Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2007 - 10:35

Estudo da Trevisan Consultoria mostra que movimentação no Porto de Santos deve triplicar até 2018

De acordo com estudo realizado pela Trevisan Consultoria, intitulado “Visão da Logística Nacional em 2008 – Pólos de Produção”, o Porto de Santos poderá triplicar a movimentação de mercadorias até 2018, passando de 76,3 milhões de toneladas (dado de 2006) para 218,4 milhões. A coordenação do trabalho é de Olivier Girard, diretor de Infraestrutura, Transporte e Logística da Trevisan Consultoria.

Este salto é decorrente das projeções até 2018 realizadas pela Trevisan de crescimento dos principais produtos da balança comercial (soja, carnes bovinas, açúcar e álcool, petróleo, minério de ferro, aço e automóveis) associados às migrações de pólos de produção previstos, que devem suscitar alterações na matriz origem-destino desses produtos.

O estudo também analisou o impacto que os novos corredores de escoamento (ferroviários, rodoviários e hidroviários) previstos para 2018 (com base nas obras de cunho federal – PAC, por exemplo - e estaduais) deverão ter na movimentação futura no Porto de Santos.

Como conclusão, o estudo revela que o Porto de Santos deve continuar a tendência de especialização em carga geral, priorizando a de maior valor agregado proveniente e/ou com destino, em boa parte, do próprio estado de São Paulo e Minas Gerais.

Para isso, deve ser necessário rever o plano diretor de forma a privilegiar o incremento de berços e retro-áreas para a movimentação de contêineres e carga geral. O porto deve, também, apoiar as iniciativas do governo do Estado de São Paulo no sentido de facilitar o trânsito pela região metropolitana de São Paulo, sobretudo através da construção do Rodoanel, o que aumentará a sua competitividade frente a outros atracadouros de sua área de influência. Por fim, o Porto de Santos deve fazer um grande esforço em todas as esferas de forma a reduzir os custos portuários e a burocracia nos trâmites do Comércio Exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira