Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2014 - 09:12

Inflação atingirá maior índice durante a Copa, aponta advogado tributário

Porto Alegre (RS) - “Os brasileiros devem se preparar para a alta dos preços durante os meses de junho e julho. No Brasil, a população está acostumada com uma inflação estável e durante a Copa do Mundo a sazonalidade ficará fora do normal”, aponta Cristiano Diehl Xavier, do Xavier Advogados. O grande número de pessoas no país acarretará na alta procura nos setores de bens e serviços e, por consequência, no aumento nos preços.

É comum que os meses do meio do ano tenham uma inflação mais perto da mínima que da máxima, por isso esses valores representarão uma mudança expressiva para o bolso dos brasileiros. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingirá o pico em julho, chegando a 6,46%. “A sociedade precisa estar atenta a essas mudanças, tendo em vista que a renda e o poder aquisitivo não aumentarão. A alta ocorre devido à demanda por alguns setores, mas a deficiência na estrutura do país e a restrição da oferta também têm influência no processo”, aponta Xavier.

Alimentação, hotelaria e transportes são os segmentos diretamente afetados pela Copa do Mundo, por serem necessidades dos visitantes. Segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros no Brasil, cerca de 40% dos imóveis ofertados para a Copa estão vendidos. “O aumento no setor hoteleiro já é perceptível, diferente da alimentação, que deve ter um aumento pontual. Já os preços dos transportes serão afetados por dois agravantes, a elevada procura e a falta de investimentos”, diz o especialista.

O ano será atípico não somente pela ocorrência do evento e suas proporções, mas também por ser ano de eleição. A Copa do Mundo acontece em meio às campanhas eleitorais e promessas oferecidas por nossos governantes. Xavier recomenda atenção e participação da sociedade nas cobranças. “Durante a campanha eleitoral, os políticos deverão promover soluções para melhorar a situação financeira da população. Cabe ao governo tomar medidas para compensar o impacto, enquanto à sociedade, cabe fiscalizar”.

Perfil da Xavier Advogados -Fundado há 29 anos pelo advogado tributarista Cláudio Otávio Xavier, Xavier Advogados conta com atendimento especializado nas áreas do Direito tributário, trabalhista, ambiental, societário e administrativo, responsabilidade civil, propriedade intelectual, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira