estadual e municipal, a promoção urgente de políticas para inclusão social desses trabalhadores, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Criado há 20 anos por Herbert de Souza, o Betinho, o Coep Nacional é hoje um dos principais articuladores junto às organizações públicas e privadas, como universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais, com mais de 1,1 mil instituições envolvidas, nas 27 Unidades da Federação e em 29 municípios com o objetivo de promover atividades para o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país.[www.coepbrasil.org.br/premiobetinho].

.[Entrega do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2013 – Rio de Janeiro, dia 18 demarço de 2014 (terça-feira), às 14h, na Rua 1º de março, nº 66 – Centro – Rio de Janeiro. | Fonte: Coep Nacional].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira