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19/03/2014 - 09:52

Entenda os sinais de sua empresa


O início do ano é o período ideal para colocar a casa em ordem. Ter uma pequena empresa é o sonho de muitos brasileiros e o cenário atual é promissor. Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae aponta que 76% das pequenas empresas sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. A porcentagem coloca o Brasil à frente de países como Canadá, Áustria, Portugal e Holanda.

Ainda não conseguimos prever o futuro mas, no caso das empresas, existem alguns sinais que mostram se ela está indo bem ou não. O sucesso de uma organização não deve ser medido apenas pela lucratividade, é preciso observar também aspectos como satisfação do cliente, indicadores de vendas, Marketing, colaboradores etc. Toda empresa – grande ou pequena – depende de uma série de fatores que, quando bem executados, podem levar ao sucesso.

Como é sua relação com o cliente? Mais do que ter uma boa venda, conseguir os clientes certos faz toda a diferença. Um cliente satisfeito volta para realizar uma nova compra e ainda indica sua empresa para familiares e amigos. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que se pode ter. Falando em propaganda, sua empresa tem um plano de marketing? Desenvolver ações frequentes é importante para aumentar o número de clientes, mas mais importante ainda é que seus funcionários atuem como verdadeiros representantes da marca.

Dizem que o cliente é o maior bem de uma empresa, mas o “posto” precisa ser dividido com o colaborador. Ter uma equipe confiável, que não dá desculpas desnecessárias e que vê na mudança uma oportunidade para seu crescimento profissional é a chave para uma empresa lucrativa e que funcione harmoniosamente.

Ter um plano de negócios é outro item que contribui significativamente para bons índices empresariais. O ideal é ter um plano por escrito, com os objetivos estratégicos detalhados de forma clara.

Por fim, avalie sua gestão. Um bom gestor tem uma visão clara e detalhada de para onde sua empresa está caminhando, mas não vira “escravo” do seu negócio. Aprenda a delegar funções e confie no trabalho de seus funcionários. Encoraje sua equipe a apresentar soluções e a ter metas para sua própria carreira. Isso faz com que o colaborador fique mais motivado e, consequentemente, atue de forma mais proativa. Isso é bom para o colaborador e melhor ainda para a empresa. Não existe uma fórmula pronta para uma empresa de sucesso. Enfrentar os problemas de um novo negócio não é fácil, mas fazendo um bom trabalho, todas as possibilidades passam a atuar a nosso favor.

.Por: Vinícius Carvalho, coach empresarial, eleito em jan e fev/14 o número 1 do Brasil e da América Latina pela ActionCOACH.

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