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21/03/2014 - 06:41

BMW Group tem perspectiva de confiança para 2014

Grupo espera um aumento acentuado no volume de vendas no mundo todo.O segmento automotivo tem como meta de crescimento uma margem EBIT dentro da faixa de 8 a 10%. Os lucros do Grupo, antes dos impostos, também têm previsão de forte aumento.

São Paulo -O BMW Group pode olhar com confiança para o exercício financeiro em curso. O lucro antes dos impostos do Grupo e o volume de vendas também têm previsão de aumento.

“Desejamos conquistar um aumento considerável no volume de vendas em 2014, o que nos levaria a uma nova máxima histórica de mais de dois milhões de veículos”, afirma Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, na Coletiva de Imprensa Anual nesta quarta-feira, em Munique (Alemanha).

O crescimento planejado no volume de vendas também deve refletir o lucro antes dos impostos do grupo , que foi de € 7.913 milhões em 2013. “Aguardamos um considerável aumento no lucro antes dos impostos do grupo este ano, apesar das atuais condições de volatilidade nos negócios”, continua Reithofer. O ritmo no qual os rendimentos aumentam, no entanto, será afetado pelos elevados níveis de gastos com as novas tecnologias e crescentes despesas com pessoal.

Apesar de apresentar níveis substanciais de investimento em novas tecnologias, o segmento automotivo novamente se esforçará em 2014 para alcançar uma margem EBIT dentro da faixa de 8% a 10% (em 2013 foi de 9,4%). O impulso também virá de 16 modelos novos e revistos, que o BMW Group planeja lançar este ano.

Apesar das condições desafiadoras no mercado internacional de motocicletas, as vendas deste segmento têm previsão de ligeira alta em relação ao ano passado -, quando vendeu 115.215 unidades, devido à contribuição das novas motocicletas apresentadas nas exposições deste outono europeu (a R nineT, S 1000 R, R 1200 RT, R 1200 GS Adventure e a K 1600 GTL Exclusive).

O segmento de Serviços Financeiros também espera permanecer em pleno crescimento em 2014. Como consequência de investimentos realizados, o retorno sobre patrimônio (ROE) deve sofrer uma leve queda em relação a 2013, quando ficou em 20,2%. Mas, mesmo assim, vai se manter acima do do patamar exigido pelo BMW Group, que é de 18%.

A previsão para este ano tem base na premissa de que as condições políticas e econômicas permaneçam estáveis em 2014.

BMW Group lança valores recordes em 2013 pelo quarto ano consecutivo -O BMW Group deu continuidade ao bom desempenho do ano passado , em um ambiente econômico global desafiador, e manteve com sucesso sua posição de líder mundial no segmento premium. “Registramos volume de vendas e lucro elevados em 2013 e atingimos todas as metas definidas para o ano”, indica Reithofer.

As receitas do BMW Group em 2013 totalizaram € 76.058 milhões - 1% menor do que o resultado de 2012, de € 76.848 milhões - devido a questões cambiais. O lucro líquido do grupo antes dos impostos (EBIT) aumentou em 1,4% para uma nova alta de € 7.913 milhões (2012: € 7.803 milhões), mesmo com o crescente investimento em novas tecnologias, maior concorrência e custos mais elevados de pessoal. O lucro líquido do BMW Group subiu para 4,5%, chegando a € 5.340 milhões – em 2012 foi € 5.111 milhões-, também novo valor recorde para a companhia.

As despesas de capital aumentaram ano a ano em 27,6% chegando a € 6.687 milhões (2012: € 5.240 milhões), gerando uma taxa de despesas de capital de 8,8%. O foco principal em 2013 foi o investimento na produção para inicialização da produção de novos produtos (incluindo o BMW 2 Series Active Tourer) e investimentos na infraestrutura para possibilitar maior crescimento.

As despesas com pesquisa e desenvolvimento subiram 21,3%, chegando a € 4.792 milhões (2012: € 3.952 milhões). Como resultado, a taxa de pesquisa e desenvolvimento subiu para 6,3% (2012: 5,1%). Podemos destacara renovação e expansão da série de produtos, tecnologias de propulsão alternativas, construção leve e conectividade para os veículos como principais destaques dos investimentos em P&D.

O BMW Group aumentou as entregas de produtos aos clientes em 6,4%, chegando a 1.963.798 unidades (2012: 1.845.186 unidades), com todas as marcas registrando altas históricas.

Dividendo recorde proposto de € 2,60 por ação ordinária -A BMW AG está comprometida em dividir seu sucesso com seus acionistas. O Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal irão propor aos acionistas, na Assembléia Geral Anual, em 15 de maio de 2014, que os dividendos sejam aumentados para um novo e maior nível, de € 2,60 (2012: € 2,50) por ação ordinária e € 2,62 (2012: € 2,52) por ação preferencial. Com base nestes valores, a distribuição total irá aumentar para € 1.707 milhão (2012: € 1.640 milhão). A taxa de dividendo permanece inalterada em 32,0% e está dentro da meta do BMW Group de 30% a 40%.

Segmento de Automóveis: margem EBIT a 9,4% em 2013 -As receitas do segmento de Automóveis subiram 0,6%, chegando a € 70.629 milhões (2012: € 70.208). Influenciado pelos fatores acima mencionados – altos gastos com novas tecnologias, crescimento da variedade de produtos e custos de lançamento no mercado, assim como o aumento da concorrência – o EBIT diminuiu para € 6.657 milhões (2012: € 7.599 milhões; -12,4%). A margem do EBIT ficou em 9,4%, portanto, no patamar superior da meta estabelecida, que era entre 8% e 10%. O lucro antes dos impostos no segmento totalizou € 6.561 milhões (2012: € 7.170 milhões; -8,5%).

A marca BMW manteve a liderança no segmento premium em 2013, com o volume de vendas mundiais subindo 7,5%, chegando a 1.655.138 unidades (2012: 1.540.085 unidades). O BMW X1, assim como o BMW Séries 3, 5, e 6, reafirmou sua posição de liderança em seus próprios segmentos.

Foi registrado crescimento sólido novamente para o BMW X1, com volume de vendas subindo 9,2%, chegando a 161.353 unidades (2012: 147.776 unidades). O BMW X3 teve bom desempenho novamente e registrou recorde de 5,0%, atingindo 157.303 unidades (2012: 149.853 unidades). As vendas do BMW X5 caíram levemente em comparação ao ano anterior, com 107.231 unidades (2012: 108.544 unidades; -1,2%), até por conta das alterações no modelo (o BMW X5 está disponível desde meados de novembro).

O BMW Série 3 permaneceu a fonte principal de crescimento em 2013, com vendas aumentando 23,0%, chegando a 500.332 unidades (2012: 406.752 unidades). A história de sucesso do BMW Série 5 continuou por todo o período de doze meses, durante o qual 366.992 unidades (2012: 359.016 unidades; +2,2%) foram vendidas. O BMW Série 6 também conseguiu progredir consideravelmente, com aumento de vendas em 19,4%, chegando a 27.687 unidades (2012: 23.193 unidades).

Do mesmo modo, a marca MINI estabeleceu novo recorde de volume de vendas em 2013, com vendas mundiais subindo 1,2%, atingindo 305.030 unidades (2012: 301.526 unidades). A nova geração do MINI fará sua aparição nos showrooms europeus a partir da primavera europeia de 2014. O MINI Hatch, mesmo no final da vida útil, ainda conseguiu atingir um volume de vendas de 128.498 unidades no ano passado (2012: 131.569 unidades;-2,3%). As vendas do MINI Countryman ficaram, aproximadamente, no mesmo nível do ano passado, com um total de 101.897 unidades vendidas (2012: 102.271 unidades; -0,4%). No período que vai de seu lançamento, em meados de março, até o final de 2013, o MINI Paceman alcançou um volume de vendas de 14.687 unidades.

A Rolls-Royce Motor Cars permaneceu líder no segmento “ultra-luxury” em 2013 e, com a venda de 3.630 unidades (2012: 3.575 unidades; +1,5%), alcançou um novo recorde de volume de vendas pelo quarto ano consecutivo.

O BMW Group registrou aumento no volume de vendas em quase todos os continentes no ano passado. “A estratégia de vendas do BMW Group visa alcançar uma distribuição uniformemente equilibrada de vendas nas três principais regiões do mundo para evitar a dependência excessiva de um único mercado”, comentou Reithofer.

Com 859.546 unidades, as vendas na Europa – a maior região de vendas do BMW Group – ficaram quase no mesmo nível do ano anterior, mesmo com as condições adversas de negócios em alguns países (-0,7%).

Pela primeira vez, o número de veículos vendidos pelo BMW Group na Ásia ultrapassou a marca de meio milhão. As vendas na região cresceram 17,3%, chegando a 578.678 unidades, auxiliadas por um aumento de 19,7% no território Chinês, com 391.713 unidades.

O BMW Group continuou o bom desempenho na região das Américas, com as entregas aos clientes aumentando 9,0% e chegando a 463.822 unidades, incluindo 376.636 unidades vendidas nos EUA (+8,1%).

O segmento de Motocicletas também estabelece novo recorde de volume de vendas -O volume de vendas, as receitas e os ganhos no segmento de Motocicletas cresceram em 2013. As receitas aumentaram 0,9%, para € 1.504 milhão (2012: € 1.490 milhão). O EBIT subiu para € 79 milhões (2012: € 9 milhões) e os lucros antes dos impostos para € 76 milhões (2012: € 6 milhões). Os ganhos do segmento em 2012 foram impactados pelos gastos incorridos no realinhamento do negócio de motocicletas. Apesar das condições desafiadoras do mercado, um novo recorde do volume de vendas foi estabelecido em 2013, com o número de motocicletas BMW entregues aos clientes alcançando um novo nível de 115.215 unidades (2012: 106.358 unidades; +8,3%).

Avanços feitos pelo segmento de Serviços Financeiros -O segmento de Serviços Financeiros continuou seu bom desempenho durante o ano passado. As receitas aumentaram 1,7%, chegando a € 19.874 milhões (2012: € 19.550 milhões). Os lucros antes dos impostos totalizaram € 1.639 milhão (2012: € 1.561 milhão), 5,0% acima do ano anterior.

O número de novos contratos dentro das linhas de negócios de financiamento e leasing cresceu, em âmbito mundial, 9,7% com 1.471.385 contratos (2012: 1.341.296 contratos). O portfólio de contratos de leasing e financiamento, em vigor com concessionárias e clientes de varejo em 31 de dezembro de 2013, subiu 7,4% chegando a um total de 4.130.002 contratos (2012: 3.846.364 contratos).

Aumento no tamanho da força de trabalho – número recorde de aprendizes -Em 2013, o BMW Group treinou mais jovens do que nunca, empregando um total de 4.445 aprendizes em todo o mundo. “Consideramos o treinamento como um investimento no futuro da empresa e da sociedade”, comenta Reithofer.

O tamanho da força de trabalho aumentou 4,2% em 2013, refletindo tanto o crescimento dinâmico nos volumes de negócios como o ritmo acelerado das inovações. No final do período analisado, o BMW Group possuía uma força de trabalho de 110.351 colaboradores em todo o mundo (31 de dezembro de 2012: 105.876 colaboradores). O aumento aconteceu por conta da necessidade de crescimento de engenheiros e trabalhadores qualificados para poder, por um lado, manter o ritmo com a continuada e forte demanda e, por outro, avançar com as inovações e desenvolvimento de novas tecnologias.

O BMW Group no quarto trimestre de 2013 -As receitas do BMW Group no último trimestre de 2013 totalizaram € 20.210 milhões e assim ficaram ligeiramente abaixo do valor no mesmo período do ano anterior (2012: € 20.536 milhões; -1.6%). O EBIT para o período de três meses aumentou 4,2%, chegando a € 1.951 milhão (2012: € 1.872 milhão), enquanto o lucro antes dos impostos subiu 7,3% para € 1.889 milhão (2012: € 1.760 milhão). O lucro após os impostos melhorou 9,5%, atingindo € 1.306 milhões (2012: € 1.193 milhão). O número total de veículos das marcas BMW, MINI e Rolls-Royce entregues aos clientes no período de outubro a dezembro cresceu 3,5%, com 527.620 unidades (2012: 509.684 unidades).

As receitas no segmento automotivo no quarto trimestre ficaram praticamente inalteradas, com € 19.325 milhões (2012: € 19.496 milhões; -0,9%). O EBIT totalizou € 1.770 milhão (2012: € 2.054 milhões; -13,8%) e lucro antes dos impostos chegou a € 1.766 milhão (2012: € 1.899 milhão; -7,0%). A margem do EBIT chegou a 9,2%.

As receitas do segmento de Motocicletas no quarto trimestre totalizaram € 269 milhões (2012: € 274 milhões; -1,8%). O segmento apresenta um EBIT negativo de € 14 milhões (2012: negativo € 73 milhões) e uma perda antes dos impostos de € 14 milhões (2014: perda de € 74 milhões).

As receitas do segmento de Serviços Financeiros aumentaram 0,5% no trimestre final de 2013, atingindo € 4.992 milhões (2012: € 4.968 milhões). O EBIT saltou para 25,5% chegando a € 335 milhões (2012: € 267 milhões) e o lucro antes dos impostos aumentou 19,9%, atingindo € 325 milhões (2012: € 271 milhões). [ www.bmw.com.br].

Os valores do ano anterior foram ajustados parcialmente de acordo com a revisão da IAS 19 | 1. Valores excluem contratos de funcionários inativos, funcionários com acordos de trabalho de meio período para pré-aposentadoria, trabalhando ou não, e trabalhadores com baixos salários. | 2. Resultado por ação de ações ordinárias/ações preferenciais.

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