Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 10:33

Oscar Niemeyer


Exposição comemora o centenário do arquiteto apresentando desenhos originais do acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

No próximo dia 15 de dezembro o arquiteto carioca Oscar Niemeyer completa 100 anos e o Museu de Arte contemporânea da Universidade de São Paulo inaugura a mostra Coleção Niemeyer, com 47 desenhos originais do arquiteto que pertencem ao acervo da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Com a exposição, será lançado o catálogo desse conjunto de desenhos, organizado por Rodrigo Queiroz e com textos de Julio Katinsky e Marco do Valle.

Os desenhos que integram a exposição foram realizados por Niemeyer em quatro momentos distintos. O mais antigo deles foi realizado em 1963, quando Niemeyer visitou a FAU USP. São quatro desenhos que mostram a preocupação do arquiteto com a pré-fabricação dos edifícios da Universidade de Brasília, como o Instituto de Teologia e o conjunto de habitação estudantil. Na segunda série de desenhos, Niemeyer apresenta um conjunto de edifícios de apartamentos em Salvador. Trata-se da apresentação do projeto, deixando perceber as linhas e perspectivas que propõem um novo modo de viver. O terceiro conjunto foi produzido por Niemeyer em uma palestra na FAU USP em 25 de outubro de 1995. Mais do que o registro da trajetória do arquiteto, os 21 desenhos constituem uma aula de arquitetura. No bloco de papel apoiado em um cavalete, Niemeyer realiza o traço preciso, empunhando a caneta na posição vertical, em movimento contínuo. O desenho representa o registro gráfico do movimento. Quando termina sua explicação o desenho está pronto. Registro e comentário andam juntos e são uma só forma de apresentar seu trabalho.

Em 12 de julho de 1997, Niemeyer foi entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, quando produziu o quarto conjunto de desenhos apresentado agora no MAC USP. Sentado em uma cadeira giratória, apoiando sobre as pernas o bloco de papel manteiga A3, o arquiteto criou uma série de desenhos de projetos então recentes como o Museu de Arte Contemporânea e o Caminho Niemeyer, ambos de Niterói. “Nos desenhos de Niemeyer as perspectivas são exceção. Sua predileção pelos desenhos em elevação evidencia seu desejo pelo vazio, distância necessária entre o homem e a construção, fator fundamental para a apreensão plena de sua arquitetura”, diz o arquiteto e curador da exposição, Rodrigo Queiroz. Com esta exposição, a Universidade de São Paulo se aproxima da obra do arquiteto justamente no momento em que ele cria o projeto de adequação do edifício que o Museu de Arte Contemporânea da USP deverá ocupar no Ibirapuera, a partir de 2009.

A exposição Coleção Niemeyer pode ser visitada até 17 de fevereiro de 2008, de terça a sexta das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas. O MAC USP está localizado na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária. A entrada é franca e as visitas orientadas, também gratuitas, podem ser agendadas no telefone (11) 3091-3328 | (11) 3091-3039. Entrada franca | www.mac.usp.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira