Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2014 - 07:35

Software Empresário registra crescimento médio mensal de 334% durante 2013

Investimento na capacitação de seus estagiários e mudança no modelo de comercialização do software fez a Intelecta Tecnologia triplicar faturamento mensal, que pode ser recorde na história do software no Brasil.

A Intelecta Tecnologia, desenvolvedora do Software Empresário, ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas com mais de 100 mil clientes registrados, obteve crescimento médio mensal de 334% durante 2013 depois que abandonou o modelo de venda de “software de caixinha” e passou a oferecer o sistema por meio de assinatura. A mudança visou ampliar a base de contratos de serviços para cobrir os custos de atualização exigidos pelo sistema de ERP para atender as necessidades de gestão de negócios e fiscal das empresas usuárias do software.

Com a mudança, todos os mais de 1500 clientes que optaram por aderir à nova modalidade passaram a usufruir de um sistema sempre atualizado e comcapacidade de atender às intermináveis demandas de negócios e do Fisco. Com isso no primeiro mês da mudança, janeiro de 2013, o faturamento aumentou 388,45% em relação a dezembro do ano anterior. Na comparação de dezembro de 2012 a dezembro de 2013, o crescimento foi de 522,44%.

A chave para o crescimento: o estagiário que virou consultor e depois sócio da Intelecta Um dos novos sócios, Anderson Ramos, era estagiário da empresa e passou a trabalhar por conta dando atendimentos aos clientes, cobrando uma mensalidade por isso. Como o ex-estagiário o Anderson sempre se manteve ligado aos negócios da Intelecta Tecnologia e em 2012, a diretoria o convidoupara fazer parte da sociedade e tocar o projeto SaaS (software como serviço), o que resultou no crescimento a partir do novo modelo comercial por assinatura mensal.

Formação de estagiários para o mercado de trabalho e formação de jovens da comunidade de Parelheiros Como o novo modelo aumentou a necessidade de atendimento aos clientes, que passaram a usar mais e melhor as funcionalidades do Software Empresário. O aumento da receita já é utilizada para ampliar a equipe de suporte e a equipe de desenvolvimento, visando melhorias na ferramenta e criação de novas funcionalidades.

O evolução profissional de Anderson Ramos segue a tradição da Intelecta Tecnologia em formar profissionais, que depois acabam indo para o mercado, inclusive trabalhando em clientes pelo conhecimento que possuem do software de gestão. Hoje a empresa realiza um programa de formação de jovens da comunidade de Parelheiros, zona sul de São Paulo, através do Centro Educacional Assistencial e Profissionalizante (http://www.pedreira.org), tendo contratado dezenas para a sua equipe e hoje estão preparados para o mercado de trabalho, fazendo parte do departamento de suporte ao cliente e consultoria.

A origem do Software Empresário - O Software Empresário nasceu a partir de uma parceria com o SEBRAE em 1994 e sempre foi comercializado a partir de lojas de informática, papelarias e por lojas online a partir de um modelo comercial tradicional. É possível encontrá-lo sendo comercializado em cópias piratas na região da Santa Ifigênia (em 2004 para cada 1 cópia vendida 50 eram pirateadas).

Como o novo modelo SaaS foi bem aceito por 1500 clientes dos 100 mil usuários que possuem o Software Empresário em suas empresas, o plano agora é chegar ao final do 2014 com mais 1500 conversões para o novo modelo de assinatura, seguindo nesta velocidade pelo fato do crescimento exigir profissionais capacitados, o que leva em média 8 meses.

A mudança rumo ao futuro - A nova política de comercialização do Software Empresário também atende às mudanças ocorridas na gestão das empresas, impulsionadas pelo Governo, que transferiu para as empresas a responsabilidade pela execução e controle fiscal. Como agora são as empresas que devem estar sempre preparadas às contínuas mudanças na legislação fiscal, o software de gestão necessita estar sempre atualizado e adequado para as novas regras e também atender à grande variedade de rotinas específicas dos negócios existentes em cada setor da economia.

“Os empreendedores acabaram assumindo responsabilidades que vão além de suas capacidades e formação profissional, como, por exemplo, conhecer cada uma das novas regras fiscais criadas constantemente, interpretar o que elas pedem de fato e depois dar conta de entregar os arquivos digitais corretamente e nos prazos estabelecidos, para evitar multas, que são elevadas”, comenta Anderson Ramos, diretor de Tecnologia da Intelecta. “Por isso, o uso de um sistema de gestão se tornou vital, não só para os negócios serem mais bem administrados e darem certo, mas também para que se possa cumprir as regras Fiscais”, explica.

Na avaliação do executivo, a Intelecta, ao longo dos anos, foi mais que uma fornecedora do Software Empresário, tornando-se parceira importante para o empreendedor, uma vez que cabe a ela entregar um sistema eficiente e sempre atualizado, incorporando toda e qualquer mudança promovida pelo Fisco. “Qualquer limitação em um software de gestão em atender às demandas fiscais pode levar a micro e pequena empresa à ruína: nada pode dar errado e as obrigações fiscais devem ser entregues nos prazos e sem erros como o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), evitando multas, que são altas. Estamos investindo nossos esforços cada vez mais para que o nosso ERP acompanhe o crescimento das micro e pequenas empresas, como vem fazendo nas últimas duas décadas”.

Ramos também ressalta que o sucesso da nova modalidade de licenciamento substitui o antigo modelo de venda do “software de caixinha”, que trazia um problema muito grande: toda vez que era necessário atualizar o sistema, o empreendedor tinha de pagar por esta melhoria, o que é justo e correto. No entanto, nem todos os clientes acompanhavam estas atualizações, criando uma massa muito grande de versões antigas do software e provocando grandes perdas para as empresas. Agora, como o Software Empresário pode ser utilizado a partir de assinatura mensal, isto gera novas receitas recorrentes para que possamos investir na sua atualização e melhoria. Todos os clientes que aderiram à esta modalidade são beneficiados tecnologicamente”. [www.intelecta.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira