Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2014 - 05:48

Infecção urinária pode levar ao surgimento de cálculo renal

Dor súbita intensa na região lombar é um dos principais sintomas

Conhecida por “pedra nos rins”, o cálculo renal é caracterizado pela presença de alguns componentes sólidos, que se desenvolvem dentro do trato urinário e, normalmente, são liberados pela urina. Considerada uma doença silenciosa, e que acomete principalmente os homens, o cálculo renal só se manifesta quando há cristalização desses componentes, que se movem dentro dos rins ou dos ureteres, tubos que levam a urina à bexiga, causando desde dor intensa até perda do rim.

Segundo o urologista Pedro Cortado, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre as diversas causas que desencadeiam a patologia, destacam-se a hereditariedade, doenças que alteram a absorção do cálcio ingerido e a infecção urinária. “A presença de infecção do trato urinário leva à alteração na produção de uma substância, que favorece o aparecimento e crescimento rápido do cálculo renal”, destaca.

Um dos principais sintomas é a súbita dor intensa na região lombar com irradiação em direção à bexiga, que pode ser acompanhada de vômitos e enjoos. Baseado na análise do quadro clínico, o diagnóstico também é realizado por exames laboratoriais e tomografia computadorizada. Inicialmente, os tratamentos são realizados por meio da ingestão de líquidos e diminuição de substâncias ricas em cálcio.

Nos casos em que a pedra está formada nos rins, com até 2 cm, é realizado o bombardeamento por meio de ondas de choque, método não invasivo, visando a fragmentação das pedras. “Já nos casos maiores de 2 cm, a cirurgia percutânea, com a realização de um orifício na pele, fragmenta e retira os cálculos via laser”, finaliza o especialista.

Beneficência Portuguesa de São Paulo -Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo [www.beneficencia.org.br] é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 2.200 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 60 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 2.000 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira