Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2014 - 08:37

Feicon 2014: Bosch apresenta soluções econômicas e sustentáveis para grandes obras

Aquecimento de água em grandes escalas. Arenas esportivas, aeroportos e hotéis podem se beneficiar. Sol: energia renovável e gratuita. Economias podem ultrapassar 60% em relação aos sistemas convencionais.

Campinas: Como uma líder mundial em sistemas de aquecimento de água, a Bosch oferece soluções completas e integradas para grandes estruturas por meio de sua ampla gama de produtos que abrange coletores solares, geradoras, reservatórios térmicos, bombas de calor e acessórios necessários para o bom funcionamento dos sistemas.

Arenas esportivas, aeroportos e hotéis, por exemplo, que demandam grandes quantidades de água quente, podem obter economias que ultrapassam 60% em relação ao sistema elétrico ou ao sis tema a gás convencional.

Durante a Feicon 2014 os visitantes poderão conhecer no estande da empresa como as tecnologias podem ser implementadas com o objetivo de otimizar recursos em grandes obras e garantir o aproveitamento eficiente de energias renováveis como a solar. A 20º edição da feira começou no dia 18 de março, no Anhembi, em São Paulo e vai até o dia 22 de março.

Mais eficiência: ideal para grandes demandas -A Bosch comercializa no Brasil coletores de alta eficiência, potencializando a captação de energia solar em processos com grandes demandas de água quente, mesmo em áreas reduzidas. A empresa também disponibiliza uma linha de geradoras de água quente de altíssima eficiência como apoio ou "back-up" aos sistemas solares para garantir água em altas temperaturas mesmo em dias de menor radiação.

Qualidade em todas as fases do projeto -Um dos fatores mais importantes em projetos de grande escala é a harmonização de todas te cnologias a serem empregadas. Dessa forma, a precisão do dimensionamento e a qualidade da instalação são de vital importância para garantir o bom funcionamento e melhor eficiência dos sistemas.

"Desde o início de nossas atividades no ramo de aquecimento solar no Brasil, investimos na formação e capacitação de mão de obra, tendo formado nos últimos anos uma ampla rede de instaladores capaz de atender às exigentes demandas de instalações de todo os portes, incluindo as de maior complexidade", informa Rafael Campos, vice-presidente de vendas da divisão Termotecnologia da Robert Bosch.

O uso da energia solar térmica para o aquecimento de água, por exemplo, tem duas grandes vantagens: redução do consumo de combustíveis fósseis ou energia elétrica e, consequentemente, uma redução na emissão de gases poluentes na atmosfera.

"Os benefícios para as grandes aplicações são, portanto, uma redução nos gastos com consumo de energia, e dependendo do projeto, um a maior independência das tarifas em horários de pico, e a redução no impacto ambiental", avalia Campos.

Payback - Para avaliar os benefícios da instalação de um sistema de aquecimento solar é preciso levar em conta, além do investimento de sua aquisição, a taxa de utilização de água quente, os hábitos de consumo e os custos anteriores com a tecnologia convencional, como a gás ou elétrica.

"É necessária uma análise cuidadosa do consumo energético de cada projeto para definir o payback em relação ao investimento proposto, e este é o primeiro passo de nossa equipe de engenharia. Preparamos um cálculo que permite uma análise por parte do cliente em relação ao retorno desse investimento", esclarece o executivo da Bosch.

Crescente mercado -Em 2012 a Bosch adquiriu a Heliotek, fabricante de sistemas solares e bombas térmicas para aquecimento de água. Com isso, o Grupo Bosch expandiu seu negócio localmente, com o objetivo de alcançar resultados c omo na Europa, onde é líder no fornecimento de sistemas de aquecimento.

"Este segmento se ampliará mundialmente nos próximos anos. Essa estratégia consolida a nossa participação no segmento de geração de água quente comercial e industrial, calcada nos investimentos existentes no setor" comenta Campos.

A aquisição torna a Bosch a primeira fabricante internacional com produção local de sistemas solares. A Heliotek hoje é um centro de competência regional da divisão Termotecnologia da Bosch na América Latina e coopera com as outras unidades da divisão em todo o mundo, no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e na utilização eficiente dos recursos naturais.

"Estamos utilizando os diferentes canais de venda onde a Bosch e a Heliotek estão presentes hoje e aproveitando as sinergias. Nosso foco é oferecer soluções completas com serviços excelentes, assessorando clientes desde o momento da compra, passando pela instalação e pós-venda de nossos pr odutos", finaliza o executivo.

Serviço Feicon 2014, de 18 a 22 de março (terça a sexta-feira), das 11h às 20h / sábado das 9h às 17h, no Anhembi - São Paulo SP. O estande da Bosch está localizado na rua M298. [www.bosch.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira