Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2014 - 05:58

64% dos funcionários de PMEs são desengajados

O que as pequenas empresas podem fazer para mudar esse cenário? Pode parecer controverso, mas funcionários de PMEs precisam de mais autonomia e atenção para manterem-se inspirados. É que mostra pesquisa da Dale Carnegie Training.

A liberdade de atuação em uma PME tem relação direta com o engajamento dos funcionários, afirma pesquisa desenvolvida pela MSW Research para a Dale Carnegie Training (www.dalecarnegie.com.br). Segundo o levantamento, 64% dos funcionários de pequenas empresas do mundo todo estão parcialmente ou totalmente desengajados. O número é menor, se comparado aos funcionários de grandes empresas (onde 71% dos colaboradores são total ou parcialmente desengajados), mas ainda assim é alarmante. Com base nos resultados da pesquisa (realizada entre outubro de 2013 e janeiro de 2014), a Dale Carnegie Training aponta alternativas para gestores de PMEs motivarem seus funcionários.

Enquanto o engajamento, em grandes empresas, é bastante relacionado à atuação do gerente (ou do chefe direto), em pequenas companhias a inspiração do funcionário fica condicionada à sua independência e no impacto que seu trabalho traz aos resultados da empresa. Por isso, é importante que o gestor (que no caso das PMEs geralmente é o dono da empresa) saiba mostrar para os funcionários o peso que seus trabalhos têm na produtividade geral da empresa. Eles também devem saber valorizar as tomadas de decisão do colaborador, para que ele se sinta independente e seguro para dar o melhor de si.

Outro ponto apontado como um diferencial pelos funcionários engajados de PMEs é a questão da confiança. Entre os profissionais mais inspirados, a relação de confiança com o chefe e nos valores da empresa é um dos sentimentos mais importantes para manutenção da inspiração. Além disso, segundo o levantamento, 70% dos funcionários se sentiram bastante engajados, mesmo em períodos de crise porque a empresa se mostrou confiante no trabalho que eles estavam fazendo.

O ensinamento e os treinamentos em ocasiões de necessidade (quando o profissional sinaliza que tem dúvidas e precisa ser treinado ou ensinado) também são apontados como um incentivo importante ao engajamento. Aqui no Brasil, por exemplo, profissionais de PMEs têm, em média, 12 dias de treinamentos por ano. A média é boa e bastante alta, se comparada à de países como França, Inglaterra e Canadá, onde os treinamentos são de cerca de sete dias por ano.

A pesquisa conduzida pela Dale Carnegie Training também mapeou vários outros aspectos. As perguntas avaliam o comprometimento do trabalhador com suas funções e validou as principais características que uma PME deve oferecer para mantê-lo motivado e engajado ao espírito da empresa.

Perfil da Dale Carnegie (http://dalecarnegie.com.br) - A Dale Carnegie é uma empresa multinacional de treinamento e desenvolvimento de pessoas cujo objetivo é alavancar habilidades e competências individuais, a fim de promover o engajamento e a construção de resultados positivos, estáveis e rentáveis para profissionais e corporações. Presente em mais de 85 países, ela se alia a grandes e médias companhias para melhorar suas performances quanto à liderança, vendas, relacionamento com o cliente, apresentações, comprometimento da equipe, entre outros.

Fundada há 100 anos, a Dale Carnegie atua no Brasil desde 1961, com um programa de treinamento oferecido em mais de 30 línguas. Entre seus clientes estão altos executivos e CEOs de 400 das 500 maiores empresas do mundo de acordo com a Revista Fortune.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira