Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2014 - 06:21

Acidentes na movimentação e elevação de carga gera inovação em acessórios

Riscos de acidentes no momento do processo de movimentação e elevação de cargas gera inovações por empresas especializadas em acessórios e materiais de segurança. Um dos exemplos é o Bastão Balizador que evita o contato dos operadores com a peça que mantêm distância segura no processo.

O grande número de acidentes de trabalho no segmento de movimentação e elevação de carga ligou o sinal de alerta para todos os profissionais envolvidos com estes processos. Um dos maiores problemas evidenciados em campo e que mais chamam a atenção é a proximidade dos operadores no momento de elevar e movimentar as peças. Muitos ainda utilizam as mãos para balizar as peças e orientar sua acomodação.

Segundo dados mais recentes do Fundacentro, acidentes nas mãos têm apresentado crescimento ano a ano. Em 2011, do total de acidentes de trabalho, 35% foram causados nas mãos e, em 2012, o número passou para 37%. Este cenário tem motivado empresas voltadas à engenharia de movimentação e elevação da carga a inovar no desenvolvimento de soluções que auxiliem as operações e diminuam estes riscos de acidentes.

Para Gustavo Cassiolato, diretor da Rigging Brasil, empresa especializada em serviços de engenharia de movimentação e amarração de cargas, é preciso mudar a cultura das empresas no sentido de garantir a segurança dos operadores. Ele foi um dos profissionais idealizadores do Bastão Balizador, que foi desenvolvido para manter o operador longe das peças no momento de movimentação, por exemplo, de peças e equipamentos utilizando pontes rolantes e guindastes. “Na maioria dos casos o operador fica muito próximo da peça e consequentemente utiliza as mãos para orientar o posicionamento adequado. Qualquer problema que houver na ponte rolante ou nos equipamentos que seguram e elevam a carga, ele poderá sofrer acidente grave na mão e até mesmo algo fatal. Em nossas visitas percebemos que é possível com o Bastão Balizador criar o que chamamos de distância segura, que é uma distância calculada entre o raio de ação da peça e a altura içada”, explica Gustavo Cassiolato.

Bastão Balizador – O Bastão Balizador citado por Gustavo Cassiolato passa a ser fabricado no Brasil pela AGMOV, empresa especializada no desenvolvimento de materiais e acessórios para o segmento de movimentação e elevação de cargas. “O produto é uma inovação, já que não há algo semelhante nem mesmo no exterior. Temos recebido contato de grandes empresas fora do Brasil que gostariam de conhecer o produto para aquisição, visto o tamanho do benefício de um acessório relativamente simples como este”, revela Gustavo Cassiolato.

O Bastão Balizador é flexível chegando a até 1,35 metros de comprimento e pode ter sua ponteira adaptada de acordo com a aplicação. “É um produto muito acessível e que pode evitar custos com acidentes e salvar vidas. Este é apenas um exemplo do que se pode ter em relação a inovação e mudança de cultura na questão da segurança no setor”, completa Gustavo Cassiolato.

Perfil - A Rigging Brasil é uma empresa brasileira especializada na prestação de serviços de engenharia para elevação, movimentação e amarração de cargas. A empresa conta com tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) para automatização do processo, que gera mais segurança e economia na prestação do serviço.

A empresa também conta com áreas de Ensaios, para a verificação das propriedades dos materiais, Consultoria, com avaliações das especificações e aplicações, e Treinamento, com foco no uso e manutenção. A Rigging Brasil tem sede em São Paulo e atende todo o Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira