Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2014 - 08:33

Netsul provê segurança e alta disponibilidade à Ceitec com HP POD

Compacto e modular, Datacenter vem dentro de um container e já reduziu o consumo de energia elétrica em até 7%.

A Netsul, empresa especializada em intengração de TI, implantou um novo conceito em Datacenter na Ceitec S.A Semiconductors. A empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) precisava de uma solução rápida e prática para sua infraestrutura de TI e, após vencer a licitação pública, a Netsul implantou a solução HP POD, uma estrutura compacta, modular e alinhada ao Green IT.

“Pelo fato de a Ceitec ser uma empresa pública, se fôssemos construir um Datacenter demoraria, no mínimo, um ano, devido ao processo de licitação, construção civil, e a parte de energia e resfriamento, além do investimento que seria maior. Com o HP POD, recebemos uma solução de última geração no formato de um container”, explica o CIO da Ceitec, Ireneo Demanarig.

Com seis metros de comprimento, por aproximadamente dois e meio de largura, o HP POD tem dez racks, cada um com capacidade de 50u, podendo chegar a até 500u. Sozinho, essa solução equivale a um Datacenter convencional de 185 m².

A Ceitec é a única empresa da América do Sul com capacidade para desenvolver circuitos integrados em escala comercial e a única na América Latina a ter uma design house e uma fábrica na mesma operação. Por isso, precisava de uma infraestrutura com alta disponiblidade que permitisse que as simulações e testes de chips rodassem 24 horas sem downtime. Além disso, com a estrutura antiga eram necessárias várias ferramentas para o gerenciamento do Data Center, que agora tem sua administração centralizada.

“Esse projeto melhorou até a qualidade de vida da nossa equipe de TI, não precisamos mais fazer plantão para verificar, às vezes de madrugada, porque o ar condicionado ou um servidor parou”, conta Demanarig.

Com o uso do HP POD, todo o ambiente é inteligente, incluindo o controle automático da temperatura, sistema anti-incêndio, o uso da energia elétrica (que já resultou em uma redução entre 5% e 7% no valor da conta da Ceitec) e do ar condicionado. O HP POD tem um coeficiente de eficiência energética (o Pue) que chega a apenas 1,25, sendo que na maioria dos Datacenters esse índice chega a até 2.0.

“Essa solução é utilizada em várias empresas de alta tecnologia na Europa e nos Estados Unidos, onde até o Exército é usuário. Agora nossos engenheiros estão liberados para pensar em inovações e em novos projetos em vez de monitorar o ambiente de TI”, diz o CIO da Ceitec.

“Outra demanda do cliente era com a segurança, porque seus projetos envolvem alto valor com propriedade intelectual”, afirma Walter Lowenhaupt, diretor comercial da Netsul. O acesso ao HP POD é feito por biometria e, como seu gerenciamento e controle são feitos remotamente, a segurança é ainda maior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira