Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2014 - 09:44

Volvo Cars testa nova tecnologia para carros autônomos

Marca sueca usou imãs nas estradas para melhorar precisão desse tipo de veículo.

Gotemburgo– A Volvo Cars completou um projeto de pesquisa usando imãs nas ruas para ajudar o carro a determinar sua posição. A pesquisa, que foi financiada em conjunto com o Swedish Transport Administration (Trafikverket), é peça-chave para a adoção dos carros autônomos.

Um posicionamento preciso e confiável constitui um dos pontos cruciais no desenvolvimento desses veículos. Enquanto tecnologias como GPS e câmeras trazem limitações em certas condições, os imãs integrados nas ruas não são afetados por condições do clima ou obstáculos físicos.

“Os imãs criam um trilho invisível que, literalmente, determinam o caminho com uma precisão de menos de um decímetro. Nós testamos a tecnologia em uma grande variedade de velocidades, e os resultados, de longe, são promissores”, explica Jonas Ekmark, líder em segurança de prevenção da Volvo Cars.

A Volvo Cars participa de um teste inédito, em larga escala, dos carros autônomos, em que cem veículos desse tipo serão levados às vias públicas de Gotemburgo, em condições normais de uso.

“Nosso objetivo é que o carro esteja apto a se conduzir por conta própria. Precisão, com posicionamento confiável, é um dos pré-requisitos necessários para um carro autônomo”, explica Jonas Ekmark. “É completamente viável adotar a condução autônoma sem mudanças na infraestrutura atual. No entanto, essa tecnologia acrescenta possibilidades interessantes, como um complemento da sinalização de pista com os imãs.”

Ajudando a prevenir acidentes -Em paralelo com o potencial dos carros autônomos, os imãs integrados à pista podem permitir outras possibilidades: .O posicionamento por meio de imãs pode ajudar a evitar acidentes em que o carro sai da pista involuntariamente.

.Os imãs podem facilitar a precisão da manutenção das estradas no inverno, evitando que o maquinário atinja objetos cobertos pela neve, como barreiras e placas.

.Eles também permitem melhor utilização do espaço nas estradas, por conta de um posicionamento mais preciso dos carros, admitindo vias mais estreitas.

Preciso, confiável e com bom custo-benefício -A equipe de pesquisas da Volvo Cars criou uma pista de testes de 100 metros de comprimento, no campo de provas em Hällered, próximo de Gotemburgo, na Suécia. Imãs circulares (40x15mm) em sequência foram colocados 200 mm próximos uns dos outros na pista. O carro foi montado com diversos sensores de magnetismo.

A pesquisa foi desenvolvida para solucionar pontos cruciais, como a área de detecção, confiabilidade, durabilidade, custo e impacto na manutenção das estradas.

"Nossa experiência até agora é que os ímãs são uma solução eficiente, confiável e relativamente barata, no que se refere a infraestrutura e tecnologia de sensores a bordo. O próximo passo é a realização de testes no trânsito da vida real", explica Jonas Ekmark.

Claes Tingvall, diretor de Segurança no Trânsito na Swedish Transport Administration, concorda: "Os resultados dos testes são muito interessantes – especialmente quando se adiciona o potencial para a melhoria da segurança –, bem como as vantagens para o desenvolvimento de veículos autônomos. A implantação em larga escala de ímãs nas estradas poderia muito bem ser parte do objetivo da Suécia em se tornar a pioneira em tecnologias que contribuem para a mobilidade sustentável", afirma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira