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21/03/2014 - 06:27

Varejo mantém aceleração e cresce 7,5% em fevereiro

Para este mês, o IAV-IDV aponta alta de 4% em relação a março do ano passado; já as estimativas de crescimento para abril e maio são de 10,3% e 10,5%, respectivamente.

O varejo tem mostrado forte ritmo de crescimento neste início de ano e, segundo o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), fevereiro teve um crescimento de 7,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior e também mostrou aceleração em relação a janeiro de 2014, quando o indicador cresceu 6,8% nas vendas, mais uma vez com grande aderência em relação à Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, que ficou em 6,2%.

Em relação às expectativas de vendas para este e os próximos dois meses, os associados da entidade apontam alta de 4% em março em relação ao mesmo mês de 2013, em função do efeito calendário, 10,3% em abril e 10,5% em maio, na mesma comparação.

O varejo de não-duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou alta de 4,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já a expectativa para março é de queda de 0,7%, basicamente pelo efeito Carnaval, e crescimentos expressivos em abril e maio, de 10,9% e 13,2%, respectivamente.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, foi o grupo com desempenho mais elevado no período. Os associados apontaram alta expressiva de 13,9% das vendas realizadas em fevereiro. Em relação aos próximos meses, a expectativa é de alta de 9,6% em março, 12,3% em abril e 12,8%, em maio.

Com a manutenção das alíquotas reduzidas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para linha de móveis e linha branca, além da continuidade do programa governamental Minha Casa Melhor, os associados do IDV divulgaram que o segmento de bens duráveis atingiu alta de 6,1% em fevereiro. Para os meses subsequentes, as expectativas são de alta de 5,8% em março, 8,1% em abril e 7,2% em maio, na mesma comparação com os respectivos períodos do ano passado.

“Os dois primeiros meses de 2014 vieram com indicadores bastante superiores aqueles de 2013, com média de crescimento do IAV-IDV de 7,1% no bimestre contra 0,5% no ano passado, sugerindo perspectivas melhores para o varejo nacional neste ano, ao menos por meio das perspectivas de nossos associados. Emprego, renda e crédito, embora com tendência de taxas de crescimento mais baixas, ainda não indicam um obstáculo para um crescimento superior aquele de 2013. Porém, a confiança dos consumidores caminha há mais de 12 meses com indicadores em declínio, que, aliados a um cenário macroeconômico nacional, principalmente com a crise no setor elétrico, e internacional desafiador, nos exige um alerta quanto à continuidade deste bom desempenho do início de 2014 para o setor varejista”, analisa o presidente do IDV, Flávio Rocha.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) -Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 48 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

As empresas associadas: Ammo/Varejo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Centauro, Cybelar, Decathlon, Dudalina, DPaschoal, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Netshoes, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart e Zelo.

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