Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 10:02

Associação Vaga Lume inaugura Biblioteca Comunitária em Belém do Pará

São Paulo – Por meio do Programa Expedição Vaga Lume, a Associação Vaga Lume inaugura nesta terça-feira, 11 de dezembro, uma biblioteca comunitária no Bairro de Benguí, periferia de Belém do Pará. A iniciativa faz parte do Projeto Multiplicação, estratégia adotada pela Associação Vaga Lume a partir do ano de 2007, onde voluntários são formados na metodologia de criação de bibliotecas da Expedição Vaga Lume, e realizam a implantação e acompanhamento do trabalho. Em Belém a professora Ana Maria Cabral é multiplicadora e responsável por esta nova biblioteca.

O local para a nova biblioteca foi escolhido considerando que o bairro é uma área de ocupação urbana, com famílias em sua maioria migradas do interior do estado e de estados vizinhos. A população hoje é de 45 mil pessoas e o bairro não dispõe de praça, nem áreas públicas para realização de atividades artísticas e culturais. Além disso, 5 (cinco) escolas serão beneficiadas com a biblioteca.

Neste primeiro momento a biblioteca receberá 100 livros novos, uma estante de madeira certificada, confeccionada pelos detentos do Centro de Recuperação do Coqueiro, em Belém; dois tapetes para mediação de leitura e uma lona porta livros. Ao longo do ano de 2008 espera-se fortalecer este acervo.

A inauguração será no dia 11/12, às 19h, o endereço é Rua do Japonês, nº 12, ao lado do muro de Emaús, no bairro do Benguí, em Belém do Pará.

Programa Expedição Vaga Lume - Desde 2001, a Expedição Vaga Lume tem como objetivo promover o acesso ao livro e à leitura em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira. Sua metodologia está baseada no tripé Estrutura-Capacitação-Gestão.

A Estrutura fornecida pelo próprio Programa é composta por um acervo de livros novos e mobiliário contendo: Uma estante de madeira certificada da Cikel, confeccionada por internos do Sistema Penal do Pará - Susipe, 1 livreira em lona reciclada para expor os livros em sala de aula e 2 tapetes pedagógicos fabricados em palha.

A Capacitação é oferecida a professores da rede pública e lideranças comunitárias. São tratados dois temas principais, o primeiro é a Mediação de Leitura, técnica de origem francesa que trabalha o livro como objeto cultural. O mediador de leitura é aquele que dá voz aos livros, lendo as histórias sem interpretar ou alterar o texto. A mediação de leitura possibilita um aumento do repertório cultural, do imaginário e da linguagem e amplia a visão de mundo dos ouvintes. Outra vertente da capacitação é a valorização das histórias locais, os participantes do curso são convidados a ouvir histórias dos contadores locais e depois produzir um livro artesanal com texto, ilustração etc. Os livros são copiados e distribuídos para os contadores e para a biblioteca da comunidade.

A Gestão é ponto fundamental para a sustentabilidade das bibliotecas comunitárias. Toda a comunidade (crianças, idosos, professores, mães, pais, lideranças) é convidada a discutir sobre o funcionamento da biblioteca (onde ela ficará sediada, quem pode retirar livros, etc.) e a escolher os responsáveis para cuidar da biblioteca. A aproximação da comunidade com a escola é incentivada nestas discussões e também são discutidos aspectos de como conseguir parcerias para fortalecer e ampliar o trabalho. Com isso, a comunidade se apropria deste patrimônio cultural coletivo.

Resultados - Desde 2001, o programa já distribuiu mais de 50 mil livros novos, capacitou 1.000 mediadores de leitura e formou bibliotecas escolares comunitárias em 82 comunidades rurais de 19 municípios de 9 estados da região da Amazônia Legal Brasileira.

Associação Vaga Lume - ONG que tem como missão promover o desenvolvimento cultural e educacional de comunidades rurais da Amazônia e contribuir com a integração da região amazônia às demais regiões do país. Desde 2001, já recebeu diversos prêmios de reconhecimento nacional como o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente e o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio concedido pelo Governo Federal e PNUD/ONU.

Parceiros - O Programa Expedição Vaga Lume é patrocinado pela Petrobras, Votorantim, Banco da Amazônia e pelos Correios e tem financiamento não-reembolsável do BNDES e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes como Companhia Aérea Oficial. A Guascor do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as mantenedoras da Associação Vaga Lume.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira