Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2014 - 08:37

Anafilaxia é o tema da Semana Mundial de Alergia 2014

Adrenalina autoinjetável e rotulagem de alimentos estão na pauta da ASBAI .Campanha deste ano visa educar sociedade para identificar e tratar a anafilaxia.

A Anafilaxia é o tema definido pela World Allergy Organization (WAO) para a Semana Mundial de Alergia, que este ano acontecerá entre os dias 07 e 13 de abril.

Estima-se que no Brasil a incidência de Anafilaxia varie entre 10 a 20 pessoas para cada 100.000 habitantes. A demora no reconhecimento de uma crise e o retardo no tratamento, que na maioria das vezes é feito pela administração de adrenalina autoinjetável, aumentam as chances de complicações graves.

“A Anafilaxia é uma das alergias mais graves, muitas vezes com desfecho fatal. A ASBAI vem trabalhando intensamente na divulgação e esclarecimento dessas alergias para o público em geral e juntamente com os órgãos governamentais”, declara Dr. Fábio Morato Castro, presidente da ASBAI.

A ASBAI e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão em fase de negociação para a padronização e futura aprovação da adrenalina autoinjetável. “Pela primeira vez, podemos conversar – Associação e órgão regulador. Os resultados são promissores e agora partimos para o processo de solicitação de registro, conduta essa necessária”, explica Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da ASBAI.

A Alergia Alimentar, que atinge entre 8% e 10% da população brasileira, também é uma das causas abraçadas pela entidade, que persiste diante dos órgãos regulamentares sobre a criação de uma legislação para rótulos de alimentos com informações mais objetivas e detalhadas sobre os ingredientes, sua composição e processo de fabricação.

Sintomas - A Anafilaxia é a forma mais grave da reação alérgica, que pode ser desencadeada pela ingestão ou contato com o alimento, picadas de abelha, vespa, medicamentos e látex. A reação ocorre devido a uma resposta exagerada frente a um alérgeno, causada pela liberação de mediadores como a histamina (armazenada em células, como os mastócitos). Os mediadores é que produzem os sinais e sintomas, segundo a Dra. Bárbara Gonçalves da Silva, diretora da ASBAI e coordenadora da Semana Mundial de Alergia da Associação.

Ela explica que, para identificar uma crise anafilática, alguns sintomas podem ser observados como vermelhidão na pele, urticária, edema na língua e garganta, dificuldade em falar ou engolir a saliva, alteração na frequência cardíaca, dor abdominal, náusea, vômito, sensação súbita de fraqueza e perda de consciência. É importante ressaltar que os pacientes não apresentam necessariamente todos os sintomas num episódio de anafilaxia.

“Quando o paciente é de risco, ele é orientado a ter sempre por perto uma caneta de adrenalina (epinefrina), que deve ser aplicada imediatamente ao aparecimento dos sintomas. A pessoa pode administrar mesmo sobre a calça, já que o local de aplicação é na face lateral da coxa. O médico especialista em alergia orientará para a utilização correta. Mas caso a pessoa não saiba que tem alergia a algum dos desencadeantes descritos acima e de repente, desencadeia uma reação alérgica, seguida de Anafilaxia, ela deve ser levada, o quanto antes, a um serviço médico”, alerta Dra. Bárbara.

A Dra. Elaine Gagete, coordenadora do Grupo de Assessoria em Anafilaxia da ASBAI , anuncia que no dia 07 de abril, será lançando o site dedicado ao assunto, com dicas de especialistas e informações sobre Anafilaxia. [ www.anafilaxiabrasil.com.br].

ASBAI-A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.[www.asbai.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira