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20/03/2014 - 08:08

“Sexo e vendas são a mesma coisa”


O comércio aumenta cada dia mais, são lojas novas, e uma nova marca a cada instante surge no mercado. As empresas cada vez mais estão contratando palestrantes gabaritados para impulsionarem seus funcionários e gestores neste universo tão competitivo. Cláudio Tomanini, um dos mais renomados palestrantes de São Paulo, consultor de marketing e professor de MBA da FGV, em suas palestras corporativas está abordando um tema um tanto inusitado para os profissionais de vendas: existe uma semelhança direta entre o trabalho produzido por eles e o sexo. “Eu afirmo em todas as minhas palestras, sexo e vendas são exatamente a mesma coisa e muitos jamais tinham comparado uma atividade com a outra!” diz Cláudio Tomanini

Ao fazer um comparativo do ato de vendas com o ato sexual, percebe-se que tanto em uma quanto a outra há pontos comuns como: a busca da satisfação; motivo de união; causa ou efeito de compromisso; abordagem imediatista e a longo prazo; paixão e tesão; envolvimento; exigência de uma participação ativa; estímulos de aprofundamento; busca de melhoria contínua; preparação para alcançar resultados; e claro, em ambas atividades, a falta de inovação gera oportunidades para a concorrência. “Eu digo e repito em aulas e palestras que a falta de inovação gera oportunidades para a concorrência e isso tanto para vendas como para qualquer outro tipo de atividade. Neste exato momento, por exemplo, pode ser que tenha algum competidor querendo entrar no teu mercado. Em uma relação afetiva, nós sabemos que é a mesma coisa!” comenta Cláudio.

A venda, a gestão de negócios, tem tudo a ver com o sexo. Óbvio que para aqueles que permitem um relacionamento, que buscam satisfação, abordagem, e anseiam resultados. Segundo o palestrante, o vendedor quer que o cliente assine na hora um contrato, mas sabe que tem que ter compromisso de longo prazo com ele, que vai existir um pós venda continuada, uma assessoria. “Precisa essencialmente ter paixão, e como dizem no Brasil: tem que ter tesão!” ressalta Cláudio.

“ comprometimento com o sucesso do cliente é algo tão importante na venda, quanto a cumplicidade que une um casal no início de um relacionamento. Se um vendedor entende essa relação fica mais fácil visualizar a extrema importância de se aprofundar o relacionamento com o cliente – para não dar chance para a concorrência”, explica Cláudio. “O que acontece hoje é que clientes trocam de produtos não porque o outro é melhor, mas porque estão insatisfeitos com o atual. A mesma coisa nas relações afetivas. Se está feliz, o casal não é alvo de outras aventuras”.

Perfil -Cláudio Tomanini, Pós graduado em marketing pela ESPM-SP, Up date em Marketing pela WhartonSchoolofPensylvania, é Professor no MBA da Fundação Getulio Vargas. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de vendas e marketing, atuou em empresas como Johnson & Johnson, ADP Systems, Rodobens e VR. Atualmente é Sócio Diretor da New Marketing, empresa especializada em estratégias e resultados de mercado. Em sua carreira de palestrante e consultor de Gestão de BVendas atendeu empresas como Oi, Telemar, Vivo, Telefônica, Pretrobrás, Gol, Roche, BASF, Bradesco, Itaú/Unibanco, Cargill, Citroen, Ericsson, Fiat, Correios, SBT, Saint Gobain, Schering, MSD entre outros, tendo se apresentado para mais de 180 mil pessoas em todo o Brasil. Autor do Venda Muito Mais - Editora Gente.

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